BIO!

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Você sabia que todo sentimento ou emoção que você desenvolve afecta alguma parte do seu corpo? 

Imagem:epochtimes.

 

Embora emoções positivas, como a gratidão, estejam cientificamente associadas a uma série de efeitos benéficos à saúde, emoções negativas e estresse podem causar estragos - especialmente se você não estiver se exercitando ou se alimentando direito, pois ambos podem reduzir o pessimismo e ajudar a manter o estresse sob controle.

É interessante notar que certas emoções são conhecidas por estarem associadas à dor em certas regiões do corpo, mesmo que a ciência não possa explicar exactamente por que isso acontece. Por exemplo, pessoas que sofrem de depressão muitas vezes experimentam dores no peito, mesmo quando não há nada fisicamente errado com seus corações.

O pesar extremo também pode promover impacto devastador, e pesquisas confirmam que nos dias seguintes à perda de um ente querido, o risco de sofrer um ataque cardíaco aumenta em 21 vezes.

Enquanto a mecânica exacta dessas conexões mente-corpo ainda está sendo desvendada, o que se sabe é que seu cérebro, e consequentemente seus pensamentos e emoções, desempenham função distinta no modo como você experimenta a dor física e podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crónicas.

Como resultado desses tipos de descobertas, tem ocorrido um aumento no número de terapias mente-corpo que levam em conta essa inter-relação entre suas emoções e sua saúde física.

 

A Ciência da Raiva

Durante uma explosão de raiva uma cadeia bioquímica acontece. Por exemplo: alguém o interrompe no trânsito e, em resposta, você fica com raiva. Quando isso acontece, produtos químicos de estresse associados à resposta de luta ou fuga são liberados, preparando seu corpo para uma acção rápida.

A resposta ao estresse começa no seu cérebro. Quando seus olhos ou ouvidos registram/registam uma ameaça repentina (o carro invadindo sua faixa), as informações são enviadas para a amígdala, uma área do cérebro que interpreta imagens e sons e está envolvida no processamento das emoções.

Interpretando as imagens e os sons como uma ameaça iminente, sua amígdala envia um sinal de perigo ao hipotálamo, que pode ser comparado a um centro de comando central para todo o corpo.

Ela se comunica com várias partes do corpo e órgãos através do sistema nervoso autónomo, que é responsável por funções involuntárias do corpo, como respiração, frequência cardíaca, pressão arterial, dilatação e constrição dos vasos sanguíneos e assim por diante.

Seu sistema nervoso autónomo tem 2 "ramos" - o sistema nervoso simpático, que desencadeia a resposta luta ou fuga, e o sistema nervoso parassimpático, que promove a resposta "descanso e digestão" que acalma seu corpo quando você está não mais em perigo.

À medida que a amígdala envia seu sinal de perigo, o hipotálamo activa o sistema nervoso simpático, activando suas glândulas supra-renais que então liberam adrenalina (também conhecida como epinefrina e noradrenalina (norepinefrina).

A liberação/libertação repentina de substâncias químicas causadoras de estresse causa o aumento da frequência cardíaca e da pressão sanguínea o que, por sua vez, faz com que você respire mais rapidamente. Também liberta glucose e gorduras de locais de armazenamento no seu organismo, dando assim ao corpo um rápido aumento de energia.

O sangue também é liberado em direcção às suas extremidades, incluindo o rosto. É por isso que a raiva pode literalmente fazer você ficar vermelho. Essa cadeia de eventos ocorre tão rapidamente que já está em pleno andamento antes que o centro visual do seu cérebro tenha processado completamente o que está acontecendo em volta.

 

A Importância do Córtex Pré-frontal

Para manter ou recuperar o controle emocional neste ponto, você precisa accionar seu córtex pré-frontal - área do cérebro que controla as funções executivas, incluindo comportamento cognitivo e social complexo, expressão da personalidade, força de vontade, tomada de decisão e julgamento.

Sem o accionamento do córtex pré-frontal, você é incapaz de auto-controlar e processar um pensamento lógico.

Como observado em um estudo de 2015, que analisou como as mensagens subliminares de raiva afectam sua capacidade para tomada de decisões, "O impacto comportamental e fisiológico do estado de raiva compromete a eficiência cognitiva”.

 

A Raiva Crônica Pode Aumentar seu Risco de Desenvolvimento de Demência

Sua saúde cerebral também sofre consequências negativas se você estiver cronicamente com raiva. Por exemplo, uma forma de raiva crônica conhecida como "desconfiança cínica" tem sido associada a um risco significativamente maior de demência. A desconfiança cínica é descrita como a crença de que a maioria das pessoas só pensa em si mesma, em vez de se preocupar com os outros.

