BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Cientistas brasileiros garantem que a Aiahuasca, uma receita milenar da Amazónia, é um potente antidepressivo e aliado da neurogénese, o que pode abrir caminho para novos tratamentos contra o Alzheimer e a síndrome de Down.

Utilizada há mais de 3.000 anos por indígenas do Brasil e de outros países da América Latina, a Aiahuasca é uma bebida alucinogénica preparada com diferentes plantas e raízes da floresta da Amazónia.

Cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade de São Paulo (USP) começaram a estudar o seu uso medicinal como antidepressivo e obtiveram resultados promissores em grupos restritos de pessoas.

De acordo com a radiotelevisão alemã Deutsche Welle (DW), o neurocientista Stevens Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D'or, conseguiu comprovar, em laboratório, que um alcaloide presente na Ayahuasca, a harmina, é capaz de induzir a neurogénese, ou seja, a formação de novas células neuronais humanas, um efeito similar ao obtido com drogas antidepressivas.

De acordo com o estudo, publicado este mês na "PeerJ", o efeito envolve a inibição da enzima DYRK1A. Esta descoberta abre caminho para que a substância tenha potencial no tratamento da Doença de Alzheimer e na melhoria da qualidade de vida de portadores da síndrome de Down.

 

Enquanto cientistas ianques enfrentam obstáculos legais para conseguirem autorização para estudar a erva, o Brasil e Espanha conduzem investigações notáveis sobre a mesma, já que nesses países o seu consumo não é proibido.

Um estudo pioneiro feito no Brasil que envolveu pessoas que sofriam de depressão crónica e que não obtinham bons resultados com antidepressivos.



Esperemos que estas plantas continuem do domínio dos indígenas brasileiros.

 

Temas relacionados:

Valor nutricional do cânhamo

Atenção! Estudo confirma tomar anti-depressivos induz ao suicídio

A depressão é alimentada por maus hábitos alimentares

Psiquiatra afirma que antidepressivos não são tão eficazes
http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/tribunal-o-doente-deve-ter-acesso-a-110798

http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/pao-hungaro-de-canhamo-74209

http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/canabiscanhamo-para-fins-medicinais-63740

http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/medicamentos-falharam-o-oleo-de-canhamo-36978

http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/canhamo-acelera-a-regeneracao-ossea-29107

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.