BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O feno-grego é uma das mais antigas plantas medicinais cultivadas nativas do sul da Europa e da Ásia. O nome em si tem uma sonoridade exótica, e deveria, uma vez que ele é muito viajado. Uma planta muito popular cultivada em todas as regiões do Mediterrâneo, Argentina, Norte da África, França e Índia, o feno-grego é mencionado em detalhes em papiros egípcios por volta de 1500 A.C.. Por conta de ser usada em muitas culturas, ela é uma planta com muitos nomes diferentes: pé de pássaro, feno da Grécia são alguns.

Imagem:naturalcura.

 

Planta anual de cerca de 2 metros de altura, esta erva também é considerada uma leguminosa. Produz folhas verdes claras semelhantes ao trevo, pequenas flores brancas e vagens longas contendo 10 a 20 sementes pequenas, duras e douradas. As sementes têm um aroma pungente e um sabor bastante amargo, descrito como semelhante ao de aipo queimado.

Embora também seja conhecida por sua aplicação em tingimento de têxteis, muitas das aplicações do feno-grego - para não mencionar seus aspectos curativos - indicam o quão versátil essa planta e seus derivados podem ser. Folhas e brotos macios podem ser adicionados a saladas, e o extracto é usado para marinados, bem como imitando o sabor de baunilha, caramelo, rum e xarope de bordo.

Moídas até virar um pó fino, as sementes de feno-grego são ingrediente favorito no caril indiano, mas ela também pode ser adiciona a qualquer prato para dar um trato especial a ele. Sementes de feno-grego também aparecem na lista de ingredientes em tudo. Elas até mesmo são assadas ​​e moídas para fazer café.

Após a compra, o feno-grego pode ser armazenado em local fresco e seco por até 6 meses.

 

Benefícios promovidos à saúde pelo Feno-grego

As sementes de feno-grego são ricas em minerais como ferro, potássio, cálcio, selênio, cobre, zinco, manganês e magnésio. No ramo de vitaminas, elas contêm tiamina, ácido fólico, riboflavina, piridoxina (vitamina B6), niacina e vitaminas A e C.

Possui também polissacarídeos: saponinas, hemicelulose, mucilagem, tanino e pectina, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL (ruim) ao desencorajar a absorção de sais biliares no cólon, ao mesmo tempo em que se ligam a toxinas para que possam ser escoltadas para fora do organismo. O aminoácido 4-hidroxi isoleucina encontrado nas sementes ajuda a reduzir a taxa de absorção de glicose nos intestinos, o que reduz os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes.

É notável que 100 gramas de sementes de feno-grego contenham cerca de 323 calorias e que o teor de fibras seja bastante alto, o que pode ter algo a ver com o uso tradicional desse produto no Oriente Médio - para ganho de peso.

Áreas do Oriente Médio e Norte da África são notadas por triturar as sementes em uma pasta para ser consumida com açúcar e azeite de oliva. As sementes também aumentam o volume digestivo, o que ajuda a prevenir constipação. A pasta também é aplicada topicamente para combater infecções e inflamações em feridas, e a porção de erva é usada para tratar diarreia e úlceras estomacais.

O feno-grego contém colina, que estudos demonstraram não só ser capaz de ajudar a retardar o envelhecimento mental, mas também acalmar a TPM e sintomas da menopausa. O feno-grego também é considerado afrodisíaco, e muitos estudos enfatizam sua capacidade de aumentar a libido nos homens.

Há também pessoas que atribuem ao feno-grego a capacidade de promover o crescimento da mama em mulheres, embora nenhum estudo comprove decisivamente isso. Mas outro composto importante, a diosgenina, demonstrou aumentar o fluxo de leite, o que torna essa erva muito popular entre mães que estejam amamentando. No entanto, o feno-grego pode causar contracções uterinas, por isso é aconselhável que mulheres grávidas evitem o feno-grego em qualquer forma.

Pesquisa também indica que a diosgenina encontrada no feno-grego pode desempenhar função importante na inibição de vários tipos de câncer/cancro.

Tabela Nutricional do Feno-grego

Tamanho da Porção: 3,5 onças (100 gramas), semente
 Quantidade por Porção% Valor Diário*
Calorias323 
Calorias da Gordura54 
Gordura Total6 g10%
Gordura Saturada1 g7%
Gordura Trans  
Colesterol0 mg0%
Sódio67 mg3%
Total de Carboidratos58 g3%
Fibra Dietética25 g98%
Açúcar0 g 
Proteína23 g 
Vitamina A1%Vitamina C5%
Cálcio18%Ferro186%

*Os Valores Percentuais Diários são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades calóricas.

