BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Existem vários tipos de azia/acidez:

 
- Azia/Acidez funcional – é aquela para a qual não se encontra causa específica.

 
- Azia/Acidez de origem alérgica – devido à sensibilidade do estômago em relação a determinados alimentos.

 
- Azia/Acidez devida a factores externos ao organismo – temos como exemplo a acidez secundária à ingestão de um fármaco/droga farmacêutica.

 
- Azia/Acidez de origem psíquica – muitas vezes, a acidez é uma consequência do stress ou depressão ou após emoção forte.

 
- Azia/Acidez orgânica – está associada a uma doença ou lesão do aparelho digestivo (é o caso da hérnia do hiato e esofagite).

 

Refluxo gastro-esofágico: 

Quando a azia é recorrente trata-se de um sintoma de esofagite, que normalmente é causada por refluxo gastro-esofágico. Este fenómeno acontece devido ao facto e a musculatura que separa o estômago do esófago não se encontrar a funcionar correctamente.

Os 9 alimentos que ajudam a prevenir a azia e refluxo!

 

Arroz Integral: 

Ao contrário da versão refinada, o arroz integral ajuda a prevenir a azia e refluxo, pois o alimento conta com a presença de carboidratos complexos, ou seja, aqueles que demoram mais para se transformar em glicose na corrente sanguínea. A grande quantidade de fibras que compõem o arroz integral proporciona uma maior sensação de saciedade com menor quantidade de alimento. Esse factor colabora, para se manter um peso saudável.

 

Aveia: 

Consumir uma porção de aveia logo pela manhã ajuda no combate a azia e refluxo. Isso porque a aveia não agride a mucosa do estômago e, prolonga a sensação de saciedade. Uma boa opção, poderá ser misturá-la com outros alimentos saudáveis, como a banana ou a maçã.

 

Beterraba: 

É rica em betalaína, que é um excelente antioxidante natural, auxiliando no bom funcionamento do intestino e promove a boa digestão ajudando assim a prevenir a azia e refluxo.


Boldo: 

O chá de boldo estimula a digestão, a secreção biliar e os distúrbios intestinais e disfunções hepáticas. Esse chá  combate a obstipação (prisão de ventre), distúrbios do fígado, os gases, a azia e refluxo e age na degradação de gorduras.

 

Cenoura:

A cenoura é um dos principais alimentos que ajudam a prevenir a azia e refluxo pois, é rica em vitamina A e vitamina C, este legume estimula a produção de células brancas, que melhora o sistema imunológico. Além disso, tais vitaminas possuem propriedades que combatem o envelhecimento não só da pele e do corpo, mas também das células cerebrais. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam o organismo a combater dores de cabeça, no corpo, no estômago e ainda auxiliam em outras maleitas causadas por inflamações, como a celulite.

 

Chia:
praticamente esta semente não tem contra-indicações, a não ser que a pessoa seja alérgica mas até agora parece não haver algum caso conhecido.

Rica em ómega 3, em cálcio, fibras, magnésio e proteína.

Para os adultos de um modo geral, esta semente ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir enfermidades cardiovasculares,  problemas de obesidade, depressão, diabetes, aumenta a concentração, diminui a pressão arterial, melhora a saúde do intestino, diminui o refluxo gastro-esofágico e azia e, ajuda a perder peso de forma saudável.

 

Couve: 

É um dos alimentos mais utilizados em distúrbios estomacais, a sua ingestão ajuda a prevenir a azia e refluxo. Por meio de ações antioxidantes, que executam uma desintoxicação do organismo, a couve pode ser consumida em forma de saladas, sumos detox, guisados, refogados, etc.

Nesse legume a vitamina C e fibras assumem importante relevância, ajuda na limpeza do corpo, dá uma sensação de saciedade e ainda facilita o emagrecimento. Para que o estômago seja beneficiado com a couve, é preferível consumi-la crua.

 

Erva-Doce: 

Serena os nervos, elimina o mau hálito (halitose) e combate as cólicas intestinais. O chá de erva-doce é óptimo para ajudar a prevenir a azia e refluxo e pode ser consumido durante a gestação.

 

Gengibre: 

O gengibre é, tradicionalmente conhecido como um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias, sendo usado há tempos na Medicina Tradicional Chinesa e na Aiurvédica para tratamentos de problemas gastrointestinais, ajudando assim a prevenir a azia e refluxo.

 

Hortelã: 

Utilizado sobretudo como tempero, a hortelã fortalece os órgãos digestivos e proporciona uma digestão eficaz, pois acciona o funcionamento das glândulas salivares. Seu chá é utilizado em casos de gripes e resfriados, adequado quando se tem dores de estômago e/ou má digestão.

 

Tratamento adicional

A azia e o refluxo podem ser aliviados através de:

- cuidados alimentares,

- reduzindo substancialmente o álcool, 

 

- diminuir o stress,

- comer vagarosamente, mastigando muito bem os alimentos,

- evitar os alimentos que provocam acidez (pode ser café, carnes, leite...),

- tabaco pode aumentar a acidez no estômago,

- alteração de certos hábitos de vida,

 

- diminuição de emoções negativas,

- ajuda relevante através de medicamentos naturais.

 

Temas relacionados:

A valiosa e barata couve; 9 benefícios

O chá matcha e seus benefícios

Para quem sofre de azia, gastrite e úlcera

Bicarbonato de sódio / soda, o remédio caseiro fabuloso das nossas avós

10 superalimentos

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)



3 comentários

De Anónimo a 10.03.2017 às 20:14

Para a Azia eu faço uma mistura infalível. Chá Matha com gengibre.
Ambos podem ser comprados em http://www.teapot.pt

É realemente uma das soluções naturais mais eficazes que encontrei!

De Medicinas Alternativas a 11.03.2017 às 17:31

Obrigado pelo seu comentário. Será que a sua receita é assim tão infalível? Há pessoas que demonstram ter alguma sensibilidade ao gengibre, e, existem diferenças entre gengibre fresco e gengibre em pó. Quanto ao chá matha nunca ouvi falar...

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.