BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Para cuidar dele, manter uma boa alimentação é fundamental.
Se tem problemas hepáticos ou quer preservar a saúde desta parte do corpo, saiba quais alimentos podem ajudar neste propósito.
Imagem: melhorcomsaude
1. O alho ajuda a cuidar do fígado
O alho é um dos alimentos mais saudáveis que podemos encontrar, já que, além de nos ajudar a eliminar toxinas, contém muitas substâncias saudáveis para o fígado.
Dentre estas destaca-se o selênio, um mineral que se encarrega de potencializar o efeito que os antioxidantes têm sobre o nosso organismo.
Além disso, o alho é rico em um aminoácido chamado arginina, fundamental para que se produza um relaxamento dos vasos sanguíneos e assim reduzir a pressão que acaba sendo exercida no fígado.
O alho é um alimento rico em vitamina B6, o que proporciona um efeito anti-inflamatório, e também em vitamina C, que se encarrega de proteger o organismo da oxidação e dos danos celulares.
2. Azeite de oliva/azeitona
O azeite de oliva é outro dos produtos saudáveis para seu fígado.
Sempre que consumido com moderação, proporciona uma base de lipídios que servem para absorver as toxinas nocivas que se encontram no organismo, e assim o fígado pode prosseguir com seu bom funcionamento.
3. Vegetais de folhas verdes
As verduras de folhas verdes, em geral, são todas ótimas para preservar a saúde do fígado. Este tipo de vegetal neutraliza os metais pesados, assim como os químicos e pesticidas que podem estar presentes nos alimentos.
Não deixe de adicionar em sua dieta alimentos como a rúcula, o espinafre ou a alcachofra. Estes farão com que o fluxo da bile/bilis aumente e lhe permitirão eliminar os resíduos do organismo.
As folhas de beterraba também ajudam a purificar o sangue de forma natural. Assim, aumentam a eficiência do funcionamento do fígado.
4. Chá verde
O chá verde é rico em antioxidantes, principalmente em catequinas, substâncias orgânicas do grupo dos flavonoides que ajudam a proteger o organismo.
Para obter seus benefícios basta consumir uma xícara/chávena por dia.
5. Toranja
A toranja ou pomelo é uma fruta com um alto conteúdo de vitamina C e glutationa.
A glutationa participa em vários processos no organismo, como o cultivo e o reparo dos tecidos, assim da produção de substâncias químicas e proteínas.
Além disso, graças a esta substância também favorecemos o fortalecimento do sistema imunológico.
Atenção: Nem todos os fígados gostam de toranja.
6. Nozes
As nozes são ricas em arginina, como também ocorre com o alho. Além disso, também são ricas em glutationa, ácidos gordos/graxos ômega 3, antioxidantes e gorduras saturadas.
A glutationa e os ácidos gordos/graxos ajudam a manter as funções desintoxicantes do fígado.
Por sua vez, os anti-oxidantes e as gorduras saudáveis são protectores hepáticos.
7. Maçãs
As maçãs são frutas ricas em pectina, uma substância necessária para proteger o organismo e eliminar as toxinas do trato digestivo.
Graças a isso irá conseguirá facilitar um bom funcionamento do fígado e reduzir sua carga de toxinas.
8. Açafrão-da-índia/Cúrcuma
Este açafrão tem uma substância activa chamada curcumina. Trata-se de um grande antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, favorece a produção da bile/bilis, melhora seu fluxo e age como um purificador do fígado.
Com a cúrcuma é possível rejuvenescer as células do fígado e neutralizar as toxinas e os compostos nocivos do álcool, dentre outros.
Para se beneficiar desta substância o melhor é introduzi-la em sua dieta. Comece a adicionar uma pequena quantidade de cúrcuma como especiaria aos seus pratos.
9. Limão
O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C e antioxidantes que favorecem a depuração de toxinas.
Tomar um suco de limão recém espremido estimula o bom funcionamento do fígado e nos ajuda a começar o dia da melhor forma. Tome-o em jejum.
Atenção: Nem todos os fígados gostam de limão.