 

Estudos realizados com Feno-grego

Um estudo duplo-cego controlado por placebo foi conduzido em 25 pacientes recém diagnosticados com diabetes tipo 2 para determinar os efeitos das sementes de feno-grego sobre o controle glicêmico e resistência à insulina em diabete melitus tipo 2 leve a moderado. Após 2 meses, os níveis de glicose no sangue e insulina foram significativamente menores.

Conclusão: o uso de sementes de feno-grego melhora o controle glicêmico e diminui a resistência à insulina em pacientes com diabetes mellitus tipo 2, promovendo efeito favorável sobre a hipertrigliceridemia (associada a um risco aumentado de eventos cardiovasculares e pancreatite aguda) também.

Em outro estudo, cientistas demonstraram que o extracto de semente de feno-grego (FE) é citotóxico in vitro para certos tipos de câncer/cancro, mas não para células normais. O tratamento com 10-15 µg / mL de FE por 72 horas inibiu o crescimento de linhas celulares de câncer de mama, pâncreas e próstata, pelo menos em parte, devido à indução da morte celular. Pesquisadores observaram que o feno-grego é um dos muitos "componentes dietéticos" com potencial terapêutico.

 

Receitas saudáveis com Feno-grego:

Receita Saudável com Feno-grego

 

Lentilhas Vermelhas com Feno-grego ou Methi Dal

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco 
  • ½ colher de chá de sementes de cominho
  • 1 pimentão tailandês ou Jalapeño, fatiado
  • 1 cebola pequena, em cubos
  • 1 colher de sopa de gengibre picado
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 1 xícara de lentilhas vermelhas
  • ¾ colher de chá de açafrão moído
  • 1 xícara de folhas frescas de feno-grego (ou 2 colheres de sopa de feno-grego)
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • Sal marinho

Modo de Fazer:

  1. Aqueça o óleo em uma panela média. Adicione cominho e pimenta ao óleo. Quando o cominho começar a fritar, acrescente a cebola e refogue em fogo médio até a cebola ficar macia. Adicione o gengibre e o alho e cozinhe por mais 2 minutos.
  2. Adicione lentilhas e açafrão à panela e mexa. Despeje 4 xícaras/chávenas de água e deixe ferver. Reduza o fogo, tampe e cozinhe até que as lentilhas estejam cozidas - cerca de 12 minutos.
  3. Enquanto isso, lave as folhas de feno-grego e suas hastes tenras, descartando o resto. Meça 1 xícara/chávena de folhas de feno-grego para mexer por 2 minutos até o final do cozimento. Adicione o suco de limão e sal. Use como cobertura sobre arroz basmati temperado ou macarrão feito de arroz.

 

Factos tnteressantes sobre o Feno-grego

Sendo um dos temperos usados pelos antigos egípcios em suas cerimonias de embalsamamento, a ingestão prolongada de feno-grego é amplamente reconhecida por sua capacidade de alterar o odor da transpiração e da urina para que elas emitam odor de xarope de bordo.

 

Resumindo

Antiga planta da Ásia e do sul da Europa, as folhas e sementes de feno-grego estão repletas de vitaminas e minerais. Estes são valiosos para sua aplicação, não só em alimentos, mas também na medicina tradicional e moderna em todo o mundo.

Uma das aplicações básicas do feno-grego é estimular a produção de leite em mulheres que estão amamentando, bem como induzir o parto, contendo fitoestrogênios ou produtos químicos de plantas semelhantes ao hormônio/hormona sexual feminino estrogênio. Outras aplicações incluem aliviar problemas digestivos e sintomas da menopausa, mas ultimamente seu uso como afrodisíaco ressurgiu. O feno-grego também é usado como medicamento aplicado à pele para tratar infecções e inflamações.

A torrefação e moagem de sementes de feno-grego são aconselhadas antes do seu uso alimentar. Estudos demonstraram que o feno-grego não só tem a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, mas também de combater o câncer/cancro. Tente adicionar algumas colheres de feno-grego a seu próximo molho ou sopa. Você será capaz de descobrir um novo ingrediente secreto.

 

Temas relacionados:

Farmacêuticas não conseguem provar nenhum beneficio real para os diabéticos

A doença celíaca: 12 sintomas

Diabetes: Plantas e fruta superam a Metmorfina

Alecrim e gengibre: Beneficiam o coração e equilibra o colesterol

Os milagres do trigo sarraceno - não tem glúten

14 tipos de feijão e seus benefícios

Diabetes: O que evitar e 3 remédios caseiros eficazes

O arroz e seus diferentes tipos

15 proteínas vegetais de qualidade

 

Fonte:
Mercola

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.