Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A planta galanga/galangal,  Alpinia galanga , pertence à família Zinginberaceae, é a mesma família do gengibre. O seu sabor é forte e levemente picante parecido ao cravo-da-índia e o seu aroma é agradável. Pelo seu gosto agradável e por seus óptimos benefícios ao organismo de quem a consome regularmente, faz parte do hábito de muitas pessoas ao redor do mundo.

Na Europa é consumida sobretudo pelos alemães, austríacos e eslavos. Na Rússia é utilizada para fazer licores e vinagres.

Pode alcançar os 2 m de altura, é reconhecida pelas suas flores brancas levemente esverdeadas e com a ponta em tom vermelho escuro, assim como pelas suas largas e longas folhas verdes. É popularmente conhecida também como  alpínia e gengibre siamês. Seus rizomas possuem cor que varia entre o laranja e o castanho, e seus frutos assemelham-se a bagas vermelhas. Originária da China, pouco tempo após ser descoberta a galanga foi levada para a Europa, a herborista e santa Hildegard von Bingen a apelidou de "tempero da vida", pois a planta era um presente das divindades para evitar doenças.

A galanga é usada como tempero e como medicamento/remédio natural há mais de 1.000 anos na Europa, graças à Hildegard von Bingen.

 

Composição da galanga:

A galanga possui óleo essencial (eucaliptol, cineol, pineno e eugenol), lactonas (galangol, galangina, alpininha e canferida) e sesquiterpene.

 

Propriedades Medicinais Alternativas:

Afrodisíaco, anti-bacteriano, anti-fúngico, anti-reumático, anti-tumor, aromática, carminativo, diaforético, estimulante, tónico digestivo.

Benefícios do uso da galanga:

Indicado principalmente para artrite, bronquite, cólera, diarreia, malária, mau hálito, gripes, reumatismos, resfriados, problemas estomacais como má digestão, náuseas e enjoos, úlceras, gases intestinais (flatulência), má circulação sanguínea especialmente nas mãos e pés, soluços. A galanga sobressai sobretudo por alíviar nos problemas digestivos.

 

Usos Tradicionais:

Artrite reumatóide, bronquites, candida, catarro, cólera, dispepsia, gases intestinais, indigestão, leucemia, malária, náuseas, resfriados, sarampo, soluços, úlceras.

 

Na cozinha/culinária:

Os rizomas são colocados em caris e sopas. Os brotos jovens são comidos crus ou cozidos a vapor. É possível usar a galanga como condimento/especiaria em refeições com arroz e para dar sabor a licores e vinagres.

Este “tempero da vida”, em alguns países eslavos e germânicos era usado como medicamento/remédio, para tratar de surdez, de doenças cardíacas e de indigestão.

Curiosidade:

Hildegard von Bingen, recomendava para inúmeras doenças e sobretudo para a manutenção da saúde, estes alimentos estavam no topo, trigo espelta, castanhas, funcho, bertram e galanga!

 

Nota:

Prefira sempre alimentos e condimentos/especiarias de origem biológica ou de algum agricultor de sua confiança. Alimentos convencionais, contêm químicos e pesticidas, quando não são OGM ou transgénicos, portanto estes não favorecem a sua saúde.

 

Temas relacionados:

Cozinha chinesa: Benefícios

Alimentos que ajudam na azia e/ou refluxo

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

27 antibióticos naturais

27 alimentos mais alcalinos: Para proteger a sua saúde da larga maioria das doenças, incluindo cancro

O alho e os seus enormes benefícios

Bicarbonato de sódio / soda, o remédio caseiro fabuloso das nossas avós 


Fonte:

Hildegard von Bingen

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Países latinos livres de vacinas, de rastos químicos e de pesticidas!

Paracelsus: "O que cura é o amor."



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Ajude o seu fígado


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor



Sondagem

Confia nas vacinas?
 
pollcode.com free polls





Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção

Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!


BPT


fb