BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Epigalocatequina
Se já ouviu falar dos muitos poderes do chá verde, provavelmente já ouviu falar de um de seus compostos mais famosos, a epigalocatequina galato, ou EGCG.
Pois se prepare para ouvir de novo, porque esse componente biologicamente activo - na verdade apenas uma das muitas catequinas do chá verde, composto também encontrado no guaraná - demonstrou um duplo efeito surpreendente.
Foto: monte-mare
A EGCG aliviou tanto a resistência à insulina induzida por uma alimentação com altos teores de gordura e frutose industrial, quanto a deficiência cognitiva.
"O antigo hábito de beber chá verde pode ser uma alternativa mais aceitável aos medicamentos quando se trata de combater obesidade, resistência à insulina e comprometimento da memória," disse Xuebo Liu, da Universidade Noroeste A&F de Iangling-China, destacando ainda que o chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo após a água, e que esse consumo está crescendo em pelo menos 30 países.
Peso, raciocínio e memória
Para chegar a essa conclusão, Liu e seus colegas dividiram animais de laboratório em três grupos com base na dieta: 1) um grupo de controle alimentado com uma dieta padrão,
2) um grupo alimentado com uma dieta rica em gordura e frutose e
3) um grupo alimentado com uma dieta rica em gordura e frutose e mais 2 gramas de EGCG por litro de água fornecida a esses animais.
Durante 16 semanas, os pesquisadores monitoraram os camundongos/ratos e constataram que o grupo 2 apresentou o maior peso corporal final e um peso corporal final significativamente maior do que o grupo 3, cuja única diferença era o consumo da epigalocatequina-3-galato.
Mas os ganhos não foram apenas físicos.
Ao realizar testes padronizados em labirintos, os animais no grupo 2 demoraram mais para encontrar a saída em comparação com aqueles do grupo controle. Já o grupo 3 apresentou uma latência de fuga significativamente menor e precisou percorrer uma distância menor para escapar do que os animais do grupo 2.
Em outro teste, no qual os animais precisavam se lembrar da localização da plataforma de saída, o grupo 3 saiu-se ainda melhor, mostrando que a epigalocatequina reduz a insuficiência de memória reconhecidamente induzida pela dieta rica em gordura e frutose.
Para além disto tudo, segundo o Dr. med. Matthias Rath, o chá verde combate o cancro/câncer.
Obs.:
Este estudo vai de encontro àquilo que a medicina natural/tradicional já sabia há muitos séculos. Chá verde combate a leucoplasia.
Temas relacionados:
- O loureiro e a sua folha de louro
- Acácia-branca ou Moringa: Planta medicinal fantástica
- Mirtilo: 11 benefícios (Receita)
- Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios
- Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios
- A alfazema e seus benefícios
- Propriedades terapeuticas das folhas de murta
- Neem: 21 benefícios para a saúde
- A urtiga tem muitos antioxidantes entre outros benefícios
- Alecrim: 10 benefícios para a saúde
- O chá matcha e seus benefícios
- Planta medicinal: A dedaleira
- Benefícios do Açafrão da Índia/Cúrcuma
Fontes:
Diário da Saúde
Zentrum der Gesundheit
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.