BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Férias mais longas podem reduzir risco de doenças cardíacas e ser mais importantes que drogas/fármacos
Sabe quando o nível de estresse está muito alto e alguém nos aconselha a tirar férias?

De: curapelanatureza.

 

Isso faz todo o sentido! Além de relaxar o corpo e a mente, passar um tempo longe da rotina promove longevidade.

Quem afirma isso são pesquisadores da Universidade de Helsinque/Helsinquia, na Finlândia. O resultado da pesquisa foi apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em 2018.

O estudo analisou 1222 executivos do sexo masculino de meia idade, nascidos entre 1919 e 1934 e recrutados no Helsingin Liikemiesten Tutkimus (Estudo de Homens de Negócios de Helsinque/Helsinquia) em 1974 e 1975.

 Todos os voluntários tinham pelo menos 1 factor de risco para doença cardio-vascular, incluindo tabagismo, pressão alta, colesterol alto, triglicerídeos elevados, descontrole da glicose e excesso de peso.

 

Esses homens foram divididos aleatoriamente em 2 grupos:

Grupo A - com a participação de 612 pessoas recebendo conselhos orais e escritos a cada 4 meses, a fim de que praticassem actividade física aeróbica, tivessem uma dieta saudável, atingissem o peso ideal e também parassem de fumar.Quando necessário, um ou outro participante recebia drogas farmacêuticas para controlar o colesterol.

 

Grupo B - com a participação das 610 pessoas recebendo cuidados habituais, sem a visita dos pesquisadores.

Após 5 anos, a equipe/equipa descobriu que o risco de doença cardio-vascular foi reduzido em 46% no grupo A  em comparação ao grupo B. No entanto, no final de um acompanhamento de 15 anos em 1989, houve mais mortes no grupo A do que no grupo B. Isso parece estranho, não acham?

Então os cientistas decidiram prolongar a observação por mais 40 anos. E, analisando os registros de óbitos, os pesquisadores levaram em consideração o tempo de trabalho, de sono e as férias de cada participante. Eles descobriram que as férias mais curtas estavam relacionadas com o excesso de mortes encontradas no grupo de intervenção. Os participantes do grupo de intervenção que tiraram 3 semanas ou menos de férias anuais tiveram um risco 37% maior de morte entre 1974 e 2004 do que aqueles que tiveram mais de 3 semanas.

 

No entanto, a duração do feriado/férias não teve impacto sobre o risco de morte no grupo B, e as taxas de mortalidade para os 2 grupos foram as mesmas nos anos de 2004 - 2014. Por isso não pense que ter um estilo de vida saudável compensa o excesso de trabalho.

Segundo a pesquisa, homens com férias mais curtas trabalhavam mais e dormiam menos do que aqueles que tiravam férias mais longas. E esse estilo de vida estressante pode ter anulado qualquer benefício da intervenção médica.

“Achamos que a intervenção (leia-se cuidados com a saúde) em si também pode ter tido um efeito psicológico adverso nesses homens, acrescentando estresse às suas vidas", explicou o professor Strandberg.

Mas os resultados não indicam que os cuidados com a saúde são prejudiciais. Em vez disso, eles sugerem que a redução do estresse é uma parte muito importante dos programas destinados a reduzir o risco de doenças cardio-vasculares. Daí a grande importância das férias prolongadas.

 

Temas relacionados:

Dormir: Mais importante do que a dieta e exercício físico para ter boa saúde

Emoções negativas

Descontraia: Controle o estresse antes de ser controlado por ele

Bebida para relaxar, desestressar e reduzir a TPM

Sesta prolongada: Não é aconselhável

Estresse: Faz despertar ao meio da madrugada

Dormir o suficiente é tão importante como beber água ou respirar

Uma única noite mal dormida aumenta proteínas associadas ao Alzheimer no organismo

Médico desabafa: As drogas farmacêuticas não aumentam a saúde

Estar no meio da natureza cura-nos

Férias: Reflexão

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.