BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Foto: lojabiomundo. 

 

Amêndoas são extremamente nutritivas, sendo ricas em fibras, proteínas, vitamina E, magnésio vitamina B2, fósforo, entre outros nutrientes importantes para a saúde. Além de ser extremamente saudável, é um alimento fácil de adicionar na alimentação, pois pode ser consumido de diversas maneiras: inteira, ralada, como farinha, óleo, leite (bebida de amêndoa) e manteiga.

O número de benefícios da amêndoa, mesmo de uma pequena porção, é surpreendente. Ela tem propriedades que são muito efectivas na perda de peso, auxilia o corpo contra as doenças mais temidas e ainda é uma fonte potente e saudável de energia.

 

Propriedades nutricionais da amêndoa:
Porção de 30 g (+/- 24 unidades):

Energia: 164 calorias
Carboidratos: 5,6
Açúcares: 1,4 g
Gorduras: 14,4 g
Proteínas: 6 g
Fibras: 3,3 g
Potássio: 206 mg
Colesterol: 0 mg
Sódio: 0 mg


Os principais (há mais) benefícios da amêndoa.

 

1- Colesterol na medida certa
Apesar de ser rica em gordura, a amêndoa é uma grande aliada para quem precisa diminuir o nível de colesterol ruim (LDL). Ela aumenta o colesterol bom (HDL) que retira moléculas de gordura do sangue. Ao fazer isso, diminui o risco de ataques cardíacos.

Um estudo publicado no jornal da Associação Dietética Americana explica que a amêndoa é tão importante para quem precisa diminuir o nível de colesterol ruim porque ela é a maior fonte de vitamina E disponível na natureza. Outro estudo descobriu que 42 g. de amêndoas por dia baixa o LDL em 5,3 mg/dl, mantendo o HDL (colesterol bom). Além disso, elas ainda evitam que o LDL (colesterol ruim) oxide, o que causa problemas no coração.

 

2- Diminui as chances de desenvolver câncer/cancro
As amêndoas são boas para prevenir qualquer tipo de câncer/cancro, pois elas são uma grande fonte de anti-oxidantes que neutralizam os radicais livres e ajudam a recuperar as células danificadas.

 

3- Retarda o envelhecimento da pele
Surpreendentemente existem também os benefícios da amêndoa para a pele. Esses antioxidantes também tem propriedades que protegem a pele contra o estresse oxidativo e cria uma protecção mais efectiva contra os raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce. A maior parte dos antioxidantes estão na casca, então não descarte-a.

A vitamina E presente nas amêndoas também protege as proteínas de colágeno e elastina que “cola” as células de sua pele e a deixa livre dos danos dos radicais livres. O colágeno e a elastina são essenciais para uma pele firme, jovial e sem rugas.

 

4- Aumentam a saciedade e ajudam a emagrecer
Esse é um dos benefícios da amêndoa mais desejados e que as pessoas menos tem conhecimento. Por serem ricas em proteína, fibras e gordura não saturada, as amêndoas aumentam muito a sensação de saciedade. Comendo uma pequena porção, as pessoas se sentem satisfeitas mesmo comendo poucas calorias e baixíssimos níveis de carboidrato.

Um estudo realizado com 137 participantes durante 4 semanas mostrou que consumir 43 g. de amêndoas por dia diminui a fome consideravelmente. Os resultados foram publicados no Jornal Europeu de Nutrição Clinica em 2013.

Apesar das amêndoas serem ricas em gordura, estas são gorduras saudáveis. Além disso, elas são famosas por contribuir com o metabolismo. Pesquisas mostraram que aqueles que comem amêndoas pelo menos 2 vezes por semana tem 31% menos chance/oportunidade de ganhar peso em comparação com aqueles que nunca comem.

Um outro estudo publicado no Jornal Internacional da Obesidade e Distúrbios de Metabolismo mostra que uma dieta de baixas calorias enriquecida com amêndoas é muito mais efectiva na perda de peso do que uma dieta com a mesma quantidade de calorias, mas com carboidratos complexos.

Uma boa opção para quem quer emagrecer é usar amêndoas como lanche/merenda. Compre barras de cereais que contenham amêndoas ou opte por uma mistura de nozes mas cuidado com o açúcar e/ou adoçantes nelas contidos.

 

5- Fazem bem para o coração
Assim como outras sementes, amêndoas diminuem os riscos de doenças do coração. Isso acontece porque o alimento é uma incrível fonte de gorduras insaturadas, proteína, potássio e antioxidantes. Elas ainda são uma boa fonte de ácido fólico e vitamina E e diminuem o nível de homocisteína – factores importantíssimos para a saúde das artérias.

