BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Este fruto é originário da China.
Em Portugal, o dióspiro pode ser encontrado em duas variedades predominantes, a de cor vermelha e a de cor alaranjada. A primeira variedade é a mais produzida. Trata-se de um fruto bastante doce e mole sendo necessário bastante cuidado ao realizar o seu transporte. Já a segunda variedade é bem mais dura, sendo que não necessita de grandes cuidados no seu manuseamento.
O fruto do diospireiro, mais conhecido como dióspiro, possui um valor energético moderadamente rico em calorias, (próprio para o Outono, início de Inverno) e um teor de gordura muito baixo. Possui ainda um conteúdo interessante em micronutrientes, nomeadamente vitaminas e minerais.
No Brasil chama-se caqui e a árvore caquizeiro. A versão mais adaptada ao Brasil é a do caqui-chocolate, que possui um sabor adstringente e cor alaranjada, com presença de riscas marrom em seu interior, além de uma textura bastante firme e que lembra a de uma maçã, sendo menos saboroso que o doce.
Foto: formasaudavel
1- Contém vitamina A, B1, B2 e por isso traz muitos benefícios à nossa pele e visão, retardando o envelhecimento
2- É rico em sais minerais, como o potássio, fósforo, ferro e cálcio
3- É um poderoso antioxidante, importante na prevenção do cancro da próstata e intestino
4- É óptimo para o trânsito intestinal, sendo indicado o consumo a pessoas com prisão de ventre
5- Rico em vitamina C, sempre útil para afastar dos resfriados
O diospireiro
Esta árvore atinge no seu estado adulto cerca de 3 m de altura e apresenta-se com poucas ramificações. As suas folhas são consideradas caducas, com aspeto oval, com pelos na zona inferior e com uma cor vermelho alaranjada.
O seu cultivo é muito fácil, sendo de qualidade nos países de clima temperado como é o caso de Portugal onde é cultivado essencialmente na zona das beiras.
Benefícios do dióspiro para a saúde humana:
1. Baixo teor em gordura
Como já referido, o dióspiro é um fruto moderadamente rico em calorias mas com um baixo teor de gordura. Possui uma textura suave e é uma ótima fonte dietética de fibra.
Uma porção de 100 g deste fruto possui 3,6 g de fibra, aproximadamente 9,5% da dose diária recomendada deste nutriente.
2. Poder anti-infeccioso, anti-hemorrágico e anti-inflamatório
O dióspiro possui flavonoides com potencial antioxidante, como são o exemplo das catequinas. Sugere-se que as catequinas possuem propriedades anti-infeciosas, anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas.
3. Protector de radicais livres
Alguns dos outros compostos antioxidantes encontrados de forma abundante no dióspiro são a vitamina A, o betacaroteno, o licopeno, a luteína e a zeaxantina. Juntos, estes compostos trabalham como protectores dos radicais livres, que, entre outras coisas, possuem um papel importante no envelhecimento e outros processos patológicos.
O dióspiro também é uma boa fonte de vitamina C, outro antioxidante importante. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajudam o organismo a ganhar resistência a agentes infeciosos e na proteção contra os radicais livres.
4. Importante na saúde ocular/vista
A zeaxantina, um carotenoide importante, é absorvido de forma seletiva pela retina e é sabido que tem um papel importante na saúde dos olhos.
5. Rico em vitaminas do complexo B
O dióspiro é ainda rico nas importantes vitaminas do complexo B, como é o caso do ácido fólico, a piridoxina, a tiamina, entre outras.
Estas vitaminas do complexo B são co-factores em reações metabólicas e enzimáticas no organismo.
6. Ajuda na produção de glóbulos vermelhos
O dióspiro fresco e desidratado contém ainda quantidades saudáveis de potássio, manganésio, cobre e fósforo. O manganésio/manganês é um co-factor para uma enzima que possui um papel muito importante na eliminação dos radicais livres.
O cobre também é cofator de várias reações enzimáticas importantes, sendo ainda necessário para a produção de glóbulos vermelhos.
Temas relacionados:
- Mirtilo: 11 benefícios (Receita)
- Graviola: Destrói naturalmente o cancro
- Frutos e legumes biológicos funcionam como boas vacinas
- Comer frutas e legumes evita graves doenças
- Pêssego: 12 benefícios na saúde
- Na natureza não existem coincidências; Ela é a nossa maior amiga
- Vários benefícios do arando/oxicoco (cranberry)
- Estudo: alimentos da agricultura convencional, muito contaminados com pesticidas
- Fruta: A pitaia e seus benefícios
- Estudo: dieta vegetariana pode diminuir o risco de cancro em 43%
- A força invisível nos alimentos
- Alimentação rica em fibra diminui risco de cancro da mama
- Trofologia: Conhece esta dieta?
Fonte:
Naturopatia
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.