BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Para cuidar dele, manter uma boa alimentação é fundamental.

Se tem problemas hepáticos ou quer preservar a saúde desta parte do corpo, saiba quais alimentos podem ajudar neste propósito. 

Imagem: melhorcomsaude

 

1. O alho ajuda a cuidar do fígado
O alho é um dos alimentos mais saudáveis que podemos encontrar, já que, além de nos ajudar a eliminar toxinas, contém muitas substâncias saudáveis para o fígado.

 
Dentre estas destaca-se o selênio, um mineral que se encarrega de potencializar o efeito que os antioxidantes têm sobre o nosso organismo.
Além disso, o alho é rico em um aminoácido chamado arginina, fundamental para que se produza um relaxamento dos vasos sanguíneos e assim reduzir a pressão que acaba sendo exercida no fígado.
O alho é um alimento rico em vitamina B6, o que proporciona um efeito anti-inflamatório, e também em vitamina C, que se encarrega de proteger o organismo da oxidação e dos danos celulares.

 

2. Azeite de oliva/azeitona

O azeite de oliva é outro dos produtos saudáveis para seu fígado.

Sempre que consumido com moderação, proporciona uma base de lipídios que servem para absorver as toxinas nocivas que se encontram no organismo, e assim o fígado pode prosseguir com seu bom funcionamento.

 

3. Vegetais de folhas verdes
As verduras de folhas verdes, em geral, são todas ótimas para preservar a saúde do fígado. Este tipo de vegetal neutraliza os metais pesados, assim como os químicos e pesticidas que podem estar presentes nos alimentos.

Não deixe de adicionar em sua dieta alimentos como a rúcula, o espinafre ou a alcachofra. Estes farão com que o fluxo da bile/bilis aumente e lhe permitirão eliminar os resíduos do organismo.

 
As folhas de beterraba também ajudam a purificar o sangue de forma natural. Assim, aumentam a eficiência do funcionamento do fígado.

 

4. Chá verde

O chá verde é rico em antioxidantes, principalmente em catequinas, substâncias orgânicas do grupo dos flavonoides que ajudam a proteger o organismo.

Para obter seus benefícios basta consumir uma xícara/chávena por dia.

 

5. Toranja
A toranja ou pomelo é uma fruta com um alto conteúdo de vitamina C e glutationa.

A glutationa participa em vários processos no organismo, como o cultivo e o reparo dos tecidos, assim da produção de substâncias químicas e proteínas.

Além disso, graças a esta substância também favorecemos o fortalecimento do sistema imunológico.

Atenção: Nem todos os fígados gostam de toranja.

 

6. Nozes 

As nozes são ricas em arginina, como também ocorre com o alho. Além disso, também são ricas em glutationa, ácidos gordos/graxos ômega 3, antioxidantes e gorduras saturadas.

A glutationa e os ácidos gordos/graxos ajudam a manter as funções desintoxicantes do fígado.
Por sua vez, os anti-oxidantes e as gorduras saudáveis são protectores hepáticos.


7. Maçãs
As maçãs são frutas ricas em pectina, uma substância necessária para proteger o organismo e eliminar as toxinas do trato digestivo.

Graças  a isso irá conseguirá facilitar um bom funcionamento do fígado e reduzir sua carga de toxinas.

 

8. Açafrão-da-índia/Cúrcuma
Este açafrão tem uma substância activa chamada curcumina. Trata-se de um grande antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, favorece a produção da bile/bilis, melhora seu fluxo e age como um purificador do fígado.

Com a cúrcuma é possível rejuvenescer as células do fígado e neutralizar as toxinas e os compostos nocivos do álcool, dentre outros.

Para se beneficiar desta substância o melhor é introduzi-la em sua dieta. Comece a adicionar uma pequena quantidade de cúrcuma como especiaria aos seus pratos.

 

9. Limão
O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C e antioxidantes que favorecem a depuração de toxinas.

Tomar um suco de limão recém espremido estimula o bom funcionamento do fígado e nos ajuda a começar o dia da melhor forma. Tome-o em jejum.

Atenção: Nem todos os fígados gostam de limão.

