BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



 

 

 

 As crianças portuguesas estão cada vez mais sedentárias, conclui estudo desenvolvido pela UC 

As crianças portuguesas, entre os 7 e os 9 anos de idade, estão cada vez mais sedentárias, o que constitui um elevado risco para a obesidade infantil e outros indicadores de saúde, conclui um estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Universidade de Coimbra (UC).

Os resultados «são assustadores», considera a coordenadora do estudo, Cristina Padez, realçando que «entre 2002 e 2009, o número de crianças que vê televisão mais de duas horas/dia aumentou 12%, durante a semana, 15% ao sábado e 17% ao domingo. As crianças cujos pais têm baixo nível de instrução são as que passam mais tempo a ver televisão».

Mas no uso do computador a situação piora: «enquanto em 2002 as crianças pobres praticamente não utilizavam o computador, em 2009 cerca de 19% destes miúdos gastou mais de duas horas por dia no computador, refletindo o "efeito Magalhães", em resultado da "estratégia" do Governo de atribuir os dispositivos aos alunos do ensino básico», observa a especialista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

 

 

O estudo comparou ainda a prática de desporto após o período escolar e apurou que só metade das crianças é que tem atividade física fora da escola, sendo que, nos níveis socioeconómicos mais desfavorecidos, a percentagem de crianças que não pratica desporto disparou, passando de 36% (em 2002) para 80% (em 2009).

Cristina Padez alerta que «estes comportamentos vão determinar os hábitos na vida adulta e, por isso, os responsáveis políticos devem criar uma estratégia para combater o sedentarismo infantil. Caso contrário, iremos ter adultos com graves problemas de saúde, com custos socioeconómicos muito elevados

 

 

 

 

 

 

Fontes:

UC

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



3 comentários

De Fernanda a 08.07.2015 às 17:56

Basta visitar uma praia e ficamos a saber quantos balofos existem em média em Portugal. Depois observar o que os pais dão aos filhos e é fácil então associar a comida plástico e os refrigerantes com os kg de banhas por cada corpo disforme que se encontra pelas praias. Os pais ou são tarados ou então preguiçosos ou ignorantes ou tudo junto.

De Jana F. a 13.09.2015 às 15:10

Viva a criança estúpida que é que o sistema todos os dias quer ao formatar a criançada nas prisões chamadas escolas mas que não passam de prisões que nada ensinam senão a estupidez, obrigando-a ficarem paradas e em ambientes sem renovação de ar e confinadas a espaços que de naturais nada têm, mas felizmente meus filhos nunca foram nem vão à escola tuga, eu própria e outros vizinhos estrangeiros ensinamos e somos professores, os melhores para os nossos filhos.

De Jana F. a 13.09.2015 às 19:47

Quando vamos à praia comentamos entre nós o que vemos, gente balofa gorda e doente mas não é para espantar, basta ficar a olhar para o que comem, bolos, biscoitos, gelados, salgados, refrigerantes como fantas e cocas , com essa comida e bebida plástica só podia resultar nisso, essa gente é incapaz de raciocinar, ou estarei a ver mal?

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.