BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Muitas pessoas enfrentam problemas com a digestão de alimentos. O desconforto causado por este tipo de acontecimento é bem incómodo e pode se manifestar de diversas formas diferentes. Contudo, alguns alimentos são bons para digestão e podem diminuir ou até mesmo sanar os desconfortos no sistema digestivo. Conheça os melhores alimentos para combater a má digestão e melhorar a saúde do organismo.

Foto: docelimao

 

Como os alimentos podem ser bons ou ruins para digestão?

A má digestão pode ser caracterizada como uma sensação de desconforto que geralmente ocorre logo após o consumo de determinados alimentos. Os problemas mais comuns associados ao trato digestivo são azia, constipação, diarreia, doença inflamatória intestinal e síndrome do intestino irritável. Desta forma, é muito importante consumir os alimentos adequados para usufruir de uma digestão facilitada e evitar problemas. Inclusive, muitos desses alimentos não precisam ser consumidos em grandes quantidades para apresentar efeitos positivos.

As frituras são ricas em gorduras e podem causar diarreia. Molhos ricos, carnes gordurosos e sobremesas amanteigadas ou cremosas também podem causar problemas digestivos. Escolha alimentos assados ou cozidos e molhos leves que contenham legumes em vez de creme ou manteiga. O sorbitol, um tipo de adoçante artificial presente em chicletes e doces, pode causar cólicas e diarreia. Alimentos adoçados com frutose, incluindo doces, refrigerantes e sucos de frutas são difíceis de digerir por algumas pessoas e podem causar cãibras, inchaço abdominal e diarreia.

 

Alimentos que auxiliam a digestão
Alguns alimentos facilitam a digestão tornando o processo digestivo descomplicado e também não agridem o organismo. Conheça alguns deles:

 

Abacaxi e mamão
O abacaxi pode ser uma boa alternativa para pessoas que desejam emagrecer consumindo menores quantidades de açúcar ao substituir o consumo de doces pela fruta fresca.
Ao consumir porções dessas frutas logo após as refeições, a refeição irá melhorar de forma significativa. Isso ocorre porque o abacaxi possui bromelina e o mamão contém papaína. Tais substâncias são óptimas para a digestão, sobretudo de alimentos ricos em proteínas.


Ameixa – Prunus domestica
A ameixa é uma fruta rica em fibras e ácidos digestivos que melhoram consideravelmente o trânsito intestinal. O consumo diário deve ser de no máximo duas ameixas.

 

Azeite
Azeite (de Oliva)
Ao cozinhar os alimentos com azeite, a digestão é beneficiada, vez que o azeite extra virgem controla a formação excessiva de ácido gástrico, o que pode causar azia. Além disso, o azeite estimula a produção de bile/bílis, facilitando a digestão.

 

Um dos amidos presentes na banana verde possui o poder de regularizar o trânsito intestinal e facilitar a digestão. Uma colher de sopa de banana é capaz de auxiliar a digestão.

 

Couve
Couve – Brassica oleracea
O ideal é que a couve seja consumida em sua forma crua para proporcionar maiores benefícios. A couve age como um desintoxicante do sistema digestivo e ainda consegue aliviar os sintomas mais comuns da indigestão.

 

Fibras alimentares
Alimentos ricos em fibras tornam maior o tempo que os alimentos permanecem no tubo digestivo, facilitando a digestão. As fibras podem ser dividas em insolúveis e solúveis. As fibras insolúveis têm como função aumentar a velocidade que os alimentos permanecem no intestino. As solúveis formam um tipo de gel que proporciona sensação de saciedade ao organismo. A quantidade adequada de fibras para uma boa digestão é de cerca de 30 gramas durante o dia. Alimentos integrais, cereais e verduras são ricos em fibras.

 

Gengibre
Gengibre – Zingiber officinale
Além de auxiliar a digestão ao contribuir para a secreção de sucos gástricos, o gengibre (Zinziber officinale) é um excelente anti-inflamatório. Neste caso, o gengibre pode ser útil para casos de azia, gastrite e queimação/ardor.

 

Chás medicinais
Não são somente os alimentos que contribuem para uma boa digestão. Algumas ervas medicinais apresentam óptimos resultados.


Alecrim – Rosmarinus officinalis
O chá de alecrim (Rosmarinus officinalis) acelera o processo de digestão ao mesmo tempo em que protege a parede que reveste o estômago.


Alfavaca – Ocimum gratissimum
A chá de alfavaca (Ocimum gratissimum) actua sobre o estômago, prevenindo a ocorrência de gastrite e vómitos, além de combater a prisão de ventre e eliminar gases intestinais.


Chá-verde – Camellia sinensis
O chá-verde (Camellia sinensis) estimula a produção de secreção gástrica e facilita a digestão dos alimentos. Além disso, o chá-verde possui acção estimulante e pode auxiliar na perda de peso.


Chá de hortelã-pimenta
O chá de hortelã-pimenta (Mentha piperita) possui uma substância chamada mentol, rica em propriedades analgésicas e digestivas. Contudo, em algumas pessoas, a menta pode relaxar o músculo na parte superior do estômago, o que permite que a comida volte ao esófago e pode causar azia.

 

Sálvia – Salvia officinalis
O chá de sálvia (Salvia officinalis) ajuda na produção de enzimas importantes para o processo digestivo.

 

Temas relacionados:

A obstipação/prisão de ventre

Intestinos: A relevância do bom funcionamento

Intestino: Outro cérebro e a enorme relevância do seu óptimo funcionamento

A sopa e suas vantagens

Ameixas secas: Reduzem o colesterol e melhoram a flora intestinal

Banana: 19 benefícios

Couve: Rejuvenesce o cérebro

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

Azeite; Óleo de cocoConhece todos os benefícios da maçã?

O chá de poejo

A cereja e seus benefícios na saúde (Vídeo)

O arroz e seus diferentes tipos

Lichia: Tantos benefícios (33) para a saúde

A respiração abdominal e seus grandes benefícios

Trocar o pão branco por integral vale como uma leve caminhada

Salada com dente-de-leão (Receita)

Kimchi: Alimento natural e seus vários benefícios

O tomilho

Receita milenar: Lava-pés com sal e vinagre

A pimenta

Legumes frescos: Os surpreendentes benefícios para a saúde

Metais pesados: Clorela e coentros removem

A argila

Alecrim e gengibre: Beneficiam o coração e equilibra o colesterol

A carqueja

A alimentação crua

Combucha: o que é, para que serve e como preparar

As consequências de retirar a vesícula biliar

Tomar mel e vinagre de maçã. O que acontece?

Boldo-do-chile

Xarope de gengibre: Combate problemas respiratórios entre outras coisas (Receitas)

Jejum e os seus benefícios

Você pode ser alérgico ao glúten e nem sequer desconfia

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

27 antibióticos naturais

 

Fonte:

Medicina Natural

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.