Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Dores Menstruais são dores na zona pélvica que antecedem o período da menstruação e que podem durar alguns dias. As dores menstruais podem manifestar-se de forma ligeira ou podem ser fortes, provocando contracções, enxaqueca ou indisposições.

 Foto: lar-natural

 

As dores menstruais são familiares para a maioria das mulheres, - no Ocidente - manifestando-se em cada caso de um modo semelhante, mas com intensidade e constância diferentes. E o modo de lidar com o problema também diverge de situação para situação, conforme a própria força interna de cada mulher.

 

Ter dores (menstruais) é normal?
Ter dores não é normal, nem deve ser ignorado.
É natural a mulher ficar menos activa (nem sempre acontece) ou ela procurar ficar mais resguardada durante o período menstrual. Porém quando fica em sofrimento, incapacitada, ou necessita alterar a sua rotina, deve ser encontrada a causa dessas dores.

 

Tratamento e prevenção com a MTC - Medicina Tradicional Chinesa

De acordo com a MTC - Medicina Tradicional Chinesa, as dores menstruais estão relacionadas por variações na deficiência ou estagnação do sangue (Xue) ou da energia chi. Nos casos em que a energia chi está mais estagnada do que o sangue, manifestam-se dores nos seios, costas, barriga e tensões pré-menstruais, em simultâneo com um fluxo menstrual fraco. Por vezes, ocorrem dores de barriga intensas que normalmente desaparecem com o início do ciclo menstrual. Se existe deficiência de chi e de sangue, ocorre uma leve dor no fim do ciclo menstrual, em simultâneo com cansaço e tonturas. A tensão emocional pode provocar estagnação de chi do fígado que, leva a êxtase de sangue e consequente dor.

Para o tratamento e prevenção das dores menstruais, o Especialista em Medicina Tradicional Chinesa efectua um rigoroso diagnóstico energético utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, de aparências e de sinais subtis do corpo. Alguns indicadores são obtidos a partir da observação da língua, face, olhos, pulso e também do corpo.

Com a identificação do desequilíbrio associado às Dores Menstruais, o Especialista em Medicina Chinesa estabelece o programa terapêutico fazendo uso de um conjunto abrangente de métodos, garantindo a eficácia e complementaridade do processo.


Quer a acupunctura, quer a moxabustão são utilizadas em grande parte dos casos de Dores Menstruais.

As cólicas menstruais intensas podem facilmente ser tratadas com uma única sessão de acupunctura dependendo do quadro de desequilíbrio energético diagnosticado. Para além da eliminação das causas das dores menstruais após algumas sessões, muitas vezes registam-se diminuição dos sintomas logo após a primeira consulta (os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias).

 

Vantagens da Medicina Tradicional Chinesa

É no tratamento e na prevenção das doenças crónicas que a MTC encontra a sua vocação milenar e dispõe de competências específicas diferenciadoras da Medicina Convencional/Química/Alopática.

  • Sem químicos
  • Sem efeitos secundários/adversos/colaterais
  • Sem ansiedade, sem estresse
  • Efeitos prolongados, muitas vezes permanentes
  • Alívio rápido

 

Ocidente, África e Ásia

No Ocidente, calcula-se que perto de 90% das mulheres e adolescentes com período sofra ou sofreu regularmente de dores menstruais.

Em África, ainda há poucos dados mas rondarão os 10% das mulheres nessa situação.

Na Ásia, nomeadamente a China, menos de 1% das mulheres sofrem de dores durante a menstruação. O quadro piorou quando a China começou a importar maus hábitos ocidentais, como leite de vaca (e outros leites), e, outras comidas nada típicas chinesas.

 

A ter em conta

A alimentação saudável, biológica, adequada e exercício físico são importantes para a boa saúde. A isto juntar a higiene mental e emocional.

 

Temas relacionados:

Mulher: Conhece esta planta medicinal, a Dang Gui?

Como equilibrar as flutuações hormonais e alterações de humor

Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios

Salsa: 15 benefícios

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

MTC, Chi Cungue: Mulher curada de cancro da bexiga em menos de 3 minutos

Curas em hospitais com Chi Cungue/Kung

Caminhada e Tai Chi

Sabedoria de Confúcio 孔子

MTC: Chi, o que é isso ?

A alimentação segundo a MTC - Medicina Tradicional Chinesa

O Taoísmo e a Alquimia

Sabia que o exercício físico chega a ser mais eficaz que os fármacos?

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor








Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


BPT