Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



História

As bolas de ferro chinesas (保定铁球) surgiram em Baoding, uma cidade de história milenar da China. A criação da bola de ferro data da dinastia Song (960-1127 d.C.), usada na época como um dos componentes da arte marcial budista. Na dinastia Ming (1368-1644 d.C.) um artesão de armas que vivia em Guan Shi-Qiao, guiado por um sonho celestial, criou duas bolas de ferro, para uso conjunto, baseado no conceito do yin-yang, surgindo assim as bolas: "uma que fala como o dragão e outra que canta como a fénix." Ansioso ao escutar falar dessa criação, o imperador contratou esse artesão de armas para servir à família imperial, produzindo as bolas de ferro somente para sua corte. Logo a nova criação ficou conhecida como o "tesouro do palácio".

Foto: desuarchive

 


Benefícios terapêuticos
Liu Shou-Zhen, um médico famoso de Baoding, foi o primeiro a comprovar os benefícios terapêuticos das bolas de ferro, e escreveu:
"As bolas soam como sinos relaxantes que respondem à natureza e à fluência dos cinco dedos, assim exercitando os músculos e activando a circulação sanguínea. Elas também relaxam os seus cinco órgãos vitais e prolongam a sua vida. Segurando as duas bolas e fazendo movimentos cíclicos em suas palmas, você será capaz de escutar o dragão falar e a fénix cantar. A sensação é única: é alcançar os imortais e voltar às mais simples sensações dos tempos antigos. As bolas estimulam também os vários pontos de acupunctura presentes na mão, activam e descontrai assim o sistema nervoso central, beneficiam o cérebro, melhoram a memória, aliviam o cansaço, desligam a pessoa das preocupações e do cansaço mental, e auxiliam no tratamento de problemas com mãos em geral. Há ainda registos de pessoas que as utilizaram para curar-se de artrites nos dedos e juntas, hipertensão, e doenças de idade. Assim, elas prolongam a vida das pessoas e são um tesouro necessário, especialmente para pessoas que utilizam muito as mãos e a cabeça".

 

São adoptadas pela medicina tradicional chinesa como instrumentos terapêuticos
A movimentação mais simples é girar as duas bolas numa mão nos sentidos horário e anti-horário.
O exercício diário promove a saúde das mãos ao activar os 6 meridianos de energia que por elas passam: pulmão, coração, pericárdio, intestino grosso, intestino delgado e triplo aquecedor.

 

Quem usa as bolas de saúde chinesas?

Qualquer pessoa! Da avô ao cirurgião que trabalha muitas horas por semana. Além disso, os exercícios não exigem aparelhos nem ambientes especiais, podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora.


Como fazer os exercícios?

Facílimo! Coloque as bolas em uma das mão e gire-as no sentido horário como no anti-horário, começando sempre com bolas de tamanhos menores e aumentando os tamanhos com a melhoria da prática.
Finalmente, pode-se exercitar ambas as mão alternada ou simultaneamente e até mesmo usar três ou quatro bolas em cada mão, de acordo com sua crescente habilidade.

 

Foto:gpedia

 

Modo de usar
Utilizadas em exercícios, elas devem ser colocadas juntas na palma da mão e, fechando os dedos, faça movimentos circulares, rodando-as em sentido horário e anti-horário, alternando uma mão com a outra. Se possuir dois jogos das bolas de ferro, faça o exercício com as duas mãos simultaneamente.

 

Benefícios:

+ Ajuda a melhorar a qualidade do sono

+ A mente poderá passar a funcionar melhor (inteligência, memória, etc)

+ Aumenta a circulação de sangue
+ Distrai a pessoa das preocupações

+ Melhora a destreza e a qualidade dos movimentos dos dedos, punhos e cotovelos, assim como dos ombros

+ Músculos se tornarão ágeis e descontraídos
+ Os ossos são fortalecidos
+ Previne e trata a fadiga
+ Previne e ajuda na ansiedade

+ Previne e ajuda no stress

+ Relaxa as articulações


Tratamento para:

+ Ajudar na dormência e tremor das mãos (sobretudo prevenção)
+ Ajudar em diferentes doenças crónicas

+ Artrite dos dedos e pulsos

+ Mãos mais fortes e ágeis

+ Previne e ajuda na hipertensão

Todo exercício deve durar pelo menos 3 min. (se prolongar o tempo não há qualquer problema) em cada mão. Quando comprar as bolas deve-se procurar a opção de acordo com o tamanho das suas mãos.

As bolas Baoding vêm em tamanhos diferentes, variam entre 35 mm e 100 mm de diâmetro. Quando o tamanho das bolas aumenta, aumenta também a dificuldade em utilizá-las pois o exercício torna-se mais complexo. Por esta razão, para os principiantes convém optar por começar com bolas de 50 milímetros e aumentar o tamanho quando eles ganharam mais experiência. 

O objectivo no exercício, é rodar as bolas em uma mão sem que lhes permitir tocarem uma na outra (difícil no início).

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Países latinos livres de vacinas, de rastos químicos e de pesticidas!

Paracelsus: "O que cura é o amor."


2 comentários

De Anónimo a 21.02.2018 às 10:43

Muito interessante.

De Anónimo a 28.02.2018 às 11:22

Desconhecia por completo essas bolas chineses e vou comprar . Tenho problemas nas mãos e dedos e o artigo é muito interessante. Obrigada.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Ajude o seu fígado


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor



Sondagem

Confia nas vacinas?
 
pollcode.com free polls





Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção

Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!


BPT


fb