BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel que seu organismo não produz, o que significa que você deve obtê-la através da alimentação ou de suplementos. A vitamina B12, junto com outras vitaminas do complexo B, é usada pelo organismo para converter carboidratos que você consome em glicose que seu organismo usa como energia.

Imagem:tuasaude.

 

A vitamina B12 também desempenha função na produção de DNA/ADN e RNA e trabalha em estreita colaboração com o folato para produzir glóbulos vermelhos e produzir S-adenosilmetionina (SAMe), que está envolvida com a função do sistema imunológico e humor.

A vitamina B12 também é importante para a manutenção de seu sistema nervoso central, incluindo a condução de impulsos nervosos e a produção da bainha de mielina, que protege e "isola" seus nervos.

A deficiência em vitamina B12 pode ser difícil de detectar e pode desencadear vários problemas, às vezes irreversíveis, à sua saúde, incluindo danos aos nervos. Se você consumir o medicamento metformina para tratar diabetes, é importante estar ciente de que você está em risco elevado de deficiência potencialmente grave nesta vitamina.

 

A droga para Diabetes Metformina foi associada à deficiência em Vitamina B12

Pesquisadores da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova Iorque, usaram dados do Programa de Prevenção do Diabetes e do Estudo de Resultados do Programa de Prevenção de Diabetes para examinar os efeitos do uso da metformina sobre os níveis de vitamina B12.

Dados dos participantes que consomem metformina duas vezes ao dia e daqueles que consomem placebo foram incluídos, e os participantes tiveram seus níveis de vitamina B12 medidos após cinco e 13 anos.

Diferenças significativas nos níveis de vitamina B12 foram encontradas. Entre os participantes que consumiam metformina, os níveis médios de vitamina B12 eram mais baixos e 4% eram deficientes, em comparação com 2% no grupo do placebo.

Além disso, quase 20 por cento dos que consumiam metformina tinham níveis baixos de vitamina B12, em comparação com 10 por cento daqueles que consumiam placebo. Mais pessoas no grupo da metformina também eram anêmicas, o que está associado à deficiência em vitamina B12.

Nem a FDA nem a American Diabetes Association recomendam formalmente o monitoramento dos níveis de vitamina B12 em pessoas que consomem metformina, mas pesquisadores sugeriram que os pacientes pedissem aos médicos que fizessem isso.

 

Quão comum é a deficiência em Vitamina B12?

Estudos do exame de Framingham no EUA mostram que cerca de 40% da população pode ter níveis subóptimos de vitamina B12 no sangue, o que é baixo o suficiente para experimentar sintomas neurológicos. Outros 9% foram considerados deficientes nesta vitamina, enquanto 16% estavam perto da deficiência.

Costuma-se dizer que a deficiência em vitamina B12 é mais comum em idosos. Isso ocorre porque o ácido estomacal diminui à medida que você envelhece, e este ácido é essencial para que seu corpo absorva a vitamina B12.

No entanto, o exame de Framingham encontrou baixos níveis dessa vitamina em geral; níveis baixos eram comuns tanto em jovens quanto em idosos.

É importante observar, no entanto, que muitos dos sintomas frequentemente atribuídos ao envelhecimento podem ser devidos à deficiência em vitamina B12. Isso inclui perda de memória, declínio cognitivo, fraqueza muscular e muito mais.

 

Baixos níveis em Vitamina B12 passam muitas vezes despercebidos

A maioria dos médicos não examina rotineiramente os níveis de vitamina B12 em seus pacientes. Mesmo se você tiver o seu nível examinado, os níveis considerados "normais" ainda podem ser muito baixos.

Os níveis normais de vitamina B12 em EUA são de 200 pg / mL a 1100 pg / mL, embora pessoas na extremidade inferior deste espectro (entre 200 pg / mL e 350 pg / mL) apresentem frequentemente sintomas de deficiência em vitamina B12.

De facto, se seus níveis estão abaixo de 600 pg / mL, você pode estar sofrendo de deficiência em B12. O praticante de medicina Chris Kresser explica:

"No Japão e na Europa, o limite inferior para B12 é entre 500 a 550 pg / mL, nível associado a manifestações psicológicas e comportamentais, como declínio cognitivo, demência e perda de memória.

Alguns especialistas especularam que a aceitação de níveis mais altos, como é normal no Japão, e a disposição para tratar níveis considerados "normais" nos EUA, explicam os baixos índices de Alzheimer e demência naquele país.

Peritos que se especializaram no diagnóstico e tratamento da deficiência em vitamina B12, como a enfermeira Sally Pacholok, e Jeffery Stuart, osteopata, sugerem tratar todos os pacientes sintomáticos com níveis de B12 inferiores a 450 pg / mL.