 

10. Rosa mosqueta

A rosa mosqueta possui elevadas concentrações de betacarotenos e licopenos, bem como vitaminas A, B1, B2, E e K e de minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e sódio. A planta também possui grande quantidade de ácidos gordos/graxos poli-insaturados (linoléicos e alfa-linoleicos), ácidos graxos saturados e ácidos activos. 

Devido a sua alta concentração de vitamina E, a rosa mosqueta tornou-se bastante famosa para a hidratação da pele. O óleo essencial é usado devido à presença de substâncias antioxidantes, que impedem da degeneração celular, deixando a pele mais lisa e mais macia, além de auxiliar no processo de cicatrização de feridas.

Além do mais, esta rosa contém a pectina, o chá de rosa mosqueta pode ser útil para controlar o nível de triglicérides, reduzindo, assim o colesterol alto e auxiliar no tratamento contra a diabetes. 

Tomar uma xícara/chávena de chá de rosa mosqueta pode ser óptimo para as pessoas que andam estressadas, cansadas ou nervosas, acalmando assim  o nervosismo.

 

11. Clementina

Sendo um fruto cítrico, é rico em vitamina C (essencial no reforço da imunidade), mas também é uma fonte de vitamina A (indispensável para a saúde dos olhos e da pele), e do complexo B (fortifica os nervos), além de apresentar uma quantidade razoável de sais minerais, como cálcio, fósforo,ferro (3 minerais que favorecem o desenvolvimento do esqueleto), magnésio (ajuda a tonificar as articulações), potássio (ajuda a eliminar o excesso de água e evita a sua retenção) e sódio.

A parte branca da casca e as membranas em volta dos gomos contém boa dose de pectina, que é uma forma de fibra capaz de diminuir os valores de colesterol no sangue, e contribuem para melhor funcionamento intestinal e possuem flavinóides que atuam como antioxidantes.

Resumindo: a clementina é uma fruta saborosa e faz bem à saúde, pois não engorda e reduz colesterol e protege de infecções.

 

As verduras de folhas verdes estão entre os melhores alimentos para cuidar de nosso fígado. Em geral, as folhas de sabor amargo depuram o fígado e purificam o sangue.

 

Obs.:

A salsa também ajuda o fígado.

 

Temas relacionados:

A alcachofra e seus benefícios

Óleo de pequi previne e faz regredir cancro/câncer

Alimentação vegetariana: Baixa o colesterol, o "bom" e o "ruim"

Prebióticos e probióticos: Tantos benefícios

Benefícios da bebida de magnésio(a)

O óleo de coco, 10 benefícios

Comer brócolos protege contra cancro de fígado

Por não comer nada de manhã, mulher tinha mais de 200 pedras no fígado (Receita/tratamento e vídeo)

O micro-ondas é prejudicial para a sua saúde ?

Pêssego: 12 benefícios na saúde

Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios

Mirtilo: 11 benefícios (Receita)

Manter a saúde: 11 Ervas e Especiarias

O loureiro e a sua folha de louro

MTC: Alongar todos os meridianos em poucos minutos 

A alfazema e seus benefícios

Cancro: Causas

Alimentos que ajudam na azia e/ou refluxo

 - Estudo: Chocolate com azeite é saudável

Estudo: Colesterol bom acima do normal aumenta a taxa de mortalidade

Acácia-branca ou Moringa: Planta medicinal fantástica

Fiasco dos fármacos devido às diferenças entre as cobaias e os humanos

As estatinas (para o colesterol >220) aumentam o risco de Parkinson

Metade de 4000 fármacos avaliados são inúteis

Quando medicina e indústria farmacêutica preferem as doenças

Efeitos secundários qb: Não há diferenças entre os genéricos e fármacos de marca

“A campanha do colesterol é o maior escândalo médico do nosso tempo”

Colesterol: Fármacos são completamente inúteis

As estatinas duplicam o risco de diabetes

As doenças inventadas (pelas farmacêuticas)

 

Fontes:

G-M

Melhor com Saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




1 comentário

De Maria dos Anjos a 20.09.2017 às 19:27

Agora entendo porque gosto tanto de maçãs e de azeite.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT