BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O bicarbonato de sódio é um item básico em várias casas utilizado para assar e limpar – mas é bem provável que você não esteja aproveitando totalmente tudo o que ele tem a oferecer.

Imagem: curapelanatureza.

 

Por exemplo, você sabia que existe uma ampla gama de usos medicinais para o bicarbonato de sódio, tais como para remover farpas dos dedos ou escovar os dentes?

Ele se encontra na mesma posição que o peróxido de hidrogênio como uma das ferramentas mais baratas e seguras para a saúde, é barato, então é interessante aprender o máximo possível sobre as inúmeras utilizações do bicarbonato de sódio.

Breve história do bicarbonato de sódio

Na sua forma natural, o bicarbonato de sódio é conhecido como nacolita, que faz parte do mineral natural natrão. O natrão contém grandes quantidades de bicarbonato de sódio e é usado desde a antiguidade. Os egípcios, por exemplo, usavam o natrão como sabão para limpeza.

Mais tarde, histórias curiosas contavam que várias civilizações usavam formas de bicarbonato de sódio para fazer pão e outros alimentos que precisavam crescer. 
No entanto, foi somente em 1846 que o Dr. Austin Church e John Dwight começaram a fabricar e vender o composto que conhecemos hoje como bicarbonato de sódio.

Na década de 1860, o bicarbonato de sódio aparecia nos livros de receita e, na década de 1930, ele era amplamente anunciado como "um agente médico comprovado". Em 1972, surgiu a ideia de manter uma caixa de bicarbonato de sódio no refrigerador e isso virou moda…levante a mão se você também tem uma caixa no refrigerador!

O bicarbonato de sódio foi popularizado pela marca Arm & Hammer há mais de 150 anos e embora muitas pessoas estejam cientes de suas qualidades versáteis na cozinha e no lar, poucas pessoas sabem que ele também apresenta poderosas propriedades medicinais.

 

Bicarbonato de sódio ajuda a combater gripes e resfriados

Algumas pessoas acreditam que quando ingerido, o bicarbonato de sódio pode ajudar a manter o equilíbrio do pH na corrente sanguínea. Essa é provavelmente a premissa básica por trás dos usos recomendados contra os sintomas de resfriados e gripes. No livreto "Arm & Hammer Baking Soda Medical Uses" (Usos medicinais do bicarbonato de sódio da Arm & Hammer), publicado em 1924, o Dr. Volney S. Cheney relata seus sucessos clínicos com o bicarbonato de sódio no tratamento de gripes e resfriados:

"Em 1918 e 1919, durante o combate à 'gripe' com o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, fiquei sabendo que praticamente nenhuma pessoa que havia sido totalmente alcalinizada com bicarbonato de sódio havia contraído a doença, e aquelas que contraíram, se alcalinizadas no início, apresentaram invariavelmente ataques leves.

Desde então, tenho tratado todos os casos de resfriado e gripe receitando primeiramente doses generosas de bicarbonato de sódio e, em vários casos, os sintomas desapareceram totalmente dentro de 36 horas.

Além disso, na minha própria casa, antes dos Clubes de Mulheres e Associações de Pais e Mestres, defendi o uso do bicarbonato de sódio como preventivo contra resfriados; como consequência, diversos relatórios agora afirmam que as pessoas que ingeriram bicarbonato de sódio não foram afectadas, enquanto que quase todas as outras ao redor delas ficaram gripadas.

 

Não há total certeza sobre a validade da melhoria do pH em relação ao mecanismo de acção do bicarbonato de sódio, já que na minha experiência clínica, tenho usado o ácido clorídrico com frequência para ajudar as pessoas a se recuperarem quase que instantaneamente de infecções agudas. É óbvio que isso empurra o pH na direção oposta, porém os dois parecem funcionar, sugerindo que o modo de ação seja outro que não mediado pelo pH.

A administração é bem fácil e relativamente inofensiva, mesmo se você não apresentar melhora nos sintomas de resfriado. Basta dissolver a quantidade recomendada de bicarbonato de sódio em um copo com água fria e beber. As doses recomendadas pela Arm & Hammer Company para resfriados e gripes em 1925 eram:

  • 1º dia – Beba seis doses de ½ colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvida em um copo de água fria, a cada duas horas aproximadamente
  • 2º dia – Beba quatro doses de ½ colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvida em um copo de água fria, nos mesmos intervalos
  • 3º dia – Beba duas doses de ½ colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvida em um copo de água fria de manhã e à noite, e depois disso, ½ colher de chá dissolvida em um copo de água fria todas as manhãs até que os sintomas do resfriado desapareçam

 

Mais 11 usos medicinais do bicarbonato de sódio

Você ficará surpreso com a grande quantidade de remédios que se pode obter com uma caixa de bicarbonato de sódio. Entre eles:

