BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A planta galanga/galangal,  Alpinia galanga , pertence à família Zinginberaceae, é a mesma família do gengibre. O seu sabor é forte e levemente picante parecido ao cravo-da-índia e o seu aroma é agradável. Pelo seu gosto agradável e por seus óptimos benefícios ao organismo de quem a consome regularmente, faz parte do hábito de muitas pessoas ao redor do mundo.

Na Europa é consumida sobretudo pelos alemães, austríacos e eslavos. Na Rússia é utilizada para fazer licores e vinagres.

Pode alcançar os 2 m de altura, é reconhecida pelas suas flores brancas levemente esverdeadas e com a ponta em tom vermelho escuro, assim como pelas suas largas e longas folhas verdes. É popularmente conhecida também como  alpínia e gengibre siamês. Seus rizomas possuem cor que varia entre o laranja e o castanho, e seus frutos assemelham-se a bagas vermelhas. Originária da China, pouco tempo após ser descoberta a galanga foi levada para a Europa, a herborista e santa Hildegard von Bingen a apelidou de "tempero da vida", pois a planta era um presente das divindades para evitar doenças.

A galanga é usada como tempero e como medicamento/remédio natural há mais de 1.000 anos na Europa, graças à Hildegard von Bingen.

 

Composição da galanga:

A galanga possui óleo essencial (eucaliptol, cineol, pineno e eugenol), lactonas (galangol, galangina, alpininha e canferida) e sesquiterpene.

 

Propriedades Medicinais Alternativas:

Afrodisíaco, anti-bacteriano, anti-fúngico, anti-reumático, anti-tumor, aromática, carminativo, diaforético, estimulante, tónico digestivo.

Benefícios do uso da galanga:

Indicado principalmente para artrite, bronquite, cólera, diarreia, malária, mau hálito, gripes, reumatismos, resfriados, problemas estomacais como má digestão, náuseas e enjoos, úlceras, gases intestinais (flatulência), má circulação sanguínea especialmente nas mãos e pés, soluços. A galanga sobressai sobretudo por alíviar nos problemas digestivos.

 

Usos Tradicionais:

Artrite reumatóide, bronquites, candida, catarro, cólera, dispepsia, gases intestinais, indigestão, leucemia, malária, náuseas, resfriados, sarampo, soluços, úlceras.

 

Na cozinha/culinária:

Os rizomas são colocados em caris e sopas. Os brotos jovens são comidos crus ou cozidos a vapor. É possível usar a galanga como condimento/especiaria em refeições com arroz e para dar sabor a licores e vinagres.

Este “tempero da vida”, em alguns países eslavos e germânicos era usado como medicamento/remédio, para tratar de surdez, de doenças cardíacas e de indigestão.

Curiosidade:

Hildegard von Bingen, recomendava para inúmeras doenças e sobretudo para a manutenção da saúde, estes alimentos estavam no topo, trigo espelta, castanhas, funcho, bertram e galanga!

 

Nota:

Prefira sempre alimentos e condimentos/especiarias de origem biológica ou de algum agricultor de sua confiança. Alimentos convencionais, contêm químicos e pesticidas, quando não são OGM ou transgénicos, portanto estes não favorecem a sua saúde.

 

Temas relacionados:

Cozinha chinesa: Benefícios

Alimentos que ajudam na azia e/ou refluxo

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

27 antibióticos naturais

27 alimentos mais alcalinos: Para proteger a sua saúde da larga maioria das doenças, incluindo cancro

O alho e os seus enormes benefícios

Bicarbonato de sódio / soda, o remédio caseiro fabuloso das nossas avós 


Fonte:

Hildegard von Bingen

 

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT