BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Sementes de gergelim: Ricas em aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis

Foto: vix.

 

O gergelim tem sido muito usado como alimento, remédio e parte de rituais espirituais. O antigo Império Babilônico (agora parte do actual Iraque) usava o óleo de gergelim para fabricar perfumes e remédios, e registros/registos mostram que os antigos egípcios usavam o gergelim tanto como remédio quanto para purificação. Praticantes tradicionais da Aiurveda na Índia antiga combinavam as sementes de gergelim em pó e um banho de assento quente para tratar amenorreia e dismenorreia.

Actualmente, as sementes de gergelim são procuradas por seu rico valor nutricional:

são ricas em proteína

e contêm fibras,

vitamina E,

tiamina,

riboflavina

e niacina,

além de minerais como cobre,

zinco,

magnésio,

manganês,

fósforo,

ferro

e cálcio.

 

O óleo de gergelim, em particular, é composto de 38% de gordura mono-insaturada e 44% de gordura poli-insaturada, as quais são benéficas para o organismo humano. As sementes também contêm ácidos graxos/gordos insaturados, ácido oleico e ácido linoleico, os quais possuem propriedades antioxidantes. Estes ajudam a combater a inflamação, normalizar os batimentos cardíacos, alargar os vasos sanguíneos para uma melhor circulação e baixar os lípidos e o colesterol.

Cerca de 30 g de sementes de gergelim torradas contém cerca de 28% do valor diário de cálcio com base em uma dieta de 2.000 calorias. Uma xícara/chávena de leite de vaca desnatado, em comparação, tem aproximadamente 31% do valor diário de cálcio.

Sabe-se que os fitosteróis, um dos compostos activos do gergelim, diminuem o dano celular. Consumidos em quantidades significativas, estes também diminuem os níveis de colesterol no sangue.

 

Como as sementes de gergelim se comportam na pesquisa moderna

Um grupo de pesquisadores que cultivaram uma variedade de gergelim com o dobro da quantidade de lignanas solúveis em gordura, sesamina e sesamolina, descobriu que estas facilitavam a oxidação dos ácidos graxos/gordos, que, por sua vez, reduziam os níveis séricos de triglicérides.

 

Uma revisão recente da literatura científica revelou que os pacientes com hipertensão em cinco ensaios clínicos mostraram diminuição da pressão arterial sistólica e da pressão arterial diastólica após a ingestão de gergelim. Dos três estudos que incluíram um perfil lipídico, dois mostraram reduções significativas nos níveis de colesterol total e colesterol de lipoproteína de baixa densidade. Um estudo mostrou um aumento significativo no colesterol de lipoproteína de alta densidade ou nos níveis de colesterol bom nos grupos de tratamento de gergelim.

 

As semente de gergelim e o óleo de gergelim foram estudados por suas propriedades cardio-protetoras. A ingestão diária de óleo de gergelim melhorou a função vascular mais do que o consumo do óleo de milho ou de azeite em homens hipertensos sob medicação. Um estudo randomizado, controlado por placebo mostrou que a pasta de gergelim moída de sementes não descascadas melhorou os perfis lipídicos em pacientes diabéticos. Os pesquisadores concluíram que o tratamento com medicamentos e mudanças na dieta, incluindo o consumo de sementes de gergelim, podem prevenir as complicações de doenças cardiovasculares e diabetes.

 

Adicionando sementes de gergelim à sua dieta

Adicione sementes de gergelim à sua dieta e saboreie seu valor nutricional ao máximo. 

* Adicione as sementes de gergelim a um prato para adicionar crocância e sabor.
* Inclua óleo de gergelim nos pratos que você cozinha.
* Faça o seu próprio leite/bebida de gergelim.
* Use em assados, ou triture e polvilhe as sementes de gergelim em sua salada.
* Faça um tahine/tahin de sementes de gergelim torradas e óleo vegetal para fazer uma pasta fina.

 

 Temas relacionados:

O cálcio e 5 explicações

O magnésio e sua importância no organismo (Receita de batido cremoso)

Valor nutricional do cânhamo

Faça a sua bebida (leite vegetal) de sésamo

Sementes de abóbora e os benefícios

Conhece os diversos benefícios da Moringa?

Oligoelemento selénio: Protege os neurónios cerebrais da depressão e morte cerebral

Erva-doce

A semente chia e seus benefícios

Semente psílio: 10 benefícios

Garra-do-diabo: Conhece esta planta e seus benefícios? (Vídeo)

Os coentros: 18 benefícios para a sua saúde

A alimentação crua

Benefícios de comer as uvas com grainhas

Acácia-branca ou Moringa: Planta medicinal fantástica

Já conhece esta planta nigela?

Batido cremoso de sementes de cânhamo, chia, goji

Batido cremoso de coco

A irradiação nos alimentos que come

Manter a saúde: 11 Ervas e Especiarias

Os grãos e o impacto na saúde dos dentes e ossos

 

Fonte:

Notícias Naturais

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.