BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Andar na Natureza pode deixar-nos como novos, devolver-nos energia e vitalidade, rejuvenescer-nos e ainda manter-nos saudáveis.

Foto:greenme

 

Abraçar uma árvore para sentir-se melhor é a base da silvoterapia, e significa tanto abraçá-la de uma forma natural, como simplesmente sentar-se junto à ela, apoiando as costas contra seu tronco e colocando a mão direita na área do plexo solar e a mão esquerda atrás das costas, em contacto entre o seu corpo e o tronco, perto da região dos rins. (Plexo solar, também conhecido como plexo celíaco, é uma complexa rede de neurónios que no corpo humano está localizada atrás do estômago e em baixo do diafragma perto da cavidade abdominal no nível da primeira vértebra lombar).

Por silvoterapia não se entende apenas a prática de abraçar árvores, mas também estar presente em lugares arborizados, o que é particularmente eficaz para quem sofrem de asma, bronquite crónica, hipertensão arterial, nervosismo e insónia.

Foi em França que ganhou o nome de silvoterapia e converteu-se numa disciplina do Saber na “escola” criada para o efeito, em 2013, pelo biólogo Jean-Marie Defossez. A sua prioridade tem sido aproveitar o facto de 96% dos franceses considerarem a Natureza “um lugar de bem-estar”.

Em 1984, um grupo de investigadores da Universidade Técnica Chalmers, em Gotemburgo, na Suécia, tinha já demonstrado que doentes colocados junto a uma janela para o exterior recuperavam melhor e mais depressa das respetivas intervenções cirúrgicas do que os outros confinados a quatro paredes.

 

Você sabia que abraçar árvores também tem um efeito refrescante? Um estudo publicado por cientistas estadunidenses e australianos demonstrou que, de fato, coalas abraçam as árvores para se refrescarem.

 

A silvoterapia é um verdadeiro método terapêutico no tratamento e prevenção de doenças. Foi reconhecida como um método científico somente em 1927, mas já era usada há séculos. No passado, os pacientes que sofriam de pneumonia, eram aconselhados a passar algum tempo na floresta, ou pelo menos nas proximidades delas. Uma prática que poderia ser útil para nós, que nas últimas décadas nos afastamos cada vez mais da natureza.

 

Respirar o ar nos parques, bosques e florestas é considerado um remédio realmente benéfico, uma vez que activa a circulação sanguínea, aumenta o número de células vermelhas do sangue, facilita a respiração em pacientes com doenças pulmonares crónicas, ajuda no sono e retarda o envelhecimento. O ar dos bosques é benéfico porque contém grandes quantidades de íons/iões negativos de oxigénio, que ajudam a estimular e harmonizar os processos da vida, nas esferas mental e emocional. Além disso, passar algum tempo em contacto com as árvores e a natureza é uma fonte de energia vital.

 

Algumas árvores são consideradas capazes de nos trazer energia positiva, entre elas o limoeiro, pinheiro, carvalho, castanheiro e salgueiro.

 

Significado de algumas plantas e árvores de acordo com os Celtas.


Bétula: um símbolo do renascimento, da purificação, do conhecimento e da pureza.
Amieiro: um símbolo de protecção espiritual e de poderes oraculares.
Salgueiro: recorda os aspectos lunares e femininos de vida e a inspiração poética.
Fraxinus: símbolo da iniciação e do renascimento.
Espinheiro Branco: símbolo da pureza, viagens interiores e intuição.
Carvalho: símbolo de poder, energia e sobrevivência.
Aveleira: propícia à meditação, incentiva a sabedoria interior, a intuição e o poder da adivinhação.
Macieira: ajuda na tomada de uma decisão importante.
Abrunheiro: útil em caso de ter que lidar com más influências externas.
Sabugueiro: símbolo da vida e da regeneração.


Nos tempos antigos, a silvoterapia estava relacionada com as forças e energias que o homem poderia buscar e encontrar na natureza. No passado, a natureza era o único medicamento verdadeiro.

 

Os citadinos/urbanos, como se sabe, padecem cada vez mais de enfermidades físicas e psíquicas, sendo o cancro/câncer e doenças mentais uma das consequências da falta de árvores nas cidades. Já quem vive em lugares densamente arborizados enferma menos dessas doenças.

Quem caminha por entre as árvores e as abraça, respira determinadas substâncias dessas árvores que protegem o ser humano de tumores e doenças cancerígenas. O mesmo se passa quando se abraça a árvore, a pele absorve essas substâncias da árvore.

Cada um de nós sabe o quanto é bom passear num parque e estar em contacto com a natureza respirando ar puro. Sendo assim, não podemos nos esquecer de nos dar esse presente sempre que podemos, principalmente nas horas difíceis, abraçar uma árvore pode te restaurar a energia perdida.

 

Pela sua saúde, proteja as árvores da sua cidade ou localidade pois elas são muito benéficas para o ser humano.

 

A árvore 

Criança, a árvore merece 

A nossa estima sincera 

Dá frutos doces no outono 

E flores na primavera

Nunca maltrates uma árvore 

A quem tudo nós devemos 

Desde a madeira da porta 

Ao lápis com que escrevemos

Na sombra da árvore amiga 

Pensa bem no teu destino 

Pois dela foi feito 

O teu berço pequenino

 Raul Aroeira Serrano

 

Temas relacionados:

Conhece a vida das árvores? (Vídeos)

Prolongar a vida e a saúde com caminhadas

Caminhada e Tai Chi

Tai Chi é eficaz como exercício de reabilitação cardíaca

Sabia que o exercício físico chega a ser mais eficaz que os fármacos?

”Os segredos de saúde dos Hunzas”

A actividade física e a felicidade

Já sabia da importância de caminhar descalço?

Dormir: Mais importante do que a dieta e exercício físico para ter boa saúde

Estar no meio da natureza cura-nos

Picada de carrapato/carraça: Sintomas, tratamento e receitas

SUS: Mais 10 terapias alternativas ao serviço da saúde

O poder da música instrumental sobre a doença

Fazer o pino: Já conhece os benefícios?

Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas

Canábis: O óleo CBD e seus benefícios na saúde

Células tumorais quando expostas à 5ª Sinfonia de Beethoven, perdem capacidade ou chegam mesmo a morrer...

 

Fontes:

epochtimes

gesund24

greenme

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.