BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Acordar no meio da noite, interrompendo o sono mais profundo que acontece entre 3h e 4h da madrugada, pode significar que sua hormona do estresse está alto. O estresse destrói células responsáveis pela aquisição e recuperação de memórias.

Durante períodos prolongados de estresse, várias substâncias químicas são liberadas no organismo, como a hormona cortisol, que age negativamente no hipocampo, estrutura do cérebro fundamental para os processos associados à memória e produtividade.

Além de interromper o melhor dos sonhos, aumenta retenção de líquidos, glicemia, dentre outros maléficos. Se essa situação de estresse se prolongar muito, as glândulas que produzem a hormona podem entrar em falência, causando um cansaço imenso e metabolismo lento.

Alimentação e suplementação específica podem resolver este problema. Mas também existem outras dicas que tendem a reduzir a produção de cortisol, principalmente, se adoptadas perto da hora de dormir.

Dicas para dormir melhor:

 

Relaxe e respire

O sono é muito importante para a absorção de conteúdo, desenvolvimento da memória e do aprendizado. Ele só será satisfatório quando for relaxante, sem resquícios de preocupação. Baixe o ritmo quando estiver na hora de ir para cama. Deixe as preocupações de lado e tente respirar fundo. A atitude, além de reduzir a produção de cortisol, pode trazer benefícios imediatos na função imunológica e metabólica.

 

Claro e escuro

A luminosidade afecta directamente o nosso relógio biológico. Hábitos como dormir com a televisão ligada, por exemplo, podem prejudicar a qualidade do descanso. Isso porque a produção de melatonina, uma neuro-hormona que tem como principal função regular o sono, acontece em maior escala no escuro.

 

Arroz integral e linhaça

O primeiro é fonte de carboidrato de boa qualidade, que também é importante para regulação de serotonina e melatonina. Uma dieta pobre em carboidrato pode prejudicar essa produção. Já a linhaça é cheia de ómega 3, que ajuda na regulação dos neurotransmissores. Ou seja, a linhaça melhora não só o sono, mas o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão, além de ser um poderoso anti-inflamatório.

 

A couve

A  verdura é essencial pois ajuda no sono e no relaxamento muscular. 

 

Vitaminas do complexo B e mineral magnésio

Tome o complexo B, B6, B12 e magnésio. A banana tem um papel importante na produção de serotonina, hormona que vai lhe deixar descontraído. A vitamina B12 está associada à melhora da depressão.

 

Semente de gergelim e aveia

Rico em vitamina B6, o gergelim é fundamental para conversão do triptofano em serotonina. Aveia também é rica em triptofano, que ajuda também a manter um sono contínuo.

 

Temas relacionados:

Insónia: Importante rede cerebral pode estar em disfunção

Quanto menos dormir mais depressa envelhece o seu cérebro

Para dormir bem

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.