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A pitaia, também conhecida como fruta-do-dragão pela/por sua casca que lembra as escamas de dragão, desperta atenção pela característica física e pelo sabor diferenciado, mas o destaque são mesmo as propriedades nutritivas com teores significativos de oligossacarídeos, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e melhoram a digestão e a absorção de nutrientes. Com poucas calorias e rica em água, esta fruta também é rica em minerais, especialmente cálcio, ferro e fósforo, além de ser fonte de betacaroteno, licopeno e vitamina E.

A pitaia, apresenta diversos formatos, texturas com escamas (mais ou menos espinhosas) e cor (casca: rosa ou amarela; polpa: branca ou rosa). A fazer lembrar o quivi/kiwi, apresenta pequenas sementes pretas na polpa e tem um sabor levemente adocicado.
Tal como muitos outros frutos, também pode ser ingerida em doces/geleias, gelados/sorvetes, bebidas e sumos, podendo (se) aproveitar-se a casca e preparar uma infusão de chá. 

 

A história da pitaia

A fruta-do-dragão/pitaia tem sua origem nas Américas desde a época pré-colombiana (antes do século XV) e tem sido muito comum em/nos seus países de origem, onde é consumida pela população em geral. A fruta é distribuída em países como Brasil, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Uruguai  e Venezuela.

 

 

Benefícios:

Anti-inflamatórias e anti-oxidante

– Os compostos antioxidantes desta fruta possuem propriedades anti-inflamatórias ajudando na prevenção do câncer/cancro e doenças cardiovasculares. Mais, devido às propriedades referidas, previne o envelhecimento das células

 

Cérebro

– As sementes desta fruta contêm ómega 6 fazendo com que o cérebro fique mais saudável

 

Fonte de minerais

– O cálcio, fósforo, potássio e vitaminas que vão actuar na saúde dos dentes e ossos, bem como na contracção muscular e na produção de células vermelhas

 

Melhora o trânsito intestinal

– A pitaia estimula o crescimento da flora intestinal. A polpa é rica em oligossacarídeos (carboidrato) que também ajuda no processo da digestão

 

Pele

– Esta fruta tem muita água na sua composição, o que por sua vez ajuda na hidratação. A sua acção antioxidante contribui igualmente para o não crescimento de melanomas e actua sobre a epiderme tornando-a esta mais firme

 

Reduz o colesterol

– Este fruto ajuda a controlar os níveis do mesmo evitando assim um colesterol elevado

 

Sacia

– É uma fruta com alto teor de fibras solúveis que pode ajudar no processo de emagrecimento, uma vez que promove a sensação de saciedade

 

Tratamento de diabetes

– As fibras da pitaia são responsáveis por atrasar/retardar a absorção do açúcar e por isso, ajudam no tratamento em questão

 

Sugestão:

Receita de batido cremoso de pitaia vermelha 
3 colheres de sopa de polpa de fruta vermelha
1 banana da Madeira
1 porção de frutas vermelhas como amoras, mirtilos e/ou morangos (ou framboesas)
1 fatia de melão

Deitar todos os ingredientes no liquidificador e depois...

 

Bom apetite!

 

Nota:

Toda a fruta deve ser biológica. De preferência da região onde vive!

Pela defesa do ambiente e pela ecologia sem destruição.

 

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