BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Estudo mostra que a doença pode ser revertida com perda de peso intensiva, deixando os pacientes livres de sintomas sem tomar drogas farmacêuticas

Foto: tioinacporve

 

 

Uma dieta radical de baixas calorias foi capaz de reverter a diabetes tipo 2 mesmo em pacientes que já conviviam com a doença havia 6 anos, aponta um estudo realizado por cientistas da Escócia e publicado na terça-feira, 5, na revista científica The Lancet.

O trabalho mostra que a doença pode ser revertida com perda de peso intensiva, deixando os pacientes livres de sintomas sem tomar fármacos.

Entre as pessoas que perderam mais de 15 quilos no estudo, 86% tiveram remissão da diabetes – todos os sinais da doença desapareceram – em até um ano após o início do experimento.

“Nossos resultados sugerem que, mesmo para as pessoas que têm diabetes do tipo 2 há 6 anos, a remissão é factível. Em contraste com outras abordagens, nós focamos na necessidade de manutenção a longo prazo da perda de peso por meio de dieta e exercícios”, disse o autor principal do estudo, Michael Lean, da Universidade de Glasgow.

Segundo dados da OMS - Organização Mundial de Saúde, a diabetes afecta até 9% da população mundial e é uma das principais causas de enfarte, perda de visão, disfunção dos rins e problemas de circulação nos membros.

No Brasil, estima-se que 18 milhões de pessoas sofram com a doença – que cresceu 62% só na última década. Cerca de 90% dos casos são de diabetes tipo 2, que ocorre por resistência à acção da insulina e tem a obesidade entre as principais causas.

O estudo, realizado na Escócia e na Inglaterra entre Julho de 2014 e Agosto de 2016, teve a participação de 298 pacientes diagnosticados com a doença, com idade de 20 a 65 anos, que não tomavam insulina. Os voluntários foram divididos em dois grupos.

Um grupo de controlo com 149 pessoas seguiu o protocolo tradicional para tratamento da doença, com uso de drogas farmacêuticas.

Outro grupo de 149 indivíduos teve os medicamentos cortados e foi submetido a um programa de redução de peso, em três fases.

Na primeira, os pacientes foram submetidos, de três a cinco meses, a uma dieta radical que substituiu toda a comida por uma fórmula alimentar de apenas 825 a 853 calorias diárias. Em geral, um adulto saudável consome cerca de 2 mil calorias por dia.

Na segunda fase, com duração de duas a quatro semanas, a comida normal foi reintroduzida gradualmente, até que o paciente chegasse a uma dieta de 1.400 calorias por dia.

Na terceira fase, de manutenção da perda de peso, os pacientes voltaram a comer normalmente, até um limite de 2.500 calorias, enquanto eram submetidos a uma terapia cognitiva comportamental combinada com estratégias para aumentar a actividade física.

 

Resultados

Doze meses após o início do experimento, os participantes que fizeram a dieta especial perderam 10 quilos, em média, e quase metade deles (68) teve remissão da diabetes.

Entre os 149 pacientes que se submeteram à dieta, 36 (24%) conseguiram reduzir o peso em mais de 15 Kg – o que não foi conseguido por nenhum dos pacientes que seguiram o protocolo convencional de tratamento. Neste grupo, só 6 (4%) ficaram livres da doença.

O estudo também mostrou que o % de remissão variou na proporção da perda de peso.

“Esses resultados são muito animadores. Eles podem revolucionar a maneira como a diabete tipo 2 é tratada. A perda substancial de peso resulta em uma redução da gordura no interior do fígado e do pâncreas, permitindo que esses órgãos voltem a funcionar normalmente – e nós mostramos que isso pode levar a uma remissão da doença”, disse Roy Taylor, da Universidade de Newcastle.

 

Temas relacionados:

Baunilha: 20 benefícios para a saúde

Cacau em pó: Benefícios para a saúde

-  Açúcar demerara, açúcar mascavado, qual a diferença?

As estatinas duplicam o risco de diabetes

-  O açúcar refinado

Sabia que o exercício físico chega a ser mais eficaz que os fármacos?

Farmacêuticas não visam a cura, mas a dependência, diz Nobel da Medicina

Alimentos: O enorme poder da natureza

Os benefícios de uma boa sesta

O óleo de coco, 10 benefícios

Refrigerante: Afecta a vida sexual do homem

Para reflexão: A alimentação e a saúde

Perigosa ligação entre leite desnatado e diabetes

Médico lança alerta: Indústria farmacêutica age como a Máfia

Pêssego: 12 benefícios na saúde

Quando medicina e indústria farmacêutica preferem as doenças

Leite: Quão prejudicial é para a saúde humana

Fruta fresca: Ajuda nos diabetes e nas complicações vasculares

Frutos e legumes biológicos funcionam como boas vacinas

Comer frutas e legumes evita graves doenças

Pêssego: 12 benefícios na saúde

Vários benefícios do arando/oxicoco (cranberry)

A banana e suas características

Uvas: Fruta divina

 

Fonte:

Notícias Naturais

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.