  • Dor de úlcera: eu mesmo já o recomendei a várias pessoas, inclusive parentes, e me surpreendi com sua incrível eficácia. Isso faz sentido, já que o bicarbonato de sódio neutraliza imediatamente o ácido estomacal. A dose é geralmente 1 a 2 colheres de chá em um copo de água cheio.
  • Remoção de farpas: adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a um copo de água pequeno e mergulhe a área afectada duas vezes por dia. Várias farpas sairão sozinhas depois de alguns dias usando esse tratamento.
  • Remédio para queimaduras solares: adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio à água morna da banheira e entre na banheira para obter alívio natural. Quando sair, deixe a pele secar ao ar livre (em vez de tirar o excesso do bicarbonato com a toalha) para obter alívio ainda maior. Também é possível adicionar uma mistura de bicarbonato de sódio e água a uma compressa fria e aplicá-la directamente na queimadura solar.
  • Desodorante: se deseja evitar os parabenos e o alumínio encontrados em diversos desodorantes/desodorizantes e antitranspirantes, experimente uma pitada de bicarbonato de sódio misturada com água. Essa pasta simples transforma-se em um desodorante natural simples e eficaz.
  • Melhor desempenho esportivo/desportivo: os maratonistas há muito tempo usam uma prática conhecida como "doping de sódio" (ingestão de cápsulas de bicarbonato de sódio) antes das corridas para melhorar o desempenho, uma medida que parece funcionar de modo semelhante ao carregamento de carboidratos. Embora eu não sugira que você experimente isso em casa, é outro exemplo dos benefícios do bicarbonato de sódio.
  • Creme dental contra placas e gengivite: para obter um creme dental de grande eficácia, misture seis partes de bicarbonato de sódio com uma parte de sal marinho. Coloque em um liquidificador e misture por 30 segundos, depois despeje em um recipiente e está pronto para usar. Mergulhe a ponta do dedo indicador e coloque uma pequena quantidade da mistura de sal e bicarbonato na gengiva. Comece com a gengiva superior externa e depois com a parte interna da gengiva superior; passe para a gengiva inferior externa e depois para a gengiva inferior interna, esfregue a mistura nos dentes e gengivas. Cuspa o excesso. Depois de 15 minutos, enxague a boca. Essa mistura é incrivelmente eficaz para matar bactérias.
  • Picadas de insecto: aplique uma pasta composta por bicarbonato de sódio e água nas picadas de insecto para aliviar a coceira. Tente esfregar o pó seco sobre a pele também. Isso também é eficaz nas erupções com coceira e contra hera venenosa.
  • Clareador dental: para obter uma maneira natural de clarear os dentes, esmague um morango maduro e misture-o com 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio. Espalhe a mistura nos dentes e deixe agir por cinco minutos. Depois escove os dentes e enxague. Esse método não deve ser usado mais do que uma vez por semana, já que o uso em excesso pode causar danos ao esmalte do dente.
  • Imersão para pés: coloque três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um recipiente com água morna para preparar uma revigorante imersão para pés.
  • Esfoliante: uma pasta feita de três partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água pode ser usada como esfoliante para rosto e corpo. É natural, barata e suave o suficiente para uso diário.
  • Banho de desintoxicação: o bicarbonato de sódio e a cidra de maçã fazem um maravilhoso banho de spa para acabar com as dores e desintoxicar. E ainda por cima limpa a banheira e o ralo!

O bicarbonato de sódio é excelente para limpeza da casa também

Depois de guardar uma caixa de bicarbonato de sódio no armário de remédios, coloque uma no armário da cozinha abaixo da pia, uma no banheiro e outra junto com os produtos de limpeza...

  • O bicarbonato de sódio é óptimo para esfregar no banheiro e na cozinha. Coloque-o em um recipiente de vidro de queijo ralado com uma tampa de aço inoxidável que tenha furos, pulverize o bicarbonato nas superfícies e esfregue. Se quiser, adicione algumas gotas do seu óleo essencial preferido. Os óleos de lavanda e melaleuca possuem potentes propriedades anti-bacterianas.
  • O bicarbonato de sódio misturado com vinagre de cidra de maçã é uma combinação espumante que apresenta diversos usos. Como limpador de ralos, pulverize o bicarbonato de sódio no ralo, adicione vinagre de cidra de maçã e deixe borbulhar por 15 minutos, depois enxague com água quente. Essa é uma alternativa mais segura do que os perigosos produtos desentupidores.
  • Mergulhe panelas e potes na água quente com bicarbonato de sódio por 15 minutos para remover facilmente restos de alimentos assados.
  • Use bicarbonato de sódio para esfregar a grelha da churrasqueira.
  • Limpe os brinquedos de bebê com uma mistura de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 litro de água.
  • O bicarbonato de sódio também pode ser usado como amaciante ou para deixar suas roupas mais brancas e brilhantes (adicione uma xícara à carga de roupas).
  • O bicarbonato de sódio é um produto natural de limpeza de carpetes. Pulverize no carpete e deixe agir por 15 minutos, depois passe o aspirador de pó.
  • Para polir prata sem usar produtos tóxicos de polimento, encha a pia da cozinha com água quente, acrescente uma folha de alumínio e bicarbonato de sódio e deixe as peças de prata imersas até que fiquem limpas. É uma maneira fácil e divertida de limpar objectos de prata.
  • Coloque um pouco de bicarbonato de sódio nos sapatos para obter um desodorante/desodorizante natural.
  • Caso alguma panela pegue fogo na cozinha, use o bicarbonato de sódio para abafar as chamas.

Nada mal por tão pouco dinheiro, não acha?

 

Temas relacionados:

Gripe e resfriados: A vitamina D é mais eficaz que a vacina

RKI e cientistas: Vacina contra a gripe actual praticamente não funciona

Como ficar imune ao frio, à gripe e à constipação

Dica da semana; Bicarbonato de sódio + sal marinho

Bicarbonato de sódio + limão = Destruição das células cancerígenas

Bicarbonato de sódio / soda, o remédio caseiro fabuloso das nossas avós

Bicarbonato de sódio: Remove resíduos de pesticidas

 

Fontes:

Cura pela Natureza

Mercola

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.