BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais de 6.800 reações adversas a drogas farmacêuticas foram notificadas em Portugal, num período de três anos, e menos de 18% respeitavam a genéricos, remédios que mostraram ter uma percentagem de reações graves idênticas às dos fármacos de marca.

Segundo dados da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), entre 2013 e 2015 foram notificadas, pelos profissionais e pelos utentes, 6.854 reações adversas a medicamentos, sendo as dos genéricos 1.221, 17,8% do universo total.

“A frequência de reações adversas graves – em comparação com as não graves – é idêntica no caso dos genéricos (53,6%) e no total das drogas farmacêuticas (56,3%)”, refere a nota do Infarmed.

 

 

Além disso, dos medicamentos genéricos analisados pelas autoridades apenas 1,5% foram retirados do mercado devido a não-conformidades, uma percentagem igual à verificada no mercado global.

Para a Autoridade do Medicamento, estes dados mostram que “não se justifica a existência de qualquer dúvida em relação aos genéricos disponíveis em Portugal”. O Infarmed lembra ainda que os genéricos são mais baratos e que está a decorrer uma campanha para incentivar a sua utilização.

Dados mais globais mostram que, desde 2004 até junho deste ano, foram analisados, pelo Laboratório do Infarmed, 12.340 medicamentos e produtos de saúde, 2.287 deles eram genéricos (cerca de metade dos que se encontram no mercado).

 

Obs.:

Até agora e que se saiba a OM, não se manifestou sobre este assunto de interesse dos clientes/doentes/pacientes. O nome medicamento, devia ser riscado destas drogas farmacêuticas, já que não merecem tal designação após a verificação de tantos efeitos secundários.

 

Temas relacionados:

Farmacêuticas não visam a cura, mas a dependência, diz Nobel da Medicina

UE: Lista de fármacos que em Portugal não deve tomar

Antigrippine e Rinogan são retirados do mercado

Portugal: Droga farmacêutica Locabiosol vai ser retirada do mercado

Aspirina Microactive: Para que serve, efeitos secundários e alternativas

Erva de S. João/Hipericão/Hypericum perforatum, esta planta incomoda também as farmacêuticas

Analgésicos perigosos

“A campanha do colesterol é o maior escândalo médico do nosso tempo”

Aviso: Os antidepressivos podem matar

Calmantes: Explosão de mortes nos EUA

Psiquiatra afirma que antidepressivos não são tão eficazes

Toma antidepressivos? Então saiba que...

Calcitrin: Ganha processo contra Ordem dos Farmacêuticos

Sabia que o exercício físico chega a ser mais eficaz que os fármacos?

As estatinas duplicam o risco de diabetes

Farmacêuticas: O fiel jardineiro

Os fármacos podem matar

Quando as drogas farmacêuticas matam: Médicos contra a indústria farmacêutica

Confia no seu médico convencional?

Como impedir o seu médico de o matar

 

Fonte:

sapo

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.