BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Braços no ar, mochila às costas, longas horas em pé para enfrentar a emoção em frente a um palco. Mas será que a nossa coluna lhes acha a mesma piada? As longas horas em pé e na mesma posição são um dos principais factores de aumento do risco de lordose lombar.

https://thumbs.web.sapo.io/

 

Muitas horas seguidas numa postura estática podem representar um aumento de 40 a 70% do risco de desenvolver problemas de coluna.

De acordo com o ortopedista Luís Teixeira, é importante proteger as suas costas nestes dias para garantir que as salvaguarda no futuro.

De acordo com vários estudos recentes, existe uma correlação evidente entre o número de horas seguido que passamos em pé (a partir das 2 horas) e o aumento das dores nas costas (nomeadamente a predisposição para desenvolver lordoses lombares provocadas por excesso de força exercido em determinadas áreas do nosso corpo), em pessoas sem histórico de dores nas costas.

Alguns estudos sugerem que 25 minutos numa postura estática são suficientes para o mesmo efeito, como o da Universidade McGill no Canadá.

"A dor é, de facto, agravada ou pode desencadear-se após longos períodos de tempo em pé uma vez que irá existir uma sobrecarga das estruturas vertebrais e para-vertebrais que pode provocar dores e retracções musculares momentâneas, e não só, particularmente ao nível da região lombar e cervical. Isto acontece porque o nosso corpo faz um esforço para se manter equilibrado, gerando uma compressão muscular excessiva e desproporcional que origina tensão estática", começa por explicar o ortopedista.

"Estamos a falar de algo que aumenta, naturalmente, com a repetição, como acontece em certas profissões, mas que não deve ser descurado em momentos que obrigam a uma maior pressão sobre as nossas costas, como os festivais são disso exemplo", acrescenta.

 

7 conselhos do ortopedista para tirar máximo partido dos festivais de verão:

  1. Exercite os pés:  Os exercícios para os pés são importantes para aliviar a tensão e as dores, nomeadamente os alongamentos dos isquiotibiais (perna) prevenindo cãibras, inchaço e dores. Enquanto estiver em pé por muito tempo, alterne o apoio dos pés, isto é: mantenha um pé esticado e outro ligeiramente dobrado, ora no direito, ora no esquerdo. Essa postura irá ajudar a rectficar a lordose lombar e diminuir a sobrecarga nas estruturas da coluna vertebral.
  2. Escolha bem o seu calçado: Na maior parte das vezes, o calçado é escolhido apenas em função da sua beleza e não pelas funções que desempenha, por isso é importante que escolha de acordo com o formato dos pés e que analise a grossura da sola, o material do próprio sapato, a maleabilidade e o poder de amortecimento da passada. A nossa coluna precisa de um apoio consistente e seguro para não sofrer lesões e o calçado é determinante nesta matéria.
  3. Realize alongamentos no local: esticar os braços, espreguiçar, podem ser boas opções, mas não abuse das “mãos no ar”, uma vez que a repetição do movimento pode gerar desconforto ao nível da cervical. Procure, também, sentar-se, para contrariar a tensão estática.
  4. Escolha bem o tipo de mochila que leva: utilize mochilas de dupla alça para garantir um bom apoio nas costas e ajuste-as adequadamente à sua lombar. Tenha atenção também à forma como os objetos são organizados dentro da mochila (coloque os itens mais pesados e de maior dimensão primeiro e de forma central e procure não ter desequilíbrios nas bolsas exteriores). O peso, deve, igualmente, ser o menor possível.
  5. Respire fundo: Para ter consciência da sua postura. Um exercício simples para movimentar o pescoço passa por rodar os ombros para trás e baixo, enterrar o queixo e imaginar que tem uma linha a puxar-lhe o topo da cabeça para cima. Mantenha esta posição durante 20 segundos e repita algumas vezes.
  6. Hidrate-se: Deve beber água em todos os momentos de forma a prevenir cãibras e a garantir que todos os músculos estão a trabalhar correctamente.
  7. Cuidado com as cavalitas: Este é um movimento a evitar por várias razões, mas sobretudo pelo facto de ser repentino e inesperado e pelo excesso de peso sobre os ombros e a região cervical.
  8. Escolha uma boa cama: Se for acampar, procure ter uma boa espuma ou um colchão que sejam confortáveis, mas também leves. Encontre um chão com o mínimo de irregularidades possível e leve a sua almofada de casa para um melhor apoio.

 

Temas relacionados:

Exercício da serpente para a coluna vertebral

Acupunctura tradicional melhora tratamento convencional contra dor e depressão

Dores: Relação com os sentimentos e emoções

Analgésicos perigosos

Paracetamol: Afinal, não alivia a dor

Tem dores?

 

Fonte e foto:

sapo

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



1 comentário

De Almofada Cervical Térmica a 09.05.2018 às 10:12

Fico a me questionar. E aqueles soldados ingleses que passam todos os dias em pé, sem poderem se mexer, o que ocorre com as costas e a cervical deles? Será que usam alguma almofada cervical por baixo do uniforme?

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.