BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mega estudo mostra que os alimentos biológicos diminuem os riscos de cancro/câncer

Imagem: cultivehortaorganica.



70.000 voluntários seguidos ao longo de 7 anos, de 2009 e 2016. É esta a impressionante dimensão de um grande estudo científico realizado em associação entre o instituto de investigação agronómica francês e a Universidade Paris-XIII. Recentemente publicada na revista JAMA Internal Medicine, a mega pesquisa concluiu que quem consome preferencialmente produtos oriundos da agricultura biológica apresenta uma redução de 25% no risco de ter cancro.

A explicação "mais provável" para este resultado encontra-se na "presença de resíduos de pesticidas sintéticos, muito mais frequentes e em doses bem mais elevadas, nos alimentos provenientes da agricultura convencional, em comparação com os produtos biológicos", diz Emmanuelle Kesse-Guyot, investigadora envolvida no estudo.

Os 70 mil voluntários foram divididos em vários grupos, dos consumidores habituais de produtos biológicos aos que nunca os compram, passando por aqueles que ocasionalmente os adquirem. Durante os sete anos do estudo, surgiram no grupo de pesquisa 1340 casos de cancros/câncer - e foi aqui que os investigadores detetaram a referida redução de risco de 25% de ter doenças oncológicas nos consumidores habituais de alimentos biológicos.

"Uma das grandes novidades nas conclusões deste estudo é a ligação altamente coerente com os resultados de pesquisas sobre a exposição profissional a pesticidas", diz o epidemiologista Philip Landrigan, do Boston College, dos EUA, que não participou na investigação francesa. Fica agora "muito reforçada a possibilidade de uma relação entre o risco evidenciado de doença oncológica e a presença de resíduos de pesticidas na alimentação", acrescenta Philip Landrigan.

 

Temas relacionados:

Agrotóxicos: O veneno no seu prato

"A política protege o agrotóxico glifosato"

Estudo: alimentos da agricultura convencional, muito contaminados com pesticidas

Evite as intoxicações alimentares

Saúde: A alimentação e a vibração energética

Uma criança explica, a diferença entre o biológico e o convencional

Comida rápida e saudável

Legumes frescos: Os surpreendentes benefícios para a saúde

Frutos e legumes biológicos funcionam como boas vacinas

A força invisível nos alimentos

Alimentos biológicos à venda nos automáticos-legumes

A planta que se come pode curar-nos!

 

 Fonte:

Visão

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.