BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Um estudo publicado mostra que as ameixas secas podem ajudar a regular a microflora intestinal e, efectivamente, reduzir os níveis de colesterol total. A Prunus domestica Linn (Rosaceae) foi considerada um alimento funcional devido às suas diversas actividades farmacológicas, incluindo antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-diabéticas e anti-cancerígenas.

Neste estudo randomizado e controlado por placebo, os pesquisadores desejaram verificar a actividade benéfica dos concentrados da essência da ameixa (PEC) em corroboração com a função intestinal e o perfil lipídico em indivíduos com colesterol ligeiramente alto.

Foto:tainaalimentos

 

 

 

Sessenta indivíduos saudáveis com colesterol levemente elevado foram escolhidos aleatoriamente e separados em três grupos: placebo (50mL de bebida de ameixa simulada), PEC I (50mL de PEC/dia) e PEC II (100mL de PEC/dia). A investigação ocorreu durante quatro semanas com duas semanas de seguimento sem o consumo de PEC.

Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que consumiram PEC (I e II) experimentaram uma melhoria notável na população das comunidades de bactérias benéficas, especialmente Bifidobacterium spp, Lactobacillus spp., e da contagem bacteriana anaeróbica total em comparação com a linha de base. Durante o seguimento (6ª semana), os níveis de C. perfringens e E. coli aumentaram ligeiramente, enquanto que os níveis de Bifidobacterium spp, Lactobacillus spp. e a contagem bacteriana anaeróbica total foram marcadamente reduzidos devido à paralisação do consumo de PEC.

Além disso, a ingestão de PEC (I e II) diminuiu notavelmente os níveis de colesterol total e colesterol LDL, e aumentou ligeiramente os níveis de colesterol HDL em comparação com a linha de base.
Os pesquisadores concluíram que a ingestão de PEC pode alterar positivamente a flora intestinal humana e, assim, melhorar várias funções fisiológicas, beneficiando a saúde. Em estudos futuros, os pesquisadores planejam isolar os componentes activos da PEC e testá-los mais a fundo quanto à sua capacidade de baixar o colesterol.

 

Temas relacionados:

Aveia: O cereal que regula o intestino

“A campanha do colesterol é o maior escândalo médico do nosso tempo”

Colesterol: Fármacos são completamente inúteis

As estatinas duplicam o risco de diabetes

Flora intestinal: Relevante na dieta e no emagrecimento

Prebióticos e probióticos: Tantos benefícios

Bebida rejuvélac: Probiótico natural

Intestinos: A relevância do bom funcionamento

A alcachofra e seus benefícios

Benefícios do Açafrão da Índia/Cúrcuma

10 sinais em como a sua vesícula biliar não está saudável e o que pode fazer pela saúde

Conhece o leite de aveia e seus benefícios?

Aveia: O cereal que regula o intestino

Conhece os benefícios do caqui/dióspiro?

 

Fonte:

Saúde Curiosa

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.