BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A prática de actividade física intensa ou prolongada costuma trazer alguns problemas como o quadro inflamatório do dia seguinte, a dor muscular de início tardio, conhecida de praticante de corridas e de modalidades de longa duração como ciclismo e natação. Outro episódio que ocorre após maratonas e triatlos são doenças como gripes e resfriados que são evitados com a ingestão de cerveja sem álcool segundo mostrou um estudo realizado na Alemanha.

Um grupo de pesquisadores liderados por cientistas da Universidade de Munique investigou o benefício dos polifenóis na protecção deste quadro em corredores de maratona. Os pesquisadores escolheram como fonte abundante de polifenóis a cerveja sem álcool.

A razão da escolha é que 1 litro de cerveja sem álcool contém de 400 a 800 miligramas de polifenóis, dosagem suficiente para o efeito protector.

Foram analisados 277 participantes da maratona de Munique, divididos em dois grupos. Um grupo não ingeriu nada associado ao estudo, enquanto outro grupo era orientado a consumir cerca de 1 litro de cerveja sem álcool por dia durante três semanas, antes da maratona e durante duas semanas após a prova.

 

No grupo que consumiu a cerveja sem álcool, houve uma sensível redução do quadro inflamatório que causa a dor muscular tardia, e também praticamente não houve incidência de gripes e resfriados nos dias subsequentes à competição, diferente do grupo que não bebeu a cerveja onde vários casos de problemas respiratórios apareceram após a competição.
Trata-se de uma interessante evidência que confirma a grande importância dos chamados polifenóis, que são identificados como substâncias de rápida absorção, com habilidade de aumentar a capacidade antioxidante do organismo.

“Por mais inusitado que pareça, quando falamos de cerveja sem álcool estamos falando de uma bebida comum e tão natural quanto outras que não contêm álcool, como suco/sumo de frutas. As pessoas tomam tanto refrigerante e sucos industrializados, com aditivos químicos que não trazem nenhum benefício para a saúde, e muitas vezes nem cogitam beber uma cerveja sem álcool que é natural, hidratante, não tem aditivos químicos e tem muitos nutrientes”, afirma a nutricionista Alessandra Luglio.

 

Nota:

Bebo cerveja sem álcool desde que ela apareceu no mercado e sinto-me bem com ela. Dispenso tudo que tenha álcool, até porque a larga maioria tem ingredientes químicos que adulteram a cerveja. Infelizmente, por exemplo, a cerveja sem álcool portuguesa também tem ingredientes químicos, levando-me sempre a optar por uma estrangeira. Caso não haja, escolho um chá (nada de Lipton) ou um sumo natural ou por uma água natural (de preferência em garrafa de vidro).

 

Temas relacionados:

Álcool nos países latinos: Portugal e França são os que mais bebem

Álcool: Factos

Refrigerante: Afecta a vida sexual do homem

O consumo "light" aumenta o risco de diabetes

O chá matcha e seus benefícios

 

Fonte:

Saúde Curiosa

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.