BIO!

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Já no passado, a ordem dos médicos tentou fazer passar a sua proposta contra os doentes, o chamado acto médico, felizmente chumbado pelo então presidente Jorge Sampaio.

Agora a ordem dos médicos tenta a mesma abordagem mas sob a camuflagem do "ato de saúde".


Comunicado APPA 

« Proposta de Lei n.º 34/XIII para regulamentar os atos de várias profissões de Saúde.

A APPA – Associação Portuguesa dos Profissionais de Acupunctura expressou desta vez junto do grupo parlamentar do PSD, as suas preocupações na defesa das TNC em Portugal e dos seus profissionais, sobre a aplicação da Proposta de Lei 34/XIII.
A atual Proposta de Lei 34/XIII seria inofensiva para as TNC - Terapêuticas Não Convencionais - se acrescentássemos ao diploma os atos das Terapêuticas Não Convencionais ou se ao documento em apreço se acrescentar um artigo que nos proteja de sermos atacados ao abrigo desta nova lei. Pois será fácil confundir o normal exercício das nossas profissões com os atos que aqui se legislam.

Apesar de todas as leis que nos regulam nos remeterem indubitavelmente para a saúde, com todas as exigências e obrigações ainda há, contudo, quem insiste em perseguir as TNC.
Com esta nova Lei, as Ordens de Saúde existentes ficam com a legitimidade criminal e podem constituir-se assistentes nos processos por crime de usurpação de funções pelo exercício ilegal.

A proposta de Lei 34/XIII ao não considerar todos os profissionais de saúde legalmente reconhecidos, cria um precedente de extrema gravidade uma vez que ao excluir os demais profissionais de saúde legalmente reconhecidos como é o caso dos profissionais das TNC, os Fisioterapeutas, os Técnicos de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, os Podologistas, entre outros, coloca-os numa situação fora da lei com todas as implicações daí decorrentes, colide com a legislação que os reconhece abrindo um imbróglio jurídico desnecessário, colide com a legislação comunitária pondo em causa o princípio da livre circulação no que respeita aos profissionais de saúde legalmente reconhecidos, nos países da CEE, que ficariam impedidos de exercer em Portugal.

Esta proposta de lei apenas considera os profissionais de saúde das Ordens profissionais mas tal como está, teria repercussão sobre todas as profissões de saúde existentes.
Não acrescenta qualquer benefício para o paciente, logo esta proposta de Lei só serve os interesses das Ordens, contempladas nesta proposta de Lei.

No entender da APPA e em prol da Saúde Pública, a proposta de Lei nº 34/XIII deve contemplar todas as profissões de saúde legalmente reconhecidas, a não ser assim e considerando os efeitos devastadores dos problemas que vem originar, não faz sentido a sua existência.
Os profissionais das TNC são profissionais de saúde.

Em conclusão,

, estando a APPA disposta a contribuir de forma construtiva, rigorosa e responsável para alterações da mesma.
Informamos ainda que nestas reuniões parlamentares, a APPA tem deixado para análise um dossier onde provamos que realmente somos saúde, com a seguinte documentação:
•Lei nº 45/2003 - Estabelece o enquadramento da atividade e do exercício dos profissionais que aplicam as terapêuticas não convencionais, tal como são definidas pela Organização Mundial de Saúde
•Lei nº 71/2013 - regula o acesso às profissões no âmbito das terapêuticas não convencionais, e o seu exercício, no setor público ou privado, com ou sem fins lucrativos
•Portarias 207 A a G/ 2014 – Definem e Regulamentam os atos dos Profissionais de Saúde das TNC, fixando a caracterização e o conteúdo funcional
•Lei n.º 104/2015 - Cria o Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde, onde as TNC são incluídas
•Lista Organização Mundial de Saúde – Onde as TNC são enquadradas como saúde:

◦Registo das TNC da Comunidade Europeia – Onde as TNC são enquadradas como saúde
◦Classificação Portuguesa das Profissões – Onde estão incluidas as TNC
◦Portaria n.º 181/2014 – Atribuição das Cédulas Profissionais pela Administração Central do Sistema de Saúde
◦Portarias n.º 172 B a F/2015 - Regula os requisitos gerais que devem ser satisfeitos pelo ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Fitoterapia, Acupuntura, etc.

 

Obs.:

É bom aqui recordar, a ordem dos médicos ainda não há muito tempo, afirmava as medicinas alternativas, como a MTC, a Naturopatia e a Homeopatia eram uma charlatanice. Ela mudou rapidamente de ideias ao aparecerem as TNC homolgadas por lei.

Se a ordem dos médicos, zelasse pelos doentes, alguma vez iria propor mais um acto médico/ato de saúde (Lei nº 34 / XIII) e não um ato convencional ?

Se a ordem dos médicos, não estivesse neste desalinho, estaria ela tão empenhada em apoderar-se das TNC - Terapias Não Convencionais ?

Não terá a ordem, assuntos bem mais urgentes a tratar, do que condicionar os doentes nas suas escolhas ?

 

Temas relacionados:

Portugal: Ato de Saúde = Acto Médico ?

OM (Ordem dos Médicos): Contra a isenção de IVA nas medicinas não convencionais?

A promiscuidade entre médicos e seguradoras

“A campanha do colesterol é o maior escândalo médico do nosso tempo”

Confia no seu médico convencional?

Médica escreveu livro: A máfia médica (Vídeos)

“A campanha do colesterol é o maior escândalo médico do nosso tempo”

Sucessivos erros médicos: Bebé morre em hospital

Como impedir o seu médico de o matar

Colesterol: Fármacos são completamente inúteis

Qual o estado do sistema de "saúde" ?

Médicos assinam atestados médicos em branco

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



1 comentário

De Maria Helena Rodrigues a 17.01.2017 às 22:58

Se eu entendi bem os médicos estão contra as medicinas alternativas e querem limitá-las não tendo qualquer vergonha em pretenderem ficar com elas as medicinas alternativas.
Na minha opinião os médicos só deviam poder exercer a medicina ocidental alopática e nunca a medicina alternativa.
Da maneira que a ordem dos médicos está a agir dá a sensação que quer mesmo comportar-se como uma máfia. A ordem dos médicos só tem a perder ao se comportar desse modo, perdendo totalmente a minha confiança.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.