BIO!
Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
A suplementação com astaxantina na dieta humana está se tornando cada vez mais popular. É um potente antioxidante comparável com a vitamina E, que combate o stress oxidativo e é muito benéfico para a pele, visão, e a saúde celular.
Imagem: Kopp-Verlag
A astaxantina é o carotenóide que dá a cor vermelha do salmão, camarão, truta ou com os flamengos. É produzido por vários tipos de microalgas, que são a base da alimentação do zoo-plâncton e o krill, por sua vez, o alimento preferido daqueles que armazenam o pigmento na pele e no tecido adiposo, sendo esta a razão da sua cor avermelhada.
A pele não sofre decoloramiento por isso que a coloração avermelhada dos peixes e crustáceos que a ingerem se conserva mesmo quando cozinhdos, como é o caso do camarão ou salmão selvagem. Por ser um pigmento lipossolúvel se incorpora nas membranas celulares.
Os salmões criados artificialmente em aqua-cultura, se não recebessem aditivos químicos (petroquímicos) a sua carne não teria a característica cor avermelhada que o salmão selvagem tem.
A astaxantina é o carotenóide antioxidante mais poderoso quando se trata de captação de radicais livres: é 65 vezes mais potente que a vitamina C, 54 vezes mais potente do que o beta-caroteno e 14 vezes mais potente que a vitamina E.
Astaxantina, características
Entre outras coisas, é reconhecida por aumentar a função imunológica, a saúde cardiovascular e melhorar a resistência à atividade física.
Astaxantina, benefícios:
A astaxantina é um pigmento carotenóide e que tem muitos benefícios para a sua saúde, entre eles o de ter uma pele mais saudável, aumentar a resistência física, a saúde do coração e reduzir a dor nas articulações.
Entre as características que lhe são atribuídas ao consumo regular de astaxantina estão o aumento da função imunológica, a saúde cardiovascular, a redução dos triglicerídeos, e a melhoria da resistência, o desempenho e a recuperação da actividade física. É um potente anti-inflamatório natural, favorece os processos de recuperação da artrite e asma.
A astaxantina fornece proteção antioxidante e anti-inflamatória para o cérebro e os olhos. Sua estrutura celular única permite-lhe permanecer ativo por muito mais tempo que a maioria dos antioxidantes.
Nos últimos anos, houve pelo menos 17 estudos sobre a saúde do cérebro que mostra que a astaxantina protege os neurônios e podem atrasar os efeitos do declínio cognitivo relacionado com a idade, assim como a diminuição das funções psicomotoras.
Os estudos também têm demonstrado que melhora o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial. Aumenta o colesterol HDL (o colesterol bom) e diminui os triglicerídeos.
A astaxantina é também muito mais eficaz do que outros carotenóides contra os efeitos nocivos da luz solar, protegendo os olhos de cataratas, degeneração macular e da cegueira.
Pele mais jovem e com menos rugas
A astaxantina pode ser usada topicamente para promover uma pele mais saudável. Um estudo de 2012 mostrou que a combinação de doses tópicas e orais de astaxantina pode ajudar a suavizar as rugas, manchas da idade e ajudar a manter a humidade da pele. Houve resultados positivos tanto em homens como mulheres.
Outro benefício surpreendente para a pele é a sua capacidade em melhorar o desempenho (d)esportivo e como pode melhorar a resistência, bem como os níveis de fadiga após o exercício.
A astaxantina ajuda também a estabilizar o açúcar no sangue, melhora a fertilidade do esperma e protege o cérebro da demência e o mal de Alzheimer, melhorando a recuperação da medula espinhal e outras lesões do sistema nervoso central.
Obs.:
Ao que tudo indica os arandos (frutos/bagas) também são importantes forntes de astaxantina.
A Luteína também é importante para a boa visão (olhos).
Temas relacionados:
- Antibióticos danificam o cérebro
- Dores: Relação com os sentimentos e emoções
- Ginkgo biloba: Para que serve
- Controle os níveis altos de açúcar no sangue com estas 5 vitaminas caseiras
- Pão branco: Engorda, estupidifica e é um assassino oculto
- Argila Bentonita: Benefícios e formas de usar
- Químicos e fármacos levam a uma feminização dos machos
Fonte:
Alimentos para Curar
Astaxantina Espanha
Pravda-TV
Zentrum der Gesundheit
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.