BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Os benefícios do cebolinho/cebolinha para saúde são diversos, o cebolinho possui uma quantidade de nutrientes essenciais para a saúde humana. Este legume é um dos membros mais pequenos da família "Allium", composto pelo alho, cebola, alho-porro e chalotas. Esta planta é nativa da Europa e da Ásia.

 

Os 16 benefícios do cebolinho para a saúde!

 

- Auxilia na digestão:

O cebolinho é considerado uma excelente fonte de fibra dietética adiciona fibra ao intestino, impedindo a obstipação/prisão de ventre, distúrbios diverticulares e hemorróidas. Ajuda a livrar-se de más bactérias, leveduras e fungos no tracto intestinal, permitindo assim o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, o cebolinho contém grande quantidade de zinco, magnésio, cobre, potássio, fósforo, cálcio e ferro, relevantes na melhoria da digestão. Segundo uma pesquisa, o cebolinho possui propriedades antibacterianas as quais eliminam a salmonela que pode causar problemas digestivos muito desagradáveis.

 

- Estimula o sistema imunitário:

Devido às suas propriedades o sistema imunológico sai beneficiado com o consumo de cebolinho.

 

- Para a cicatrização:

O cebolinho tem muita vitamina C, é um antioxidante solúvel em água. Esta vitamina melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos e da pele, facilita a cicatrização rápida das feridas.

 

- Para debelar a acne:

Sendo uma boa fonte de betacaroteno, o cebolinho é eficaz na limpeza de acne, a sua pele vai agradecer.

 

- Para a pele: 

Assim como outros membros da família allium, o cebolinho tem qualidades curativas, benéficas para a pele. Este vegetal tem um antibiótico natural, trazendo assim os seguintes benefícios para a sua pele.

 

- Para acabar com a pele seca:

O cebolinho pode ser usado como uma máscara facial para debelar a pele seca. Usar o puré de cebolinho no rosto e ali permanecer aprox. 30 min.

 

- Para evitar o cancro:

O cebolinho tem propriedades anticancerígenas (que negam os efeitos da substância cancerígena). Eles contêm muitos antioxidantes que podem destruir os radicais livres e interromper o crescimento de células cancerosas e tumores. Esses vegetais ajudam seu corpo a produzir glutationa, um agente que permite que seu corpo identifique as toxinas e outras substâncias causadoras de câncer e as elimine. O cebolinho foi considerado um benefício no tratamento de cancros/cânceres de esófago, estômago, próstata e do tracto gastrointestinal. Também contém selénio, que protege as células dos efeitos de radicais livres e de toxinas .

 

- Para os ossos:

O cebolinho é uma fonte rica de vitamina K, que é vital para a saúde óssea a longo prazo. Esta vitamina ajuda na regulação de células interveniente na prevenção da desmaterialização óssea. Auxilia a produção de uma proteína óssea apelidada de osteocalcina, a qual intervém na manutenção da densidade mineral óssea.

  

- Para reduzir o mau colesterol:

O cebolinho contém alicina, um organossulfureto que é conhecido por diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, reduzindo o risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas. A alicina também liberta o óxido nítrico, reduzindo assim a rigidez nos vasos sanguíneos e diminuindo a pressão arterial. Este vegetal ajuda a prevenir a calcificação das artérias. Os flavonóides, como a quercetina, também ajudam a baixar os níveis de colesterol e a pressão arterial. Reduz a acumulação de placa nas artérias. A vitamina B6 presente no cebolinho reduz os níveis de homocisteína no sangue.

 

- Propriedades anti-inflamatórias:

Esta planta tem um leve efeito anti-inflamatório que pode reduzir o risco de artrite reumatoide, uma doença médica comum que, muitas vezes, se desenvolve com a idade. O suco de cebolinho pode ser usado como um repelente de insecto ou aplicado em feridas para tratar infecções fúngicas. Também é rico em vitamina C , que ajuda a evitar as contusões e feridas, bem como suporta o sistema imunológico. A vitamina E também tem propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. Ambas as vitaminas ajudam na erradicação de radicais livres que podem danificar as células.

