Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os cremes dentais não protegem contra hipersensibilidade e erosão dental


O efeito é contrário ao que se pensava

Foto:postila

 

Cremes dentais não resolvem sozinhos a erosão dental e a hipersensibilidade dos dentes.

A conclusão é resultado de um comparativo com nove marcas de dentífricos vendidos no mercado prometendo esses benefícios - nenhum deles se mostrou capaz de proteger o esmalte dos dentes nem de prevenir o desgaste erosivo.

Pelo contrário, todas as pastas dentais testadas causaram diferentes graus de perda da superfície do dente. Nenhuma delas foi capaz de proteger o esmalte da erosão e da abrasão dental.

"Não é a pasta de dente que vai conseguir resolver o problema totalmente. A erosão dental é multi-factorial, tem relação com a escovação e, principalmente, com a alimentação, que está se tornando cada vez mais ácida em virtude, por exemplo, dos alimentos industrializados," disse Samira Helena João Souza, que coordenou o estudo em conjunto com pesquisadores da USP e da Universidade de Berna (Suíça).

 

Erosão dos dentes

A erosão dental é a perda de tecidos duros dentários causados por ácidos não bacterianos. Quando associada a ações mecânicas, como a da escovação, resulta no desgaste erosivo.

Samira afirma que, para proteger adequadamente os dentes, é preciso haver a associação de, pelo menos, três factores: o tratamento acompanhado por um dentista, o uso de pastas dentais indicadas e a mudança no estilo de vida do paciente, principalmente nos hábitos alimentares.

"Estudamos as chamadas lesões cervicais não cariosas, quando ocorre a perda de estrutura dental não relacionada a bactérias (como é o caso da cárie). Nas clínicas, vemos pacientes com esse problema na região cervical do dente, entre a gengiva e o dente. O esmalte nessa área é mais fino e mais susceptível ao problema," explicou a professora Ana Cecília Aranha, co-autora do trabalho, publicado na revista Nature Scientific Reports.

Nessas situações, é comum o paciente sentir incômodo ao beber ou comer algo gelado, quente ou doce. "Ele ou ela chegam ao consultório achando que é cárie, mas se trata de uma exposição da dentina causada por escovação errada, com uma pasta de dente muito abrasiva, por exemplo, combinada a um alto e frequente consumo de bebida e alimentos ácidos", disse Ana Cecília.

 

Erosão dental e a hipersensibilidade dentinária

Existe uma forte relação entre a erosão dental e a hipersensibilidade dentinária. A primeira pode ser um dos factores que provocam e mantêm a segunda.

"Estudos mostram que, para haver hipersensibilidade, é preciso que o paciente tenha a dentina exposta (túbulos abertos). E um dos factores para a exposição da dentina é a erosão. Foi por isso que no nosso estudo analisamos pastas de dente que apresentam esses dois atributos (anti-erosivo e dessensibilizante) como diferencial," contou Samira.

Infelizmente, a conclusão é que, sozinhas, essas pastas de dente especiais não oferecem a protecção prometida e podem, de fato, ajudar a piorar a situação se não forem tomadas precauções adicionais.

"Agora, estamos fazendo outros trabalhos com dentina para pensar em possibilidades, pois o resultado mostrou algo preocupante: nenhuma das pastas foi capaz de prevenir erosão dental ou hipersensibilidade dentinária," disse Ana Cecília.

 

Temas relacionados:

Oligoelemento: O Flúor

O açúcar e afins: Veneno para a saúde

O cálcio e 5 explicações

A argila

Elixir oral natural

A alimentação crua

Alfarroba: Benefícios e receita

Coca-Cola: 15 motivos para não beber

Problemas dentários: Causa provável de artrite ou doenças cardíacas

Própolis verde: Conhece os benefícios para a sua saúde?

Antibiótico própolis: Conhece este poderoso remédio natural?

27 antibióticos naturais

Açúcar demerara, açúcar mascavado, qual a diferença?

O açúcar e afins: Veneno para a saúde

Sabia que o óleo de coco serve também para branquear naturalmente seus dentes?

Dente: Apesar da "desvitalização" é possível agora mantê-lo com vida

Cáries dentárias: Tratamento indolor

Bórax/Boro/Borato de sódio: Uso medicinal alternativo

Mandioca: Excelente alimento para celíacos e diabéticos

Os grãos e o impacto na saúde dos dentes e ossos

Dentes e cáries: Técnica regenera o dente

Flúor industrial: Prejudicial para a saúde (Vídeos)

O que é o adoçante Xilitol e qual o seu efeito nas cáries?

Alimentos ricos em cálcio

A canela

A canela da Índia

Cravo-da-índia: 11 benefícios

China: Autómato implanta dentes

 

Fonte:

Diário da Saúde

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Publicidade: Floradix



2 comentários

De Anónimo a 17.02.2018 às 09:42

Compre mais uma droga farmacêutica e drogue-se, para ajudar o Banco Farmacêutico para ele lucrar mais uns milhões com os otários do costume com a iniciativa de hoje.

De Anónimo a 17.02.2018 às 11:29

Atualmente a industria produz demasiadas vezes lixo e as pastas de dentes não valem a ponta de um corno e é só dinheiro atirado ao lixo.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor








Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


BPT