Eles também recomendam tratar pacientes com B12 normal, mas que possuem ácido metilmalônico urinário (MMA) elevado, homocisteína e / ou holotranscobalamina (outros marcadores de deficiência em B12)."

 

Sinais e 4 etapas da deficiência em Vitamina B12

Existem quatro fases de deficiência em vitamina B12:

  • Estágio 1: Diminuição dos níveis sanguíneos de B-12 devido a problemas de absorção
  • Estágio 2: As reservas de B12 estão esgotadas a nível celular
  • Estágio 3: Redução da capacidade de sintetização de novos glóbulos vermelhos
  • Estágio 4: A anemia macrocítica é considerada indicador tardio de deficiência em vitamina B12

Sintomas também progridem em etapas. Alguns dos sinais iniciais de deficiência em B12 incluem anemia e distúrbios neuropsiquiátricos inexplicáveis, e distúrbios gastrointestinais, como a doença de Crohn ou infecção por Helicobacter pylori.

Se você também for idoso ou vegetariano e tiver alguns desses sintomas, deficiência em B12 também pode ser suspeita de ser o causador desses problemas.

Níveis baixos também podem desencadear confusão mental, problemas de memória, fraqueza muscular e - um dos sinais mais característicos – fadiga. A vitamina B12 também desempenha função:

Na digestão, absorção de alimentos, uso do ferro, carboidratos e metabolismo correto da gordura

Na função de um sistema nervoso saudável

Na promoção do crescimento e desenvolvimento dos nervos normais

Ajuda na regulação da formação de glóbulos vermelhos

Formação celular e longevidade

Circulação correta

Produção de hormônios adrenais

Função de um sistema imunológico saudável

Apoio à saúde reprodutiva feminina e gravidez

Sentimentos de bem-estar e regulação do humor

Clareza mental, concentração, função da memória

Energia física, emocional e mental

 

Vitamina B12 para a saúde óssea

Um número crescente de pesquisas também sugere que baixos níveis de vitamina B12 podem causar estragos na saúde dos ossos.

Uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine (NEJM), por exemplo, revelou que ratos deficientes em vitamina B12 possuem retardo de crescimento e menos osteoblastos (células responsáveis pela formação óssea).

Pesquisadores sugeriram que a falta de vitamina B12 pode interferir com a sinalização do crescimento no fígado e seu "efeito a jusante" nos osteoblastos. Enquanto isso, possuir baixos níveis de vitamina B12 pode aumentar o risco de fraturas ósseas em homens mais velhos.

Mulheres mais velhas com baixos níveis de vitamina B12 (abaixo de 208 pg / ml) também experimentaram perda óssea significativamente mais rápida nos quadris - sinal de osteoporose — do que mulheres com níveis mais altos de B12 em um estudo separado. Uma meta-análise concluiu que elevar os níveis de vitamina B12 em indivíduos mais velhos levou a uma redução no risco de fractura.

 

Vitamina B12 é crucial para a saúde mental e cognitiva

A função da vitamina B12 na saúde do cérebro e na saúde mental é particularmente significativa e pode causar uma série de distúrbios neurológicos que imitam depressão, demência e confusão, bem como doenças mentais graves.

De acordo com um pequeno estudo finlandês publicado na revista Neurology, pessoas que consomem alimentos ricos em vitamina B12 podem reduzir o risco de doença de Alzheimer quando são mais idosos. Para cada aumento de unidade no marcador de vitamina B12 (holotranscobalamina), o risco de desenvolvimento de Alzheimer foi reduzido em 2 %.

Enquanto isso, as vitaminas do complexo B podem retardar o encolhimento do cérebro em até 7 vezes nas regiões do cérebro especificamente reconhecidas como mais afetadas pela doença de Alzheimer. Entre os participantes que consumiram altas doses de ácido fólico e vitaminas B6 e B12, os níveis sanguíneos de homocisteína foram reduzidos, assim como o encolhimento cerebral associado a isso - em até 90%.

 

Quem está em risco de ficar deficiente em Vitamina B12?

Se você é vegano (a) que não consome produtos de origem animal, você poderá estar em alto risco de estar deficiente, já que a vitamina B12 está disponível em sua forma natural quase exclusivamente em fontes de alimento animal. Os principais alimentos a serem incluídos são:

  • Salmão selvagem do Alasca
  • Produtos lácteos crus produzidos com o leite proveniente de animais alimentados com grama
  • Ovos biológicos/orgânicos do campo/caipiras

 

Crianças alimentadas com dieta vegana podem continuar sendo deficientes nesta vitamina durante anos, mesmo depois de alimentos de origem animal serem adicionados à sua alimentação. É extremamente importante que as crianças recebam níveis adequados de vitamina B12 durante esses anos de formação.