10. Rosa mosqueta
A rosa mosqueta possui elevadas concentrações de betacarotenos e licopenos, bem como vitaminas A, B1, B2, E e K e de minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e sódio. A planta também possui grande quantidade de ácidos gordos/graxos poli-insaturados (linoléicos e alfa-linoleicos), ácidos graxos saturados e ácidos activos.
Devido a sua alta concentração de vitamina E, a rosa mosqueta tornou-se bastante famosa para a hidratação da pele. O óleo essencial é usado devido à presença de substâncias antioxidantes, que impedem da degeneração celular, deixando a pele mais lisa e mais macia, além de auxiliar no processo de cicatrização de feridas.
Além do mais, esta rosa contém a pectina, o chá de rosa mosqueta pode ser útil para controlar o nível de triglicérides, reduzindo, assim o colesterol alto e auxiliar no tratamento contra a diabetes.
Tomar uma xícara/chávena de chá de rosa mosqueta pode ser óptimo para as pessoas que andam estressadas, cansadas ou nervosas, acalmando assim o nervosismo.
11. Clementina
Sendo um fruto cítrico, é rico em vitamina C (essencial no reforço da imunidade), mas também é uma fonte de vitamina A (indispensável para a saúde dos olhos e da pele), e do complexo B (fortifica os nervos), além de apresentar uma quantidade razoável de sais minerais, como cálcio, fósforo,ferro (3 minerais que favorecem o desenvolvimento do esqueleto), magnésio (ajuda a tonificar as articulações), potássio (ajuda a eliminar o excesso de água e evita a sua retenção) e sódio.
A parte branca da casca e as membranas em volta dos gomos contém boa dose de pectina, que é uma forma de fibra capaz de diminuir os valores de colesterol no sangue, e contribuem para melhor funcionamento intestinal e possuem flavinóides que atuam como antioxidantes.
Resumindo: a clementina é uma fruta saborosa e faz bem à saúde, pois não engorda e reduz colesterol e protege de infecções.
As verduras de folhas verdes estão entre os melhores alimentos para cuidar de nosso fígado. Em geral, as folhas de sabor amargo depuram o fígado e purificam o sangue.
Obs.:
A salsa também ajuda o fígado.
Temas relacionados:
- A alcachofra e seus benefícios
- Óleo de pequi previne e faz regredir cancro/câncer
- Alimentação vegetariana: Baixa o colesterol, o "bom" e o "ruim"
- Prebióticos e probióticos: Tantos benefícios
- Benefícios da bebida de magnésio(a)
- O óleo de coco, 10 benefícios
- Comer brócolos protege contra cancro de fígado
- Por não comer nada de manhã, mulher tinha mais de 200 pedras no fígado (Receita/tratamento e vídeo)
- O micro-ondas é prejudicial para a sua saúde ?
- Pêssego: 12 benefícios na saúde
- Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios
- Mirtilo: 11 benefícios (Receita)
- Manter a saúde: 11 Ervas e Especiarias
- O loureiro e a sua folha de louro
- MTC: Alongar todos os meridianos em poucos minutos
- A alfazema e seus benefícios
- Alimentos que ajudam na azia e/ou refluxo
- Estudo: Chocolate com azeite é saudável
- Estudo: Colesterol bom acima do normal aumenta a taxa de mortalidade
- Acácia-branca ou Moringa: Planta medicinal fantástica
- Fiasco dos fármacos devido às diferenças entre as cobaias e os humanos
- As estatinas (para o colesterol >220) aumentam o risco de Parkinson
- Metade de 4000 fármacos avaliados são inúteis
- Quando medicina e indústria farmacêutica preferem as doenças
- Efeitos secundários qb: Não há diferenças entre os genéricos e fármacos de marca
- “A campanha do colesterol é o maior escândalo médico do nosso tempo”
- Colesterol: Fármacos são completamente inúteis
- As estatinas duplicam o risco de diabetes
- As doenças inventadas (pelas farmacêuticas)
Fontes:
G-M
Melhor com Saúde
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.