BIO!

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A importância dada ao ferro da carne é excessiva. Ferro é ferro, um único mineral. No entanto, esse ferro pode estar "disfarçado" de heme e não-heme.

O ferro heme apresenta uma absorção de cerca de 20% e sofre pouca influência dos factores que dificultam ou promovem a sua absorção.

Já o ferro não-heme apresenta absorção de cerca de 10% e é mais influenciado pelos factores que estimulam ou inibem a sua absorção. O reino vegetal é composto exclusivamente por ferro não-heme.

A diferença desses dois ferros é apenas na sua absorção. Entrando no organismo eles são iguais e têm as mesmas funções.

Imagem: daxushequ

 

É aqui que começa a nossa questão: o ferro da carne não é esse "todo poderoso" ferro heme, mais absorvido. Vou explicar.

Uma pessoa precisa absorver diariamente 1 a 2 mg de ferro. Como a absorção do ferro não é simples, a recomendação de ingestão dele é bem maior do que o que precisamos absorver. Homens precisam ingerir cerca de 8 mg de ferro por dia e as mulheres 18 mg. Pois bem, seguindo a recomendação de consumo de carne preconizada por muitos nutricionistas de 100 gramas de carne magra por dia e, sendo essa carne das mais ricas em ferro, a pessoa estará ingerindo 3 mg de ferro.

É aqui o ponto chave da questão! O ferro da carne é 60% não-heme (igual ao dos vegetais) e 40% heme. Portanto, se a questão de comer carne é pelo fato de ingerir o ferro heme, 100 gramas de carne contém 1,2 mg de ferro heme (40% do ferro total), e não 3 mg!

Mas não para por aí! Após o abate do animal, a carne não é consumida imediatamente. Quanto mais tempo ela fica guardada, mais ferro heme se transforma em não-heme. E para piorar a situação, o calor também acentua a transformação do ferro heme em não-heme. Isso significa que quando você come a carne, está consumindo bem menos de 40% de ferro heme, ou seja, bem menos de 1,2 mg de ferro, mas vamos considerar que você ingeriu realmente esses 1,2 mg.

Esse ferro heme é 20% absorvido. Isso significa que, ao ingerir 1,2 mg de ferro, você estará absorvendo 0,24 mg de ferro. Lembre-se de que você precisa absorver de 1 a 2 mg por dia.

Através desses cálculos podemos ver claramente que a ingestão de carne não satisfaz as necessidades diárias de ferro.

Estudos com vegetarianos e veganos demonstram claramente que a ingestão de ferro, ao contrário do que muitos pensam, é maior do que a de não vegetarianos. Esses estudos demonstram que os vegetarianos costumam ingerir cerca de 15 a 20 mg de ferro por dia e, como a sua absorção é de cerca de 10%, absorvemos 1,5 a 2 mg por dia, que é a quantidade necessária.

Para ajudar ainda mais, a vitamina C é um dos maiores promotores da absorção de ferro. Os vegetarianos ingerem o dobro de vitamina C do que os onívoros/omnívoros, o que favorece intensamente a absorção do ferro.

Estudos populacionais demonstraram claramente que a prevalência de anemia ferropriva em vegetarianos é a mesma que a encontrada em onívoros/omnívoros. 

Assim, não podemos, em hipótese alguma, dizer que o ferro contido na carne é tão importante quanto se alega por aí.

 

Nota bene:
Cuidado com os preparados de ferro farmacêuticos vendidos na farmácia, eles podem levar a um enfarte/infarto do coração. Se tiver de facto deficiência de ferro, - anemia - prefira os preparados/remédios naturais de ferro. Não se esqueça de verificar os seus níveis de vitamina C, pois em caso de deficiência desta vitamina a absorção do ferro pode ser também deficiente.

A carne é deficiente de vitamina C, já os legumes verdes. Quem come legumes e não sofre de doenças digestivas , - sobretudo a nível intestinal - não tem défice de vitamina C.

Atenção, nada de excesso de ferro pois isto pode conduzir à produção de radicais livres e dessa forma promover o envelhecimento (p.ex. da pele), doenças das células, doenças oculares, cataratas, debilita o sistema imunitário e assim pode surgir o cancro/câncer. As mulheres com menstruação, neste caso, estão mais protegidas contra o excesso de ferro, a menstruação livra a mulher do excesso.

Quem tem problemas de intestinos como a doença de Crohn, polipos, cólon irritável, intolerância à lactose, intolerância ao glúten entre outras doenças, tem geralmente problemas de assimilação, daí não ser estranho que possa vir a sofrer de de anemia.

 

Para evitar a deficiência de ferro, - averiguar se não há hemorragias internas - há que evitar o seguinte:

1.

- Café

- Chá preto

- Cacau

- Leite e derivados

 

2.

- Alimentos com agro-tóxicos/convencionais/pesticidas

- Refeições sem legumes

- Drogas farmacêuticas que promovem a anemia

 

10 motivos para comer folhas de legumes verdes e frescos e biológicos

(Desde o passado longínquo até aos dias de hoje se mantém a regra, para uma boa saúde ingerir diariamente 50% de legumes)

+ Melhoria da função imunitária
+ Prevenção de tumores
+ Melhoria da circulação sanguínea
+ Purificação do sangue e estimular a formação de sangue
+ Abestecer com  ácido fólico, ferro e magnésio
+ Alivia da depressão
+ Fortalecimento da flora intestinal
+ Melhora funcional do fígado, rins e vesícula biliar
+ Redução do estresse oxidativo
+ Alivia ou previne da inflamação

 

Vegetais que combatem a anemia: 

+ Espinafre
+ Acelga
+ Couve/repolho mostarda
+ Alface cordeiro
+ Cabeça de alface
+ Alface
+ Alface batavia
+ Alface frisada
+ Chicória
+ Aipo
+ Repolho chinês

+ Repolho 

+ Folhas de brócolis/brócolos

+ Os ramos da cenoura

+ Beterraba

+ Agrião 

+ Rúcula

+ Brotos, assim que formam pequeninas folhas verdes
+ Salsinha

+ Endro

+ Orégano/ orégão

+ Manjericão

+ Coentro
+ Cidreira/Melissa

 

Plantas silvestres:

+ Dente-de-leão

+ Chicória

+ Urtiga

+ Moringa

+ Beldroegas

+ Trevo
+ Alho selvagem
+ Folhas de malva
+ Folhas de mostarda

 

Temas relacionados:

Médicos: Dietas vegetarianas ou veganas podem propiciar gravidez saudável

Maca peruana: Seus enormes benefícios

Amaranto: Benefícios e receitas

Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios

Geleia Real: Tantos benefícios

Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios

Pêssego: 12 benefícios na saúde

Sem glúten: Já conhece o grão etíope/miudinho/eragrostis e seus benefícios?

Argila Bentonita: Benefícios e formas de usar

A anemia

Parasitas: Sabe se está contaminado? Sintomas e como eliminar

Salsa: 15 benefícios

A urtiga tem muitos antioxidantes entre outros benefícios

A vitamina B12 e alguns mitos

O Pau D´Arco

10 superalimentos

O micro-ondas é prejudicial para a sua saúde ?

Omeprazol: 10 perigos para a saúde

 

Fontes:

American Journal of Clinical Nutrition

Ascensão e Cura

Zentrum der Gesundheit

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.