BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
No mundo latino, é cada vez mais problemático levar a criança a tempo e horas para a cama. Ela tem demasiada distracção com a electrónica digital, o que acaba lhe retirando o sono!
Imagem: Fiocruz
Insónia e telômeros/telómeros
A falta de sono não apenas transforma as crianças em uma turma de mal-humorados, como também pode acelerar o envelhecimento celular - um processo que pode ter efeitos a longo prazo sobre a saúde.
Os telômeros - as tampas nas extremidades dos nossos cromossomas - ficam mais curtos cada vez que nossas células se dividem. Os cientistas acreditam que, quando eles se tornam curtos demais, as células não são mais capazes de se dividir para reparar e reabastecer o corpo - um sinal de envelhecimento. Alguns estudos em adultos sugerem que o sono pode estar ligado ao comprimento dos telômeros.
Os dados de vários estudos chinês, russo e estadunidense mostraram que os telômeros são mais curtos em crianças que dormem menos.
Algumas incertezas
Ter telômeros mais curtos já foi associado ao câncer/cancro, doenças cardíacas e declínio cognitivo, mas as crianças ainda não apresentaram nenhum sinal dessas doenças. No entanto, elas podem ter um maior risco de desenvolver estes transtornos na fase adulta.
Algumas pesquisas em adultos sugerem que dormir demais pode ser tão ruim para a saúde quanto dormir muito pouco. Mas nas crianças nos estudos chinês, russo e estadunidense, pelo menos no que diz respeito ao envelhecimento celular, mais sono mostrou-se associado a telômeros mais longos.
Não se sabe se o encurtamento dos telômeros pode ser revertido com mais sono, mas os estudos revelam a importância de dormir o suficiente. A recomendação actual para as crianças que tenham entre 9 e 11 h de sono,
Depressão e a insónia
Também um outro estudo russo, concluiu que as crianças que dormem insuficientemente,caem na depressão mais rapidamente do que as crianças que dormem o suficiente.
Obs:
A Naturopatia, a MTC,as medicinas ancestrais, a Medicina Aiurvédica e a Nova Medicina Germânica e a Ciência Iniciática, todas falam sobre a importância do sono. Portanto, a ciência oficial veio só confirmar o que já há muito tempo se sabia.
Temas relacionados:
- A alfazema e seus benefícios
- Bioesfera, perigo: Quais os riscos da poluição eletromagnética? (Vídeo)
- Estresse: Faz despertar ao meio da madrugada
- Insecticidas imitam melatonina: Risco de diabetes e insónia
- Sabia que fazer sestas longas...
- Antidepressivo aumenta o risco de suicídio em 800% !
- Insónia: Importante rede cerebral pode estar em disfunção
- Crianças cada vez mais sedentárias e doentes em Portugal
- Tomar fármacos para dormir duplica risco de Alzheimer
- Quanto menos dormir mais depressa envelhece o seu cérebro
- Sono: Quando insuficiente e desregrado pode provocar doenças cardíacas
- Mudanças de horário verão/inverno: Prejuízo para a sua saúde
- Crianças em Portugal: Ensino privado tem 80% de dependentes de drogas farmacêuticas
- Dormir o suficiente é tão importante como beber água ou respirar
Fontes:
Diário de Saúde
Ellviva
научный журнал
Gesundheits-Frage
Hubu
Naturopatia
newzs
N24
Welt
新华
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.