BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
O Açafrão-da-índia/cúrcuma é um super-alimento, como muita gente já sabe. Este produto alimentício fermentado, também ganha o poder dos probióticos. Um estudo coreano mostrou que o açafrão-da-índia/cúrcuma fermentado pode prevenir a perda de memória que decorre do estresse oxidativo e da inflamação das células cerebrais-chave.
Imagem: india.
A doença de Alzheimer é apenas uma das muitas doenças neuro-degenerativas que apanham cada vez mais gente. Ela afecta o cérebro de várias maneiras, uma das quais é a perda de memória.
O hipocampo e o córtex são as partes do cérebro que lidam com a aprendizagem e a memória. Eles são compostos principalmente de células gliais que suportam e protegem as células cerebrais.
Os radicais livres podem activar com força as células da glia e causar inflamação no cérebro. Isso leva à morte das células neuronais e à perda correspondente de capacidades, como a capacidade de reter memórias ao longo do tempo.
Os problemas de memória podem ser atenuados pelo aumento dos níveis de acetilcolina no cérebro. Para aumentar este neurotransmissor, a quantidade de acetilcolinesterase que metaboliza a acetilcolina deve ser reduzida.
Portanto, a equipe/equipa de pesquisa da Universidade Keimiung (KMU) analisou a possibilidade de usar o açafrão-da-índia (Curcuma longa L.) para proteger o cérebro contra o estresse oxidativo e a inflamação. A cúrcuma contém curcuminoides como a curcumina, um composto antioxidante e anti-inflamatório bem conhecido que protege os neurônios dos danos.
Açafrão/cúrcuma fermentado é testado para ver se ele pode proteger as células do cérebro de oxidantes
Os pesquisadores usaram uma levedura Lactobacillus plantarum K154 para criar um açafrão/cúrcuma fermentado em pó. Administraram a cúrcuma fermentada a ratos ICR machos.
Em seguida, injectaram escopolamina indutora de amnésia em ratos que receberam cúrcuma fermentada e a ratos desprotegidos. Eles colocaram ambos os grupos de animais pelo teste de evasão passiva e um teste de labirinto aquático de Morris para avaliar as memórias dos ratos.
Os ensaios MTT determinaram como as células C6 de glioma de rato protegidos com açafrão/cúrcuma bem fermentado. Para descobrir os efeitos anti-inflamatórios relacionados, os pesquisadores mediram as quantidades de óxido nítrico e prostaglandina E2 produzida em células murinas BV2 que foram estimuladas por lipopolissacarídeo.
Eles também analisaram os níveis de expressão da sintase do óxido nítrico induzível e cicloxigenase-2.
As células dos cérebros dos ratos foram examinadas para determinar como o açafrão/cúrcuma fermentado afectou seu déficit de memória induzido por escopolamina. Os pesquisadores mediram a quantidade de acetilcolinesterase, bem como a expressão da proteína de ligação ao elemento de resposta do AMPc (CREB) e do factor neurotrófico derivado do cérebro (BDNF).
Finalmente, eles também analisaram o conteúdo dos curcuminoides presentes na cúrcuma fermentada.
Super-alimento (açafrão-da-índia) fermentado interrompe a morte das células cerebrais e estimula os neurotransmissores
Os pesquisadores da KMU descobriram que o açafrão/cúrcuma fermentado protegia os ratos dos efeitos da escopolamina. Ela evitou o estresse oxidativo que teria danificado ou destruído as células cerebrais.
Além disso, o super-alimento fermentado protegeu as células cerebrais do lipopolissacarídeo. O açafrão interrompeu a expressão da sintase do óxido nítrico induzível e da cicloxigenase-2, o que resultou em níveis muito mais baixos de oxidantes associados.
O açafrão fermentado também reduziu os efeitos de escopolamina na memória dos ratos por uma margem significativa. Ele fez isso inibindo os níveis de acetilcolinesterase, aumentando assim a quantidade de acetilcolina que permite a comunicação efectiva entre as células cerebrais.
Finalmente, o açafrão fermentado elevou os níveis de proteína de ligação elementar (CREB) de resposta ao cAMP e factor neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). Níveis mais altos de CREB significam mais BDNF, o que ajuda a formar memórias de longo prazo.
Cerca de 1,44% do açafrão/cúrcuma fermentado era composto por curcuminoides. Embora menor do que a encontrada no açafrão fresco, essa quantidade de curcumina e compostos relacionados foi suficiente para alcançar efeitos positivos.
Além disso, os pesquisadores observaram que o açafrão fermentado é muito mais facilmente dissolvido na água. A curcumina também é muito mais estável quando está no ácido láctico que acompanha a fermentação. Finalmente, o alimento fermentado pode ser difundido com bactérias benéficas.
Eles concluíram que o açafrão fermentado poderia servir como uma possível terapia para pacientes aflitos com problemas de aprendizado e memória, como a doença de Alzheimer.
Temas relacionados:
- Antibióticos danificam o cérebro
- Falhas na memória exigem investigação
- Alzheimer: Como um doente se curou
- 10 sintomas que podem indicar a doença de Alzheimer na fase inicial
- Tomar fármacos para dormir duplica risco de Alzheimer
- Alzheimer: A causa é uma infecção por um fungo?
- Quimioterapia: Prejudica a memória, a concentração e a função cerebral e também mata
- Doença de Parkinson começa no intestino e não no cérebro
- Síndroma de Pôr do Sol: Influencia comportamento de pessoas com Alzheimer
- Os melhores alimentos para aumentar a inteligência
- O cérebro e as 12 medidas anti-envelhecimento
- Fígado e os 11 alimentos que o ajudam
- Depressão: Limonada de açafrão, efeito melhor do que os antidepressivos
- Leite dourado: O leite saboroso e saudável
- Manter a saúde: 11 Ervas e Especiarias
- Alimentos: O enorme poder da natureza
- Arroz integral: Ajuda na disfunção cognitiva como Alzheimer
- O chá verde açoriano combate a demência
- Canábis: O óleo CBD e seus benefícios na saúde
- Beterraba fermentada: Benefícios para a saúde
- Anti-envelhecimento: Já toma estes super-alimentos?
- Kimchi: Alimento natural e seus vários benefícios
- Intestino: Outro cérebro e a enorme relevância do seu óptimo funcionamento
- Kimchi: Alimento natural e seus vários benefícios
- Bebida rejuvélac: Probiótico natural
- Estes alimentos apoiam positivamente os seus intestinos
- Combucha: o que é, para que serve e como preparar
- A beterraba; Benefícios e receita
- Descontraia: Controle o estresse antes de ser controlado por ele
- Saúde mental: A importância das vitaminas naturais
- Receita: 8 motivos para beber sumo de gengibre de manhã
- Oligoelemento selénio: Protege os neurónios cerebrais da depressão e morte cerebral
- Vitamina E: Benefícios e doenças causadas por deficiência
- Melhorar a memória: Canela, mel e óleo de coco
- Chlorella: Super-alimento que também serve para desintoxicar
Fonte:
Condimentos e a saúde
Notícias Naturais
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.