BIO!

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Epigalocatequina

Se já ouviu falar dos muitos poderes do chá verde, provavelmente já ouviu falar de um de seus compostos mais famosos, a epigalocatequina galato, ou EGCG.

Pois se prepare para ouvir de novo, porque esse componente biologicamente activo - na verdade apenas uma das muitas catequinas do chá verde, composto também encontrado no guaraná - demonstrou um duplo efeito surpreendente.

grüner tee gehört zu den lebensmitteln mit der höchsten menge an ...Foto: monte-mare

 

A EGCG aliviou tanto a resistência à insulina induzida por uma alimentação com altos teores de gordura e frutose industrial, quanto a deficiência cognitiva.

"O antigo hábito de beber chá verde pode ser uma alternativa mais aceitável aos medicamentos quando se trata de combater obesidade, resistência à insulina e comprometimento da memória," disse Xuebo Liu, da Universidade Noroeste A&F de Iangling-China, destacando ainda que o chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo após a água, e que esse consumo está crescendo em pelo menos 30 países.

 

Peso, raciocínio e memória

Para chegar a essa conclusão, Liu e seus colegas dividiram animais de laboratório em três grupos com base na dieta: 1) um grupo de controle alimentado com uma dieta padrão,

2) um grupo alimentado com uma dieta rica em gordura e frutose e

3) um grupo alimentado com uma dieta rica em gordura e frutose e mais 2 gramas de EGCG por litro de água fornecida a esses animais.

Durante 16 semanas, os pesquisadores monitoraram os camundongos/ratos e constataram que o grupo 2 apresentou o maior peso corporal final e um peso corporal final significativamente maior do que o grupo 3, cuja única diferença era o consumo da epigalocatequina-3-galato.

Mas os ganhos não foram apenas físicos.

Ao realizar testes padronizados em labirintos, os animais no grupo 2 demoraram mais para encontrar a saída em comparação com aqueles do grupo controle. Já o grupo 3 apresentou uma latência de fuga significativamente menor e precisou percorrer uma distância menor para escapar do que os animais do grupo 2.

Em outro teste, no qual os animais precisavam se lembrar da localização da plataforma de saída, o grupo 3 saiu-se ainda melhor, mostrando que a epigalocatequina reduz a insuficiência de memória reconhecidamente induzida pela dieta rica em gordura e frutose.

Para além disto tudo, segundo o Dr. med. Matthias Rath, o chá verde combate o cancro/câncer.

 

Obs.: 

Este estudo vai de encontro àquilo que a medicina natural/tradicional já sabia há muitos séculos. Chá verde combate a leucoplasia.

 

Temas relacionados:

A canela da Índia

O loureiro e a sua folha de louro

Acácia-branca ou Moringa: Planta medicinal fantástica

Mirtilo: 11 benefícios (Receita)

Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios

Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios

A alfazema e seus benefícios

Propriedades terapeuticas das folhas de murta

-  Neem: 21 benefícios para a saúde

Salsa: 15 benefícios

A urtiga tem muitos antioxidantes entre outros benefícios

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

O chá matcha e seus benefícios

Planta medicinal: A dedaleira

Dente-de-leão: Extracto mata células cancerígenas da leucemia, da próstata e melanomas resistentes à quimio

Para dormir bem

Benefícios do Açafrão da Índia/Cúrcuma

O sono e os chás / tisanas

 

Fontes:

Diário da Saúde

Zentrum der Gesundheit

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.