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As maçãs são uma boa fonte de vitamina C, essa vitamina é importante porque contribui para a saúde geral do corpo. Além disso, um dos melhores benefícios da maçã é baixar o colesterol.

No passado existiram mais de 10.000 variedades de maçãs. Actualmente nos supermercados ocidentais a variedade é extremamente reduzida.

Foto: achetudoeregiao

 

Vitaminas: Não é possível falar de todos os benefícios da maçã, que são imensos. Em resumo, por ela ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo.

 

Como uma das frutas mais cultivadas e consumidas do mundo, a maçã é apresentada como um “alimento que mantém a saúde“. Na verdade, a maçã é classificada como estando entre os 10 alimentos mais saudáveis.

 

Valor médio nutricional da maçã:


Quantidade em 100 g:

Proteínas – 0,2 g;
Gorduras – 0,5 g;
Carboidrato – 13,4 g;
Fibras – 2,1 g;
Vitamina A – 4,0 mcg;
Vitamina E – 0,59 mg;
Vitamina C – 7,0 mg;
Potássio – 139 mg;

Ferro e fósforo – vestígios.


As maçãs também são rica em polifenóis. Embora os rótulos de nutrição não enumerem esses compostos de plantas, eles são provavelmente responsáveis ​​por muitos dos benefícios para a saúde. 

 

Beneficios em comer maçã:

 

AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã e pêra, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos. A pesquisa levou 10 anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40%.

 

Cérebro: Devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma óptima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico.  Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neuro-degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

 

Câncer/cancro e envelhecimento: Por ser rica em taninos e flavonóides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama.

 

Colesterol: Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. O estudo foi realizado com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade.

 

Diabetes: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.

 

Problemas respiratórios: A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões. Uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. A maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.

 

Digestão: As maçãs têm propriedades cicatrizantes e podem beneficiar os indivíduos que sofrem de azias, gastrites, úlceras e além disso, contribui para a melhora do transito intestinal. Para alguns basta comer uma maçã ao dia.

 

Doenças estomacais: A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.

 

Prevenção de cárie dentária: Esta infecção é causada por causa de bactérias e o sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% destes germes. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas.

 

Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.

 

Envelhecimento Precoce: Por ser rica em taninos e flavonoides, que são fito nutrientes que agem como anti-oxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, as maçãs possuem componentes que ajudam na prevenção do câncer/cancro de cólon, de próstata e de mama.

 

Queda de Cabelo: A maçã por ter vitaminas B1, B2, B3, auxilia a evitar a queda de cabelo.

 

O pH da pele: As maçãs possuem propriedades que ajudam a equilibrar o pH da pele, limpando profundamente a pele e proporcionando brilho e aspecto natural e rejuvenescido.

 

As maçãs podem ser utilizadas de variadas formas:

Maçã cozida ou assada – útil principalmente em caso de problemas gastro-intestinais como vómitos ou diarreia. Coma uma ao dia. Não coloque açúcar, se quer a maçã assada doce coloque sal integral/marinho.


Maçã crua com casca (biológica) – ajuda a diminuir o apetite pois tem muitas fibras e a regular o intestino, basta comer uma maçã ao dia.


Maçã crua sem casca – indicado para prender o intestino, basta comer uma maçã pequena ao dia.


Suco/sumo de maçã – ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite porque tem uma fibra chamada de pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade


Maçã desidratada (mais crocante ou menos crocante) – óptima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante.


Chá de maçã – melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca das maçãs também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra ou hipericão para dar um sabor mais agradável.


Comer 2 maçãs pequenas por dia no café da manhã/pequeno-almoço, como sobremesa ou nas merendas  é uma óptima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde. 2 maçãs pequenas têm aprox.  70 calorias.

 

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