Um estudo realizado concluiu que crianças alimentadas com dieta vegana até os 6 anos de idade que tinham nível marginal de vitamina B12 podem ter desempenho cognitivo prejudicado quando adolescentes.

Como mencionado, quando você envelhece, o revestimento do seu estômago gradualmente perde sua capacidade de produzir ácido clorídrico (o ácido do estômago suprimido pelos inibidores da bomba de prótons), que libera a vitamina B12 dos alimentos. Se você tem mais de 50 anos, é correcto assumir que você não está absorvendo a vitamina B12 em nível optimizado. Outros factores também podem influenciar a capacidade do seu organismo de absorver adequadamente a vitamina B12, incluindo:

Disbiose intestinal

Intestino poroso ou Inflamação do intestino

Redução do ácido estomacal

Anemia perniciosa

Drogas farmacêuticas incluindo supressores de ácido (antiácidos) e metformina

Álcool

Exposição ao óxido nitroso

   

Em geral, pessoas com maior risco de deficiência de vitamina B12 incluem:

Vegetarianas e veganas

Pessoas idosas

Pessoas que usam regularmente inibidores da bomba de prótons (IBPs)

Pessoas consumindo metformina

Pessoas com doença de Crohn, colite ulcerativa, doença celíaca ou síndrome do intestino irritável (SII)

Mulheres com histórico de infertilidade ou aborto espontâneo

 

Suplementos orais de Vitamina B12 são supostamente difíceis de absorver

Muitas pessoas, incluindo idosos, com distúrbios intestinais, vegetarianas e veganas, poderiam beneficiar-se da adição de vitamina B12 extra aos seus organismos. Há um problema relacionado ao consumo de suplementos, no entanto, que é a má capacidade de absorção dos suplementos orais de vitamina B12.

A vitamina B12 é a maior molécula de vitamina conhecida. Por causa de seu tamanho grande, ela não é facilmente absorvida passivamente como a maioria dos suplementos, tornando muitos, se não a maioria, dos suplementos orais de B12 grosseiramente ineficazes. É por isso que a vitamina B12 é muitas vezes administrada via injeção, especialmente para pessoas com problemas de absorção.

Sprays sublinguais (sob a língua) também são eficazes, pois permitem que a grande molécula B12 seja absorvida diretamente na corrente sanguínea. Ou em forma líquida.

Você toma a droga Metformina para os Diabetes ou para a alegada prevenção da Diabetes?

Durante o estudo de três anos do Programa de Prevenção da Diabetes, as intervenções no estilo de vida foram mais eficazes do que a metformina na prevenção ou no retardamento do desenvolvimento da diabetes. Um estudo de acompanhamento monitorou um grupo por 15 anos - e as intervenções no estilo de vida foram ainda mais eficazes do que a metformina na prevenção do diabetes.

Após o estudo inicial de 3 anos, pessoas que fizeram mudanças na dieta e se exercitaram em intensidade moderada por 15 minutos diários foram 58% menos propensos a desenvolver diabetes em comparação com um grupo placebo. Aquelas que consumem metformina foram 31 por cento menos propensos a desenvolver a doença.

Tais intervenções no estilo de vida também funcionam para tratar e reverter a diabetes, o que deve ser uma boa notícia para aqueles que procuram evitar o aumento dos riscos de deficiência em vitamina B12 que acompanham o consumo de metformina a longo prazo. 

 

Temas relacionados:

Omeprazol: 10 perigos para a saúde

As estatinas duplicam o risco de diabetes

Perigosa ligação entre leite desnatado e diabetes

Insecticidas imitam melatonina: Risco de diabetes e insónia

Poluição luminosa afecta, animais, humanos e plantas

O micro-ondas é prejudicial para a sua saúde ?

O açúcar refinado

Diabetes: Plantas e fruta superam a Metmorfina

A vitamina B12 e alguns mitos

Vitamina B17 contra o cancro/câncer

Diabetes: Moringa ajuda no tratamento

Diabetes: O que evitar e 3 remédios caseiros eficazes

O chá matcha e seus benefícios

Diabetes: Drogas receitadas pelos médicos corrói a carne dos pacientes

Jejum e os seus benefícios

Diabéticos beneficiam a sua saúde ao comerem nozes

Oligoelemento crómio (Cr) e sua importância para a saúde

"Esferas" de cacau, sem açúcar e sem adoçante, sem glúten e 100% vegetariano

Fonte:
Mercola

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.