BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
Utilizada há mais de 3.000 anos por indígenas do Brasil e de outros países da América Latina, a Aiahuasca é uma bebida alucinogénica preparada com diferentes plantas e raízes da floresta da Amazónia.
Cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade de São Paulo (USP) começaram a estudar o seu uso medicinal como antidepressivo e obtiveram resultados promissores em grupos restritos de pessoas.
De acordo com a radiotelevisão alemã Deutsche Welle (DW), o neurocientista Stevens Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D'or, conseguiu comprovar, em laboratório, que um alcaloide presente na Ayahuasca, a harmina, é capaz de induzir a neurogénese, ou seja, a formação de novas células neuronais humanas, um efeito similar ao obtido com drogas antidepressivas.
De acordo com o estudo, publicado este mês na "PeerJ", o efeito envolve a inibição da enzima DYRK1A. Esta descoberta abre caminho para que a substância tenha potencial no tratamento da Doença de Alzheimer e na melhoria da qualidade de vida de portadores da síndrome de Down.
Enquanto cientistas ianques enfrentam obstáculos legais para conseguirem autorização para estudar a erva, o Brasil e Espanha conduzem investigações notáveis sobre a mesma, já que nesses países o seu consumo não é proibido.
Um estudo pioneiro feito no Brasil que envolveu pessoas que sofriam de depressão crónica e que não obtinham bons resultados com antidepressivos.
Esperemos que estas plantas continuem do domínio dos indígenas brasileiros.
Temas relacionados:
- Valor nutricional do cânhamo
- Atenção! Estudo confirma tomar anti-depressivos induz ao suicídio
- A depressão é alimentada por maus hábitos alimentares
- Psiquiatra afirma que antidepressivos não são tão eficazes
- http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/tribunal-o-doente-deve-ter-acesso-a-110798
- http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/pao-hungaro-de-canhamo-74209
- http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/canabiscanhamo-para-fins-medicinais-63740
- http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/medicamentos-falharam-o-oleo-de-canhamo-36978
- http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/canhamo-acelera-a-regeneracao-ossea-29107
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.