Uma pesquisa da Universidade de Tufts provou que os flavonóides da casca das amêndoas também diminui o risco das doenças cardíacas. Elas ainda ajudam a reduzir a presença e o impacto de proteínas C-reactivas que causam inflamações nas artérias.

Para completar, de acordo com a Loma Linda Escola de Saúde Pública, quem consome amêndoas cinco vezes por semana tem 50% menos chance de sofrer um ataque cardíaco. Outra pesquisa mostrou que uma dieta enriquecida com amêndoas pode melhorar o funcionamento das artérias em um curto prazo.

 

6- Ideal para diabéticos
Amêndoas ajudam a diminuir o nível de glicose e insulina depois das refeições e é uma boa maneira de evitar picos de açúcar no sangue. Entre 25% e 38% de quem sofre com diabetes tipo 2 tem deficiência de magnésio e a amêndoa pode resolver isso: apenas 56 gramas de amêndoas provem 150 mg de magnésio por dia, sendo que o indicado é consumir de 310 mg a 420 mg. Mas para que serve o magnésio?

Ele auxilia no controle do açúcar no sangue e está envolvido em mais de 300 processo sanguíneos. Por isso, consumir a quantidade indicada é muito importante tanto para diabéticos, como para quem quer evitar problemas futuros.

 

7- Bom para quem sofre com pressão alta
O magnésio oferecido pelas amêndoas também é muito importante para que sofre com pressão alta. Deficiência de magnésio leva a problemas de pressão, que pode levar a ataques cardíacos, derrames e falência dos rins. O potássio presente nas amêndoas também ajuda a regular a pressão sanguínea. Tudo isso com baixo nível de sódio, que é nocivo para quem sofre de hipertensão.

 

8- Ajuda a ganhar músculos
Entre os benefícios da amêndoa está o desenvolvimento muscular. Elas são uma excelente fonte de proteínas, que é essencial para ganhar músculos. Um quarto de uma xicara/chávena de amêndoas tem 8 g. de proteína, 2 g. a mais do que 1 ovo.

 

9- Elas ajudam o cérebro a permanecer saudável
As amêndoas são uma rica fonte de muitos nutrientes essenciais para a saúde cerebral e são muito importante para crianças em fase de crescimento. Por conter riboflavina e L-carnitina, nutrientes que potencializam a actividade cerebral e criam novas conexões neurais, as amêndoas reduzem o risco de Alzheimer. Estudos mostram que consumir amêndoas periodicamente traz benefícios para o sistema nervoso como um todo

Como se não bastasse, as vitaminas B6 e E desaceleram o envelhecimento das células do cérebro que causam problemas de memória. Já os ácidos graxos/gordos ômega 3 e ômega 6 presentes nas amêndoas contribuem com os processos intelectuais e o magnésio fortifica os nervos presentes no cérebro.

 

10- Ajudam a fortificar ossos e dentes
O ômega 3 também tem propriedades benéficas para os ossos porque ele aumenta a absorção de cálcio e deixa os ossos mais fortes ao melhorar a síntese de colágeno

Apenas 92 g. de amêndoas fornece 24% da quantidade de cálcio que o corpo precisa por dia. Como se não bastasse, elas ainda são uma boa fonte de magnésio e fósforo, que também são importantes para a saúde dos ossos e dentes e para evitar a osteoporose.

 

11- Muito mais energia
Como se não bastasse todos os benefícios da amêndoa, ela ainda tem uma grande quantidade de calorias de qualidade, com nutrientes que ajudam a converter essas calorias em energia durável. A presença do manganês, cobre e riboflavina aumenta a produção de energia e acelera o metabolismo. Se você está precisando de energia extra e não quer se encher de gordura ruim e açúcares, aposte nas amêndoas.

 

Nota bene:

A Ciência Iniciática há séculos e séculos que afirma, comer pelo menos 3 amêndoas com casca por dia, todo o ano, afasta a possibilidade de a doença cancerígena se instalar.

 

Temas relacionados:

Magnésio: Para que serve? Carências e doenças relacionadas

Saúde mental: A importância das vitaminas naturais

Leite dourado: O leite saboroso e saudável

Batido cremoso de coco

"Esferas" de cacau, sem açúcar e sem adoçante, sem glúten e 100% vegetariano

Os melhores alimentos para aumentar a fertilidade

Alimentos: O enorme poder da natureza

Pão húngaro de cânhamo

Mirtilo: 11 benefícios (Receita)

Alfazema

 

Fontes:

Ciência Iniciática

Mundo boa Forma

Naturopatia

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT