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Existem vários tipos de azia/acidez:

 
- Azia/Acidez funcional – é aquela para a qual não se encontra causa específica.

 
- Azia/Acidez de origem alérgica – devido à sensibilidade do estômago em relação a determinados alimentos.

 
- Azia/Acidez devida a factores externos ao organismo – temos como exemplo a acidez secundária à ingestão de um fármaco/droga farmacêutica.

 
- Azia/Acidez de origem psíquica – muitas vezes, a acidez é uma consequência do stress ou depressão ou após emoção forte.

 
- Azia/Acidez orgânica – está associada a uma doença ou lesão do aparelho digestivo (é o caso da hérnia do hiato e esofagite).

 

Refluxo gastro-esofágico: 

Quando a azia é recorrente trata-se de um sintoma de esofagite, que normalmente é causada por refluxo gastro-esofágico. Este fenómeno acontece devido ao facto e a musculatura que separa o estômago do esófago não se encontrar a funcionar correctamente.

Os 9 alimentos que ajudam a prevenir a azia e refluxo!

 

Arroz Integral: 

Ao contrário da versão refinada, o arroz integral ajuda a prevenir a azia e refluxo, pois o alimento conta com a presença de carboidratos complexos, ou seja, aqueles que demoram mais para se transformar em glicose na corrente sanguínea. A grande quantidade de fibras que compõem o arroz integral proporciona uma maior sensação de saciedade com menor quantidade de alimento. Esse factor colabora, para se manter um peso saudável.

 

Aveia: 

Consumir uma porção de aveia logo pela manhã ajuda no combate a azia e refluxo. Isso porque a aveia não agride a mucosa do estômago e, prolonga a sensação de saciedade. Uma boa opção, poderá ser misturá-la com outros alimentos saudáveis, como a banana ou a maçã.

 

Beterraba: 

É rica em betalaína, que é um excelente antioxidante natural, auxiliando no bom funcionamento do intestino e promove a boa digestão ajudando assim a prevenir a azia e refluxo.


Boldo: 

O chá de boldo estimula a digestão, a secreção biliar e os distúrbios intestinais e disfunções hepáticas. Esse chá  combate a obstipação (prisão de ventre), distúrbios do fígado, os gases, a azia e refluxo e age na degradação de gorduras.

 

Cenoura:

A cenoura é um dos principais alimentos que ajudam a prevenir a azia e refluxo pois, é rica em vitamina A e vitamina C, este legume estimula a produção de células brancas, que melhora o sistema imunológico. Além disso, tais vitaminas possuem propriedades que combatem o envelhecimento não só da pele e do corpo, mas também das células cerebrais. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam o organismo a combater dores de cabeça, no corpo, no estômago e ainda auxiliam em outras maleitas causadas por inflamações, como a celulite.

 

Chia:
praticamente esta semente não tem contra-indicações, a não ser que a pessoa seja alérgica mas até agora parece não haver algum caso conhecido.

Rica em ómega 3, em cálcio, fibras, magnésio e proteína.

Para os adultos de um modo geral, esta semente ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir enfermidades cardiovasculares,  problemas de obesidade, depressão, diabetes, aumenta a concentração, diminui a pressão arterial, melhora a saúde do intestino, diminui o refluxo gastro-esofágico e azia e, ajuda a perder peso de forma saudável.

 

Couve: 

É um dos alimentos mais utilizados em distúrbios estomacais, a sua ingestão ajuda a prevenir a azia e refluxo. Por meio de ações antioxidantes, que executam uma desintoxicação do organismo, a couve pode ser consumida em forma de saladas, sumos detox, guisados, refogados, etc.

Nesse legume a vitamina C e fibras assumem importante relevância, ajuda na limpeza do corpo, dá uma sensação de saciedade e ainda facilita o emagrecimento. Para que o estômago seja beneficiado com a couve, é preferível consumi-la crua.

 

Erva-Doce: 

Serena os nervos, elimina o mau hálito (halitose) e combate as cólicas intestinais. O chá de erva-doce é óptimo para ajudar a prevenir a azia e refluxo e pode ser consumido durante a gestação.

 

Gengibre: 

O gengibre é, tradicionalmente conhecido como um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias, sendo usado há tempos na Medicina Tradicional Chinesa e na Aiurvédica para tratamentos de problemas gastrointestinais, ajudando assim a prevenir a azia e refluxo.

 

Hortelã: 

Utilizado sobretudo como tempero, a hortelã fortalece os órgãos digestivos e proporciona uma digestão eficaz, pois acciona o funcionamento das glândulas salivares. Seu chá é utilizado em casos de gripes e resfriados, adequado quando se tem dores de estômago e/ou má digestão.

 

Tratamento adicional

A azia e o refluxo podem ser aliviados através de:

- cuidados alimentares,

- reduzindo substancialmente o álcool, 

 

- diminuir o stress,

- comer vagarosamente, mastigando muito bem os alimentos,

- evitar os alimentos que provocam acidez (pode ser café, carnes, leite...),

- tabaco pode aumentar a acidez no estômago,

- alteração de certos hábitos de vida,

 

- diminuição de emoções negativas,

- ajuda relevante através de medicamentos naturais.

 

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3 comentários

De Isabel Henriques a 05.03.2017 às 09:38

Gostei do artigo. Andava a pesquisar sobre a azia, meus pais sofrem disso e o omeprazol é um perigo para a saúde deles e não resolve o problema. Agora vou contar aos meus pais sobre estes alimentos e ainda sobre o bicarbonato de sódio para tratar a azia.

De Anónimo a 10.03.2017 às 20:14

Para a Azia eu faço uma mistura infalível. Chá Matha com gengibre.
Ambos podem ser comprados em http://www.teapot.pt

É realemente uma das soluções naturais mais eficazes que encontrei!

De Medicinas Alternativas a 11.03.2017 às 17:31

Obrigado pelo seu comentário. Será que a sua receita é assim tão infalível? Há pessoas que demonstram ter alguma sensibilidade ao gengibre, e, existem diferenças entre gengibre fresco e gengibre em pó. Quanto ao chá matha nunca ouvi falar...

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