BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Remoção da amígdala e adenoide aumenta muito o risco de doenças futuras!

Cirurgias de amígdala e adenoide

Imagem: saporous.pro

 

Uma análise dos efeitos a longo prazo da remoção das amígdalas e adenoides na infância mostrou que essas cirurgias estão associadas a um aumento de doenças respiratórias, infecciosas e alérgicas no decorrer da vida.

Para muitas pessoas, ter suas amígdalas removidas é um rito de passagem da infância. A operação, conhecida como amigdalectomia - remoção das tonsilas palatinas, ou amígdalas -, é uma das cirurgias pediátricas mais comuns em todo o mundo.

Outra cirurgia muito comum envolve a remoção das adenoides, conhecida como adenoidectomia - remoção cirúrgica das tonsilas faríngeas, ou adenoides -, geralmente realizada para tratar de amigdalites recorrentes e infecção do ouvido médio. A cirurgia de adenoide também é realizada para melhorar a respiração quando as vias aéreas estão bloqueadas.

Como as adenoides em particular encolhem na idade adulta, os médicos e cientistas historicamente presumiam que tecidos como esses eram redundantes no corpo.

Mas agora está claro que adenoides e amígdalas estão estrategicamente posicionadas no nariz e na garganta, respectivamente, em um arranjo conhecido como anel de Waldeyer. Elas funcionam como uma primeira linha de defesa, ajudando a reconhecer patógenos transportados pelo ar, como bactérias e vírus, e iniciam a resposta imunológica para eliminá-los do corpo.

Assim, os resultados obtidos agora por uma equipe/equipa da Universidade de Melbourne - Austrália não parecem surpreender, já que essa remoção impacta a resistência posterior às doenças respiratórias, infecciosas e alérgicas.

A descoberta também é importante, dizem os pesquisadores, por se juntar aos já conhecidos riscos a curto prazo das 2 cirurgias, fornecendo mais evidências para apoiar possíveis alternativas à cirurgia sempre que possível.

 

Riscos duplicados e triplicados

A tonsilectomia mostrou-se associada a um risco relativo quase triplicado - o risco para aqueles que fizeram a operação em comparação com aqueles que não passaram por ela - para doenças do tracto respiratório superior, incluindo asma, gripe, pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o termo genérico para doenças como bronquite crônica e enfisema.

O risco absoluto - que leva em conta o quão comuns essas doenças são na comunidade - também mostrou-se 18,61% maior.

A adenoidectomia mostrou-se associada a um risco relativo mais de 2x maior de DPOC e um risco relativo quase duplicado de doenças do tracto respiratório superior e conjuntivite. O risco absoluto também foi quase o dobro para as doenças do trato respiratório superior, mas correspondeu a um pequeno aumento para a DPOC, já que essa é uma condição mais rara na comunidade em geral.

"Em 1870, o cientista Charles Darwin disse que o apêndice era um vestígio inútil da evolução, prevendo que ele era pequeno demais para contribuir para a digestão de maneira significativa. Agora sabemos que o apêndice também tem uma função importante no sistema imunológico, protegendo contra infecções intestinais ao incentivar o crescimento de bactérias benéficas.

"À medida que descobrimos mais sobre a função dos tecidos imunológicos e as consequências de sua remoção ao longo da vida, especialmente durante idades sensíveis, quando o corpo está se desenvolvendo, isso ajudará a orientar pais e médicos sobre quais tratamentos eles devem usar," disse o Dr. Sean Byars, coordenador do estudo, publicado na revista médica JAMA.

 

Nota bene:

O mesmo se passa em relação ao apêndice, ao útero, à vesícula biliar, aos ovários e outros órgãos extraídos. Tirando os casos urgentes onde a vida está em perigo, raramente há justificação para a ablação de partes do organismo humano. O que a Natureza e o Universo deu ao ser humano nada está em excesso. A ciência médica é que compara muitas vezes o organismo humano a uma máquina onde se podem tirar e trocar peças. Errado. Milhões e milhões de casos demonstram claramente os prejuízos daí decorrentes na saúde física, mental e emocional dos pacientes cirurgiados. Para além disso, a entrada em hospital acrescenta mais um risco à saúde do doente, hoje como sabemos o hospital pode ser facilmente um foco de infecção.

Enquanto a ciência médica, olhar para o doente, com uma visão meramente materialista, não haverá evolução na medicina convencional. Basta para isso verificar os números que falam por si, não param de aumentar as doenças, não param de aumentar os infelizes e os doentes mentais, os suicídios aumentam a um ritmo preocupante e o número de "agarrados" às drogas farmacêuticas é um dado adquirido e alarmante.

 

Temas relacionados:

As consequências de retirar a vesícula biliar

Cirurgia actual como na pré-história ?

Artrodese Lombar: Cirurgia não é solução

Dr. Peter Glidden: Medicina convencional é a 3ª causa de morte (Vídeo)

Confia no seu médico convencional?

Perigo: A anestesia diminui a cognição em adultos

Dia de reflexão: A profissão médica

Quantos morrem em Portugal devido a erros médicos?

Brasil: Hospitais levam à morte 3 doentes a cada 5 minutos

Qual o estado do sistema de "saúde" em Portugal?

Hospital em Portugal: Surto de sarna obriga a encerramento

Sondagem: Confia nos hospitais?

Cérebro: Anestesia geral afecta os neurónios

SNS inglês recusa cirurgia a obesos e a fumadores que não percam peso e não larguem o fumo

China: Autómato implanta dentes

10 sinais em como a sua vesícula biliar não está saudável e o que pode fazer pela saúde

Analgésicos perigosos

Por não comer nada de manhã, mulher tinha mais de 200 pedras no fígado (Receita/tratamento e vídeo)

Doentes de médicos mais velhos morrem mais do que os de novos

O optimismo fortalece o sistema imunitário

MTC: Cesariana sem anestesia mas com acupuntura (vídeo)

 

Fontes:

JAMA

Diário da Saúde

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




2 comentários

De Anónimo a 25.07.2018 às 19:20

O Ministério Público (MP) acusou 29 arguidos, três dos quais médicos e um farmacêutico, que falsificavam receitas médicas e terão obtido comparticipações indevidas num montante superior a dois milhões de euros.
É rara a semana não haver médico a burlar o SNS.

De Anónimo a 26.07.2018 às 03:09

Como costumo dizer, todos os meus órgãos são de estimação.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.