Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Rejuvélac é utilizado há muitos séculos na Ásia, seja na Índia, nos Himalaias, na Rússia... e é vendida como bebida engarrafada há pelo menos 150 anos na Alemanha, Áustria, Suíça e em outros países eslavos.

O maravilhoso rejuválac!  Para quem ainda não conhece, o rejuválac é um probiótico natural preparado a partir da fermentação grãos de trigo biológicos germinados ou não. Também pode ser preparado com outros grãos como centeio, cevada, aveia, arroz integral, quinoa e amaranto. Importante ressaltar que seja lá qual o grão utilizado, tem que ser biológico! rejuválac é uma bebida viva e crua, tem um sabor ligeiramente amargo que eu pessoalmente adoro. É rico em lactobacilos, proteínas, vitaminas do complexo B, C e E. Resumindo, o rejuválac é um excelente tónico para todo o organismo, especialmente para o sistema digestivo. Super fácil de preparar e muito económico. Depois que eu comecei a tomar não parei mais de fazer e acabei descobrindo as maravilhas que se pode fazer com esta super bebida. 

 

Necessário

- 1 chávena de grãos de trigo integral biológico
- 5 chávenas de água filtrada em temperatura ambiente
- 1 pote de vidro lavado
- 1 jarra de vidro com tampa para guardar na geladeira
- coador de plástico
- tule (tecido fino, leve e transparente) para cobrir ou um guardanapo de tecido tipo fralda

Preparação

Comece esterilizando um pote de vidro com água fervendo. Deixe esfriar. Lave bem os grãos de trigo varias vezes. Eu costumo lavar umas 4 ou 5 vezes. Coloque os grãos de trigo lavados e escorridos no pote de vidro que foi esterilizado. O pote deve estar frio. Cubra com voal (tecido tipo cortinado) e deixe descansar por 8 horas na água. 

 

Depois de 8 horas de molho, escorra os grãos e lave novamente. Coloque então os grãos para germinar em uma peneira de plástico. Não use metal durante o processo de preparo do rejuválac.

Cubra a peneira com uma toalha de papel e deixe em um canto da cozinha para germinar. O processo de germinação vai depender da temperatura ambiente. Eu geralmente deixo 8 horas para germinar. É possível fazer o rejuválac sem germinar os grãos, mas eu prefiro germinar sempre. Quando começarem a surgir pontinhos brancos nos grãos, esta começando a germinar. Não é necessário deixar germinar muito. Neste ponto já esta pronto para começar a fermentação do rejuválac. Agora é a hora de usar a jarra de vidro. Lave bem e esterilize com água fervendo antes de usar. Os cuidados de higiene e limpeza são muito importantes para o preparo do rejuválac.

Coloque os grãos na jarra já fria e adicione as 5 chávenas de água filtrada. Acomode os grãos na base apenas movendo um pouco a jarra se necessário. Cubra com um voal ou tecido de fralda. Se for necessário use um elástico para manter o voal sobre a jarra. E importante que haja ventilação necessária para que o processo de fermentação seja perfeito. Coloque então a jarra em um lugar da sua cozinha que você vai escolher, afastado da luz solar. Eu já percebi que no meu caso faz diferença o local que eu coloco. Já aconteceu de eu mudar o lugar e o rejuválac não saiu bem. Eu coloco sempre em cima de um balcão num cantinho encostado na parede longe da luz do sol. E neste local onde eu consigo os melhores resultados.

Deixe fermentar por 48 horas. Você vai notar que a água vai se tornar turva, meio esbranquiçada. Uma fina camada de espuma vai se formar no topo e se você olhar vai perceber a fermentação. Pequenas bolhas sobem para o topo o tempo todo. Você vai sentir o aroma da fermentação.

Após 48 horas de fermentação esta na hora de remover o liquido. Prepare outra jarra de vidro (lave bem e esterilize com água fervente deixando esfriar antes de usar). A jarra deve ser grande o suficiente para colocar o rejuválac. Use um coador pequeno de plástico e despeje o liquido na jarra vazia.

