BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Saúde intestinal

Imagem:medicinanatural.

 


A saúde intestinal é fundamental para o bem-estar do organismo, sendo assim é importante ficar atento a alguns alimentos que podem causar desconfortos e aumentar os níveis de acidez do estômago. Como consequência, podem provocar uma irritação no intestino.

 

Como escolher a dieta adequada para a saúde intestinal?

Na maioria dos casos, é recomendado optar por um cardápio com alta concentração de nutrientes, afim de garantir benefícios para a saúde e evitar aqueles ricos em açúcares, cafeína e gorduras, que a longo prazo podem causar transtornos metabólicos. Tais alimentos podem piorar a inflamação intestinal e aumentar a intensidade dos movimentos peristálticos. A hidratação deve ser intensificada por aqueles que sofrem de algum problema intestinal, incluindo prisão de ventre e síndrome do intestino irritável, afecção que provoca diarreia.

Um intestino saudável é capaz de absorver nutrientes com mais eficácia e eliminar substâncias desnecessárias ao corpo. Além disso, é responsável por produzir algumas vitaminas essenciais e fortalecer o sistema imunológico. Alguns casos de constipação possuem relação com o sedentarismo, vez que exerce papel negativo no bom funcionamento do intestino. Readaptar a alimentação para melhorar as funções do organismo é a melhor opção, seguindo as orientações e ficando atento a cada caso. Para facilitar, listamos alguns alimentos que devem ser evitados em sua dieta e outros que podem auxiliar no bom funcionamento de saúde intestinal e qualidade de vida.


Café e refrigerantes
Os alimentos com cafeína e as bebidas gaseificadas aumentam a inflamação intestinal e causam refluxo ácido para a parte superior do corpo, causando assim, irritações na parede do intestino. Os açúcares podem piorar as cólicas abdominais e causar diarreias.


Carne vermelha
O consumo constante e em excesso de carnes vermelhas pode afectar os tecidos do corpo, aumentando assim, seus níveis de inflamação. As carnes vermelhas possuem uma digestão mais lenta em comparação com as carnes magras e este tipo de proteína pode pode causar gases, inflamação abdominal e até mesmo gota.

 

Fibras em excesso
Uma dieta rica em fibras deve ser cautelosa. A fibra, por um lado, é importante para regular as funções intestinais, contudo, em algumas pessoas pode causar piora dos sintomas, principalmente se ocasionar diarreia.

 

Gorduras e frituras
As gorduras e frituras fazem mal ao organismo como um todo de forma indiscutível, contudo, o intestino sofre quase que de forma imediata com as consequências da ingestão desses tipos de alimentos. Os níveis de acidez no estômago são aumentados, sendo assim, pessoas com gastrite, síndrome do cólon irritável e outros transtornos do sistema digestivo devem evitar seu consumo.

 

Glúten
O glúten dos alimentos refinados pode causar alergias e reacções adversas na saúde intestinal caso não seja metabolizada de forma correta. Consumir glúten em excesso ainda pode aumentar os níveis de inflamação e como consequência desenvolver doenças autoimunes, incluindo artrite, diabetes, fibromialgia, lúpus e Mal de Alzheimer.

 

Lactose (intolerância)
Alguns problemas intestinais podem ser decorrentes de uma alta sensibilidade à lactose. Desta forma, é interessante reduzir ou em alguns casos excluir o leite e derivados da dieta e observar se ocorrerá irritação da mucosa intestinal. A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade de digerir completamente o açúcar (lactose) presente nos laticínios, incluindo produtos como o leite e seus derivados.

 

Como melhorar a saúde do intestino?
A baixa ingestão de fibras pode ser o principal factor de problemas intestinais, contudo, cada caso é peculiar. Inclusive, em algumas situações mais agravantes as fibras alimentares podem não ser muito indicadas. Em geral, as fibras encontradas em frutas, verduras e grãos fazem com que o intestinos funcione com regularidade, visto que elas aumentam o volume das fezes e retêm líquidos nas mesmas, facilitando assim a eliminação das fezes. Da mesma forma, a ingestão de líquidos exerce papel fundamental para o bom funcionamento do intestino.

O auxílio de um laxante com componentes naturais pode ser uma boa opção aqueles que desejam acabar com os constantes incômodos. Algumas plantas medicinais usadas a séculos contam com propriedades antiácidas, depurativas, laxativas e vermífugas. Desta forma, algumas ervas como boldo-chileno, cáscara-sagrada, espinheira-santa, jalapa e sene são eficazes no tratamento da obstipação (prisão de ventre) aguda e temporária, diminuem o inchaço abdominal e permitem uma evacuação mais fácil. É importante destacar diferença dos laxantes naturais dos purgantes, vez que estes possuem uma acção mais forte ou drástica e podem causar efeitos colaterais.

 

Nota bene:

As emoções também influenciam a saúde do intestino. As emoções negativas sempre causam problemas na saúde, incluindo/inclusive intestino.

 

Temas relacionados:

Estudo: Médicos e pacientes desconhecem o risco dos antibióticos

Você pode ser alérgico ao glúten e nem sequer desconfia

OMS: a carne é tão perigosa como o tabaco

A doença celíaca: 12 sintomas

Ameixas secas: Reduzem o colesterol e melhoram a flora intestinal 

Receita de limão: Regule o intestino, normalize o colesterol e derreta gordura

A vitamina D pode aliviar síndrome de cólon irritável

Os milagres do trigo sarraceno - não tem glúten

Cebola roxa para combater os parasitas intestinais

Aveia: O cereal que regula o intestino

Intestino: Outro cérebro e a enorme relevância do seu óptimo funcionamento

Já conhece o MSM e seus benefícios na saúde? (vídeo)

Bactérias intestinais: Protecção contra alergias

Doença de Parkinson começa no intestino e não no cérebro

Intestino: Outro cérebro e a enorme relevância do seu óptimo funcionamento

Estes alimentos apoiam positivamente os seus intestinos

Alimentos e chás que facilitam a digestão

 

Fonte:

Medicina Natural

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT