BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Braços no ar, mochila às costas, longas horas em pé para enfrentar a emoção em frente a um palco. Mas será que a nossa coluna lhes acha a mesma piada? As longas horas em pé e na mesma posição são um dos principais factores de aumento do risco de lordose lombar.
Muitas horas seguidas numa postura estática podem representar um aumento de 40 a 70% do risco de desenvolver problemas de coluna.
De acordo com o ortopedista Luís Teixeira, é importante proteger as suas costas nestes dias para garantir que as salvaguarda no futuro.
De acordo com vários estudos recentes, existe uma correlação evidente entre o número de horas seguido que passamos em pé (a partir das 2 horas) e o aumento das dores nas costas (nomeadamente a predisposição para desenvolver lordoses lombares provocadas por excesso de força exercido em determinadas áreas do nosso corpo), em pessoas sem histórico de dores nas costas.
Alguns estudos sugerem que 25 minutos numa postura estática são suficientes para o mesmo efeito, como o da Universidade McGill no Canadá.
"A dor é, de facto, agravada ou pode desencadear-se após longos períodos de tempo em pé uma vez que irá existir uma sobrecarga das estruturas vertebrais e para-vertebrais que pode provocar dores e retracções musculares momentâneas, e não só, particularmente ao nível da região lombar e cervical. Isto acontece porque o nosso corpo faz um esforço para se manter equilibrado, gerando uma compressão muscular excessiva e desproporcional que origina tensão estática", começa por explicar o ortopedista.
"Estamos a falar de algo que aumenta, naturalmente, com a repetição, como acontece em certas profissões, mas que não deve ser descurado em momentos que obrigam a uma maior pressão sobre as nossas costas, como os festivais são disso exemplo", acrescenta.
7 conselhos do ortopedista para tirar máximo partido dos festivais de verão:
Temas relacionados:
- Exercício da serpente para a coluna vertebral
- Acupunctura tradicional melhora tratamento convencional contra dor e depressão
- Dores: Relação com os sentimentos e emoções
- Paracetamol: Afinal, não alivia a dor
Fonte e foto:
sapo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.