Tampe a jarra com o rejuválac e leve a geladeira. Esta pronto para beber. E uma delicia geladinho. Você pode conservar o rejuválac no vidro por ate 5 dias na geladeira. Pode servir com sumo de limão fresco ou puro. Eu gosto dos dois. Me acostumei muito com o sabor do rejuválac. Quando coloco limão não e para melhorar o sabor, mas sim para enriquecer os nutrientes.

Depois de pronto o primeiro rejuválac de 48 horas lave bem os grãos e coloque na peneira plástica. Deixe escorrendo. Lave a jarra em água corrente para remover resíduos da fermentação anterior (eu uso esta água para as minhas plantas) . Enxagúe bem. Despeje os grãos de volta na jarra e acrescente 5 chávenas de água filtrada para a segunda fase da fermentação. O mesmo procedimento anterior. Cubra com o filó ou voal e leve para o cantinho da cozinha que você escolheu. Deixe fermentando por 24 horas. Terminado este tempo, repita a mesma operação. Remova o rejuválac da segunda fermentação, coloque no frigorífico/geladeira em recipiente de vidro previamente preparado conforme instruções acima. Tampe e conserve o rejuválac de segunda fermentação no frigorífico/geladeira.

Lave os grãos novamente e prepare a jarra para a terceira fermentação. Esta será a ultima. Você vai deixar mais 24 horas fermentando. Terminado o tempo da terceira fermentação, guarde o rejuválac na geladeira e lave os grãos em agua corrente.
Os grãos germinados são maravilhosos para fazer diversas receitas. Você pode fazer saladas maravilhosas, pode usar nas vitaminas e sucos, pode também preparar massa para o delicioso pão essênio, fazer biscoitos desidratados e muito mais. Com certeza você vai ter muitas ideias para usar os grãos germinados.

Informações adicionais
Se perceber que o rejuválac está com cheiro ruim, tipo estragado, não beba. Use para as plantas. É um excelente adubo. Eu sempre uso e já percebi que as plantinhas estão crescendo lindas e muito cheias de vida. Eu procuro guardar a água que lavo os grãos e a jarra para molhar as minhas plantas. Quando vou fazer este processo tenho sempre a mão uma jarra grande onde armazeno a água da lavagem dos grãos e uso quando necessário para regar as plantas.

 

Rejuválac é como uma excelente bebida tónica (particularmente de todo o sistema digestivo: desde a digestão, nutrição e excreção), extremamente "viva" por seu elevado teor de enzimas (aminoácidos) e vitaminas. rejuválac é um verdadeiro "caldo enzimático" preparado a partir da fermentação do trigo integral.

Devem tomar rejuválac as pessoas que desejam acelerar processos de desintoxicação e:
- Praticar a medicina preventiva,
- Viver o melhor de sua existência,
- Manter seu organismo plenamente vitalizado e,
- Se recuperar ou curar de uma doença.

Néctar de Girassol
Ingredientes: 1 chávena (chá) de rejuválac + 1 maçã picada + 1/2 chávena (chá) de semente de girassol germinada + suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata no liquidificador a maçã + girassol + rejuválac. Coe, acrescente o suco fresco de limão e beba imediatamente.

Néctar de Abacaxi
Ingredientes: 1 chávena (chá) de rejuválac + 1 rodela grossa de abacaxi picada + 1 inhame picado + folhas de hortelã a gosto + suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

Néctar Hidratante
Ingredientes: 1/2 chávena (chá) de rejuválac + 1/2 chávena (chá) de água de coco + suco fresco de 1 limão + 1 colher chá de sementes de erva-doce.
Preparo: bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

Néctar Revigorante
Ingredientes: 1 chávena (chá) de rejuválac + 2 a 4 colheres (sopa) do trigo germinado + 1 chávena (chá) de manga picada + suco fresco de 1 limão + 2 folhas de couve manteiga (opcional).
Preparo: bata tudo no liquidificador e beba imediatamente. Caso queira deixar na forma de mousse para comer de colher, use metade do rejuválac e deixe os grãos do trigo parcialmente inteiros.

 

Fontes:

Naturopatia

veganana

Conceição Trucom (química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida)

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Publicidade: Floradix



Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor








Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


BPT