BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O própolis tem sido usado há anos como medicina popular, desde os tempos antigos. Até agora, sabemos que ele tem um número enorme de propriedades terapêuticas, como antioxidante, anti-microbiano, analgésico, anestésico e novos usos estão sendo descobertos constantemente. Porém, há um tipo especial que tem chamado atenção: o própolis vermelho.

Agora, com essa nova descoberta, os estudos estão mostrando se tratar do mais poderoso protector antioxidante que supera todos os alimentos medidos, é uma substância rara que pode afastar as doenças… e mesmo combater alguns sinais indesejáveis do envelhecimento.

Foto:casa-vivanaturall

 

Própolis vermelho e câncer/cancro
O própolis vermelho é originário de uma região única, minúscula no Brasil, que você possivelmente nem vai conseguir ver no mapa.

Algumas pesquisas promissoras tem mostrado que se trata de um elemento que combate o câncer, inclusive o mais letal deles: o câncer/cancro pancreático. Nos estudos in vitro, os pesquisadores avaliaram a acção do própolis vermelho contra as células de câncer pancreático PANC-1, normalmente difíceis de se eliminar.

O câncer pancreático tem a menor taxa de sobrevivência e é resistente a quase todas as quimioterapias existentes, mas estas células PANC-1 em contacto com o extracto de própolis vermelho exibe 100% de citotoxicidade. Isso significa que ele foi capaz de destruir todas as células cancerígenas pancreáticas.

Um outro estudo in vitro observou que o própolis vermelho brasileiro contém compostos destruidores de tumores tão fortes que podem ser comparados com drogas quimioterápicas efectivas, como o doxorubicin, eliminando também células de outros tipos de câncer como o melanoma, câncer de próstata, câncer de pulmão e células de leucemia, ou como no tratamento quimioterápico padrão em que se usa Gleevec.

Nesses casos, sua propriedade apoptótica indica que tecnicamente ele é capaz de destruir células de câncer. Segundo pesquisas da University of Chicago Medical Center, acredita-se que o própolis age impactando redes de sinalização que controlam o crescimento de células cancerosas, em vez de matar as células diretamente.

Baseado na analise de acção de um de seus componentes bio-activos, o éster fenetílico do ácido cafeico (CAPE), determinou-se o seu impacto nas células humanas de câncer de próstata.

Nas células cultivadas num laboratório, mesmo pequenas doses de CAPE retardaram o crescimento de células tumorais.

Essa avaliação, quando usaram doses orais baixas, fornecida a camundongos com tumores de próstata, o crescimento do tumor desacelerou em 50%! Além do mais, a inclusão de CAPE na alimentação dos camundongos diariamente fez com que os tumores parassem de crescer, embora eles retornassem quando o CAPE fosse removido de suas dietas.

Isto sugere que o composto de própolis funciona afectando redes de sinalização que controlam o crescimento de células cancerosas, ao invés de matar as células directamente.

No entanto, há pelo menos quatro estudos sobre as propriedades apoptóticas do própolis, indicando que tecnicamente ele é capaz de matar directamente células cancerosas, incluindo câncer de próstata e melanoma.

 

Própolis vermelho e Imunidade
Segundo pesquisadores que escreveram na Clinical Reviews em Alergia e Imunologia, observou-se que o própolis apresenta potencial anti-infecção e efeitos anticancerígenos, possivelmente por suas funções imuno-moduladoras:

Os compostos imunomoduladores mais importantes, o éster fenetilico do ácido cafeico (CAPE) e artepilina C, exercem uma função imunossupressora a nível de linfócitos T e activam a função dos macrófagos.

A boa biodisponibilidade pela via oral, além da sua segurança, fazem da própolis um agente adjuvante ideal para programas imunomoduladores ou anti-cancerígenos.

 

Própolis vermelho e Alzheimer
O maior inimigo do seu corpo é o estresse oxidativo, criado pelos radicais livres, que podem gerar doenças degenerativas crónicas, como o Alzheimer. Apesar do nosso corpo ter o seu sistema de defesa, você precisa de ajuda externa.
São os antioxidantes que a natureza oferece, e no caso, esse é o primeiro modo como o própolis vermelho lhe ajuda; pela sua alta capacidade ORAC (acção anti-oxidante).

 

Própolis vermelho como agente antiviral, anti-fúngico e anti-bacteriano

Ele literalmente protege colmeias de virtualmente todos os invasores microscópicos. Na verdade, o própolis vermelho age como o sistema imunológico da colmeia, deixando todo o ambiente interno estéril.

Quando consumimos própolis vermelho, sua actividade anti-microbiana nos protege contra uma variedade de infecções, desde gripe até candidíase e gengivites.

Na verdade, um estudo in vitro observou que esse própolis, inibe candidíase vulvo-vaginal melhor que algumas medicações anti-fúngicas clássicas.

Por tudo isso, podemos afirmar que o própolis vermelho é absolutamente incrível. Ele é cada vez mais estudado, mostrando tudo o que tem a oferecer para nossa saúde!

 

Temas relacionados:

Antibiótico própolis: Conhece este poderoso remédio natural?

Geleia Real: Tantos benefícios

Confirmado: Própolis possui efeitos anti-cancerígenos

Própolis verde: Conhece os benefícios para a sua saúde?

O grande negócio com o cancro/câncer

Planta medicinal: Pata-de-vaca

No mundo da quimioterapia-radioterapia, nada de novo

Quimioterapia: Falsa esperança para doentes cancerígenos, afirmam médicos

Porquê continuar com a quimioterapia/radioterapia se em 97% das vezes não resultam?

Níveis de cancro altíssimos nos Açores devido à radioactividade

O que os antibióticos podem fazer

Mais uma mentira das farmacêuticas: Tribunal confirma que o vírus do sarampo não existe

 

Fonte:

Veja

Dr. Rondó

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT