BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

A couve-flor é um dos legumes mais saudáveis e nutritivos que existem. Trata-se de uma excelente fonte de vitaminas A,B, C e K e ainda de minerais como cálcio, magnésio e potássio, além de conter oligoelementos como ferro, manganês e fósforo. Apesar de não ser uma das verduras mais difundidas, talvez pelo cheiro que exala quando cozinhada, porém, é sensato incluir a couve-flor na nossa alimentação. Porquê?

Excelente diurético

Dado que tem uma grande quantidade de água na sua composição, a couve-flor é um tipo de alimento excelente para limpar e desintoxicar todo o corpo. O consumo de couve-flor é perfeito para combater o problema da retenção de líquidos e para eliminar as toxinas que se vão acumulando no organismo após cada refeição. Trata-se de uma boa forma de depurar a fundo todo o corpo e para perder algum peso. 

Ajuda na prevenção do cancro

A couve-flor é rica numa substância chamada sulforafano, um composto à base de enxofre e que de acordo com alguns estudos científicos ajuda a prevenir o risco de cancro. Para além disso, a ingestão habitual de couve-flor ajuda a controlar a própria doença e acalma algumas das dores que a pessoa possa estar a sentir. 

Cuida da pele

Dado que é uma excelente fonte de todo o tipo de antioxidantes, o consumo de couve-flor ajuda a travar os diferentes sinais de envelhecimento e a manter a pele em bom estado e sem sinais de rugas. Graças às suas maravilhosas propriedades, o seu consumo ajuda a regenerar as células da pele e a combater os danos causados pelos radicais livres. 

Protege o coração

Entre outros grandes benefícios da couve-flor estão o facto ajudar a baixar a pressão arterial e ainda proteger a saúde do coração. Por essa razão, o consumo habitual desta verdura ajuda a prevenir o risco de vir a padecer de doenças do tipo cardiovascular e a reduzir os níveis elevados de colesterol no sangue.

Digestivo

A couve-flor é um tipo de verdura com uma grande quantidade de fibras, pelo que o seu consumo promove uma boa digestão. Para além disso, a couve-flor contém glucorafanina, um composto essencial e importante para evitar doenças do tracto estômago-intestino.  Sumo desta couve faz manutenção ao pâncreas, limpa o estômago e alivia espasmos abdominais e úlceras. Este sumopurifica o sangue e é utilizado com sucesso no tratamento de ácido úrico, reumatismo e maleitas semelhantes.

Melhora a saúde cerebral

O consumo habitual de couve-flor é perfeito para ajudar a melhorar a saúde e actividade do cérebro. Isto deve-se ao facto desta verdura ser muito rica em vitamina B, um tipo de vitamina que ajuda ao bom desenvolvimento do cérebro, que evita a sua deterioração e que se vá danificando com a passagem dos anos. 

Quer emagrecer?

A couve-flor é também um legume com poucas calorias e que tem inúmeros nutrientes, pelo que se trata de um alimento excelente para emagrecer e para ajudar a perder alguns quilos a mais. Por ser bastante rico em fibras, o consumo de couve-flor ajuda a saciar o apetite e evita que a pessoa tenha a tentação de consumir mais calorias do que as necessárias. Se estiver a fazer dieta, este é um alimento essencial em qualquer ementa diária. 

 

Como pudemos constatar, a couve-flor apesar de não ter a mesma fama de outro tipo de legumes como a alface os brócolos ou as couves, porém tem uma série de propriedades realmente benéficas para o organismo, para além de ser um bom alimento para ser consumido de forma habitual. Lembre-se que a couve-flor pode ser consumida de muitas formas, quer seja fervida, à milanesa ou gratinada com um delicioso molho feito por si.

 

Precisa de uma receita?

Aqui vai:

Couve-flor e cenoura na caçarola!

Para 4 a 6 pessoas, tempo de preparação: cerca de 30 min de cozedura e tempo no forno cerca de 1 h e 20 min.

Ingredientes:
1,5 kg de batatas (farinhentas) ou então batata doce
300 g de cenouras
3 cebolas grandes
1 couve-flor
1/2 molhe de cebolinho
6 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite biológico
1 colher de chá de noz moscada
1 pitada de pimenta
1 pitada de sal de ervas ou sal dos Himalaias

Preparação:

Ferva as batatas em água e sal, amasse-as, e junte 4 colheres de sopa de óleo de coco/azeite biológico e misture o cebolinho.
As cebolas e as cenouras fritar com um pouco de óleo de coco/azeite, por por aprox. 5 min.
Cozinhar a vapor a couve-flor, cozinhe por 5 min.

Colocar os legumes na caçarola, pela seguinte ordem:

1. Temperar a couve-flor com pimenta e a noz-moscada 
2. Cenouras
3. Cebolas
4. Purê de batata (batata amassada)

Distribuir o purê de batata, uniformemente, de modo que os vegetais fiquem completamente cobertos.

Aquecer o forno a 200 ºC (pré-aquecimento), em seguida, coloque a caçarola cerca de 50 minutos no forno. Et voilà 

 

Fontes:

info.kopp-verlag

zentrum der gesundheit

Rica Saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.