BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

 

De acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde, um em cada três habitantes dos países industrializados sofre, em cada ano, de doenças agudas transmitidas pelos alimentos. Com a chegada do calor, as intoxicações alimentares tornam-se mais frequentes, uma vez que temperatura elevada favorece a multiplicação dos microrganismos. Saiba os cuidados a ter.

 

Saiba o que está a comer

- Escolha alimentos frescos e cuja origem lhe inspire confiança. Não se fie só nos rótulos e na aparência. Questione e pesquise. A agro-indústria e a grande rede de distribuição não disponibilizam toda a informação necessária aos interesses do consumidor.

 

Bem cozinhados

- Os ovos e a carne de frango (ou de outras aves e outros animais) não devem ser consumidos incompletamente cozinhados (cozinhe-os a temperaturas superiores a 80ºC). Desconfie das cores vistosas dos alimentos, sobretudo quando embalados e principalmente carne. Quando a carne embalada tem uma cor vermelha muito viva, é sinal que levou com aditivos químicos como corantes e conservantes em doses "industriais".

Mantenha a higiene

- Lave as mãos, depois de ir ao quarto de banho.

 

Não cozinhe se estiver doente nem coma onde o(a) cozinheiro(a) esteja doente

- Evite espirrar ou tossir para cima dos alimentos. A energia de quem cozinha passa para os alimentos, mesmo que cozinhados.

 

Não coma, nem fume, nem esteja mal humorado(a)

- Quando manipula alimentos, não deve comer ou fumar. Nem esteja triste, chateado, irritado, eufórico ou preocupado ou com medo. As emoções e a sua energia, passam para os alimentos. Coloque sim, amor, montes dele na sua culinária.

 

Se não sabe por onde andaram os alimentos, então cuidado com os alimentos crus

- Desinfecte os alimentos que vão ser consumidos crus (caso das alfaces ou da fruta) bem como os utensílios de cozinha e superfícies que contactam com os alimentos, como as bancas de cozinha.

Ao lavar-se bem os alimentos para serem comidos crus, perde-se toda a flora animal neles contidos, assim se perde também a possibilidade de usufruirmos da vitamina B12 que lá esteja contida. Eu sou um grande adepto do crudivorismo, há décadas, por ser saudável, económico, rápido e prático, ingiro tudo sem passar pela água, desde que os legumes e a fruta sejam de proveniência biológica e de agricultores de minha confiança. Há décadas que não sei o que é uma intoxicação alimentar.

 

Utilize utensílios diversos

- Não utilize os mesmos utensílios para alimentos crus e cozinhados. Especialmente se está cozinhar carne - peixe - ovos e a preparar alface ou couve cortada aos pedacinhos para colocar na salada, é sensato não usar a mesma faca, a não ser que a lave bem, senão as bactérias e outros microrganismos contidas na proteína animal passarão para os legumes e fruta.

 

Coma depois de cozinhados

- Depois de confecionados, os alimentos devem ser consumidos num curto espaço de tempo. As sobras devem ser conservadas no frigorífico: só assim se pode evitar a multiplicação de micróbios presentes nos alimentos. De preferência nunca deixe sobras, reduzindo desta maneira as possibilidades de intoxicação alimentar.

 

Cuidados redobrados

- Se é manipulador profissional de alimentos (cozinheiro, pasteleiro, etc.) deverá dispor de formação específica em higiene e segurança alimentar, porque nas suas mãos, está a saúde de todos. E seja também saudável e amoroso(a).

 

 Lembre-se

- Assegurando a qualidade das matérias-primas (incluindo a água), a limpeza e desinfecção dos instrumentos e superfícies de trabalho (bancas de cozinha) e a higiene pessoal e estado de saúde de quem manipula alimentos podem-se evitar muitas das infecções alimentares.

 

Resumindo:

Procure um agricultor biológico de sua confiança da área (ou próximo) da sua residência.

Use utensílios de cozinha de aço ou cerâmica sem revestimento, pois o revestimento faz passar micro e nano-partículas para a sua comida.

Utilize tábuas de madeira de muito boa qualidade, em vez de plástico, estas últimas vão largando partículas de plástico nos seus alimentos. As de boa madeira, duram décadas e são seguras, basta lavá-las após cada utilização.

Se come fora de casa, procure sempre saber o estado de saúde do(a) cozinheiro(a) e também o estado de humor.

Não cozinhe nem aqueça os alimentos no forno micro-ondas.

Se é vegetariano/vegano/veg-crudivorista, parabéns, as suas probabilidades de apanhar uma intoxicação alimentar são muito reduzidas, mesmo ínfimas desde que alguns pormenores sejam acautelados.

Bom apetite e que o teu alimento seja o teu medicamento! Dizia o pai da medicina na antiga Grécia, há quase 2.500 anos. 

 

Fontes:

zentrum der gesundheit

sapo.cv

 

 

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.