 

- Propriedades antibióticas:

Como outras plantas deste grupo, o cebolinho também tem propriedades antibióticas. Os agentes antibacterianos e antivirais presentes no cebolinho trabalham com a vitamina C para destruir os micróbios nocivos. Consumir este legume actua como uma excelente barreira contra o resfriado, gripe e certas infecções fúngicas.


- Para debelar as rugas:

A vitamina C e E em cebolinho têm propriedades antioxidantes que podem combater os radicais livres que causam danos às células e são responsáveis pelo envelhecimento da pele. Os antigos romanos, muitas vezes, usaram este vegetal para tratar queimaduras solares. Consumindo-o pode evitar danos devido aos radicais livres, evitando os sinais de envelhecimento, como as rugas.

 

- Para o cabelo.

O alho, a cebola e o cebolinho são benéficos para o couro cabeludo e para o cabelo. Sendo rico em antioxidantes, flavonoides, cálcio, vitamina B6, vitamina C, germânio, magnésio e potássio, o cebolinho beneficia o cabelo.

 

- Para o couro cabeludo:

O cebolinho estimula o crescimento do cabelo, aumentando o fluxo de sangue para o couro cabeludo e raízes de cabelo. Ajuda a interromper a queda de cabelo, o cabelo fica mais volumoso e mais brilhante. É bastante eficaz na redução ou até eliminação de comichão no couro cabeludo.

 

- Para reduzir a hipertensão (Tensão alta):

Os flavonóides presentes neste vegetal ajudam na estabilização da pressão arterial e assim reduzir a hipertensão, enquanto os sulfetos reduzem os lipídios do sangue e pressão arterial. A vitamina C ajuda a melhorar a elasticidade dos capilares sanguíneos e facilitar a absorção de ferro no organismo. O ácido fólico melhora a circulação sanguínea, impedindo a constrição dos vasos sanguíneos. Algumas substâncias contidas na cebolinho previnem os coágulos sanguíneos.

 

- Para terminar com a queda constante de cabelo:

As máscaras de cabelo com cebolinho são consideradas eficazes para atrasar a queda de cabelo, assim como melhorar o crescimento e a espessura do cabelo. O sumo de cebolinho pode prevenir a perda de cabelo, melhorando a circulação sanguínea no couro cabeludo. 

 

Como consumir o cebolinho?

Pode ser ingerido cru, em saladas, em batidos cremosos ou até mesmo como sumo.

Cozinhado na sopa ou como condimento noutros pratos.

 

Conhece alguma droga farmacêutica, tão eficaz como este alimento?

 

 

Temas relacionados:

Pêssego: 12 benefícios na saúde

Sem glúten: Já conhece o grão etíope/miudinho/eragrostis e seus benefícios?

Neem: 21 benefícios para a saúde

O alho e os seus enormes benefícios

Argila Bentonita: Benefícios e formas de usar

A valiosa e barata couve; 9 benefícios

Sal rosa dos Himalaias, o mais puro e saudável sal, 18 benefícios

Vários benefícios do arando/oxicoco (cranberry)

Salsa: 15 benefícios

Água oxigenada: Usos e benefícios

Os coentros: 18 benefícios para a sua saúde

O óleo de coco, 10 benefícios

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

O chá matcha e seus benefícios

Quinoa: Benefícios

A sopa e suas vantagens

Couve-flor; Benefícios e propriedades (receita)

Jejum renova as células, diz Nóbel de medicina

Benefícios do Açafrão da Índia/Cúrcuma

As nozes e seus benefícios

Schisandra: Fruto silvestre de cinco sabores

Beldroega: Conhece os benefícios desta planta para a saúde?

10 superalimentos

Pequeno, vermelho, fresco, saudável, o rabanete diminui o risco cardiovascular

”Os segredos de saúde dos Hunzas”

Alimentos ricos em cálcio

Vitamina K2, muito relevante para a saúde humana

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.