Em um estudo, idosos com alto grau de desconfiança cínica tinham um risco 2,5 vezes maior de desenvolver demência do que aqueles com baixos níveis. Essa descoberta se soma a um número crescente de pesquisas que demonstram que as emoções negativas, e o cinismo em particular, contribuem para uma saúde precária. É perigoso de várias maneiras. Por exemplo, a pesquisa demonstrou que:

  • Mulheres com atitudes cínicas e hostis são mais propensas a morrer prematuramente e possuem taxas mais elevadas de morte por doença cardíaca coronária do que mulheres com "expectativas futuras positivas"
  • Pessoas com atitudes cínicas podem sofrer mais com o estresse, e não recebem tanto dos benefícios de protecção contra o estresse oferecidos por um apoio social positivo
  • A hostilidade cínica está associada à má saúde bucal
  • A hostilidade cínica está associada ao aumento dos marcadores de inflamação, o que pode contribuir com problemas cardíacos e demência
  • A hostilidade cínica está associada ao aumento da carga metabólica em adultos de meia-idade e idosos

 

Como Nutrir o Bem-estar Emocional

A raiva é uma emoção humana normal e pode, sem dúvida, ser apropriada em determinados momentos. Pode servir como um aviso de que algo está errado ou alertá-lo sobre um trauma físico ou psicológico iminente. A raiva, acompanhada de adrenalina, pode lhe promover energia para resistir a uma ameaça física real. A raiva também pode ajudá-lo (a) a aprender a estabelecer limites físicos e emocionais mais saudáveis.

Se sua raiva irá prejudicar sua saúde ou não, pode estar relacionado não apenas à frequência com que você sente raiva, mas também à forma como ela se expressa e como você lida com suas consequências. A chave é canalizar sua raiva para uma expressão externa controlada e construtiva. Isso pode realmente ajudar na libertação da tensão e do estresse.

Um exemplo disso seria usar sua raiva para alimentar uma sessão de exercícios intensos ou para limpar a casa. A raiva construtiva, na qual as pessoas discutem (da forma mais racional e calma possível) seus sentimentos/emoções de raiva e trabalham para obter soluções, também demonstrou beneficiar tanto a saúde quanto as relações interpessoais.

Empenhe-se em ser mais consciente — concentrando-se no que você está fazendo e nas sensações que está experimentando no momento; fazer isso também pode melhorar sua perspectiva mental e emocional. Quando você está consciente, sua mente terá menos chance de perambular e reflectir sobre incidentes estressantes ou provocadores de raiva, o que pode ajudá-lo (a) a abandonar seus sentimentos de raiva.

Além disso, certifique-se de obter muito sono restaurador, pois sem ele é muito mais provável que você perca o controlo emocional. A prática de exercícios é mais uma estratégia fundamental para o seu bem-estar emocional. Estudos demonstraram que, durante a prática de exercício, substâncias químicas tranquilizantes (endorfinas) são liberadas no seu cérebro.

É uma maneira natural de trazer ao seu corpo relaxamento e rejuvenescimento prazerosos, e demonstrou ser capaz de proteger contra os efeitos físicos do estresse diário.

E agora já sabe, relativize aquilo que tanto pretendia mas por qualquer motivo não deu certo. Em vez de ficar aborrecido, raivoso, triste, nervoso, agitado, agressivo... respire fundo e pense que apesar do objectivo não ter sido atingido, isso não representa o fim do mundo.

 

Temas relacionados:

Receitas deliciosas e rápidas: Como ficar doente
O que é a ansiedade? Sintomas, causas e como tratar

Os cavalos reconhecem as emoções dos humanos

Como reagir perante os conflitos

Agradecer promove a saúde e a felicidade; 11 motivos para o fazer

A lei do "espelho" que se reflecte na sua vida e na sua saúde

Qual o seu sintoma? Sintoma é um aviso inteligente que exige a sua reflexão

Qual adoece primeiro: o corpo ou a alma?

Meditação: Benefícios e pequeno exercício

Manter a saúde emocional e mental

Os florais de Dr. Bach, para que servem?

Os pensamentos e emoções influenciam a comida

Como equilibrar as flutuações hormonais e alterações de humor

As doenças e a espiritualidade

Estar no meio da natureza cura-nos

A Nova Medicina Germânica (Vídeos)

 

Fontes:

Mercola

MTC

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.