Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O diretor-geral da Saúde "defende que a vacinação é um dever" mas não considera necessário torná-la obrigatória para se conseguirem bons níveis de proteção. (Ainda maior nível de vacinação do que já há de quase 100%?)

Francisco George (DGS) foi ouvido esta quarta-feira pelos deputados na comissão parlamentar de Saúde, a pedido do PCP, sobre o recente surto de sarampo em Portugal e que também se verifica em vários países europeus.

Os grupos parlamentares quiseram saber a posição do diretor-geral da Saúde sobre a necessidade de tornar obrigatórias as vacinas do Programa Nacional, mas Francisco George foi remetendo essa questão para uma eventual decisão da Assembleia da República.

Mas no final da comissão, em declarações aos jornalistas, disse que "considera que não é necessário tornar as vacinas obrigatórias" para se ter níveis muito elevados de vacinação.

Ainda assim, o diretor-geral da Saúde considera que deve ser a Assembleia da República a fazer um debate sereno sobre a necessidade de tornar ou não obrigatórias as vacinas.

A este propósito recordou que os deputados vão apreciar na especialidade a lei de saúde pública, já aprovada na generalidade, documento que tem uma secção dedicada à vacinação. Por isso, George entende que neste âmbito pode ser tomada uma decisão sobre a obrigatoriedade ou não do Programa Nacional de Vacinação.

No final da reunião com os deputados, a socialista Maria Antónia Almeida Santos, que hoje assumia a presidência da comissão parlamentar de Saúde, lembrou ao diretor-geral que nem a comunidade científica, nem a DGS nem qualquer entidade fez chegar à comissão qualquer recomendação para se legislar sobre a obrigatoriedade das vacinas.

 

Temas relacionados:

Suécia: Parlamento votou "Não"; Contra a vacinação obrigatória

A.R.: Saúde Pública (Vacinação) ou não!

Portugal e a vacinação: 48% dos infectados são profissionais de saúde (A vacina protege contra o quê mesmo)?

 

Fonte:

Expresso

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Publicidade: Floradix



3 comentários

De Maria a 26.05.2017 às 09:36

Resta-nos nos esperar...mas qual a necessidade da
vacinal em Portugal quando existe uma taxa tao alta de pessoas vacinadas (taxa invejada por varios países onde existe esta tal obrigaçao!) ????

Entretanto, aumentam dia a dia os casos de crianças nascidas saudaveis e que adoeçem.... Mas claro tudo é culpado menos as vacinas...

De Expresso a 26.05.2017 às 10:03

Essa notícia já tem um mês. Contudo é bom que a vacinação nunca se torne obrigatória precisamente por a vacinação não trazer proteção à população.

De Lusitanos a 26.05.2017 às 14:46

É isso, o que ele afirma é o que é dito na última audição da DGS a pedido do PCP, há uma mês aproximadamente. A petição sobre a obrigatoriedade foi aceite, seguem-se as audições de várias entidades, em breve saberei mais. O que foi rejeitado foi a proposta do CDS - de obrigar à vacinação para se aceder à Escola - isso foi totalmente rejeitado. O que deve sair destas discussões é a recomendação de medidas, como anúncios e outras propagandas para manter altas % de cobertura. Veremos agora, o efeito que vamos conseguir com o que escrevi, o facto é que há deputados conscientes da existência de problemas, especialmente agora.


•http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=41313
•http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=41340

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor








Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


BPT