Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O gengibre e o alecrim podem ajudar o coração e a saúde arterial de uma pessoa, de acordo com um estudo publicado no Journal of Traditional, Complementary and Alternative Medicines. O artigo, intitulado Possível efeito hipocolesterolêmico do óleo de gengibre e alecrim em ratos, apontou que o gengibre e o alecrim têm efeitos de redução do colesterol após ensaios in vivo em ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura.

Foto:historiandocomsilvanapaupitz

 

A hipercolesterolemia é a condição de ter quantidades excessivas de colesterol no organismo. Isso, por sua vez, pode levar a alterações no transporte de lipoproteínas e no metabolismo. Além disso, ter uma grande quantidade de colesterol é um factor de risco para a aterosclerose, a qual acumula a placa nas artérias. O colesterol altera a estrutura e a função vascular do corpo acumulando-se dentro do revestimento da parede vascular, interrompendo assim a acção endotelial, causando lesões e oclusões.

 

O risco de incorrer hipercolesterolemia também varia de acordo com a idade e o sexo. A genética também entra em jogo. Pacientes de familiares com hipercolesterolemia herdaram mutações alélicas no gene especificando o receptor de lipoproteínas de baixa densidade colocado na superfície da célula. A hipercolesterolemia familiar aumenta o risco de distúrbios cardíacos isquêmicos prematuros.

 

O gengibre (Zingiber officinale) da família Zingiberaceae é um adendo a uma série de alimentos e bebidas comerciais. Ele é endêmico no Sudeste Asiático e é conhecido em todo o mundo como uma fonte rica de compostos  de interesse medicinal.

O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-artríticas, anti-inflamatórias, hipolipidêmicas, anti-náuseas e antimicrobianas.

 

Constituintes químicos

ácido ascórbico; ácido aspártico; ácido glutâmico; ácido piperólico; amido 40-60%; arginina; asparagina; carboidratos; óleo volátil (1 a 3%) (1,8-cineol, acetado de geranila, acetados de zingiberol, b-bisaboleno, beta-felandreno, borneol, canfeno, caprilatos de zingiberol, chugaóis, citral, d-canfeno, falandreno, farsenol; fenilalanina; geraniol, glicina; gingediol; gingeróis, gingerona, linalol, sulforafane, zingerona, zingiberol, zingibereno); proteínas 10%; gorduras 10%; princípios amargos; sais minerais; resinas, saponinas. 

 

Propriedades medicinais

afrodisíaca, antiálgica, antiasmática, anticancerígena, antibiótica, antinevrálgica, antidepressiva, antidiarréica, antiemética, antigripal, anti-hemorrágica, antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante, anti-reumática (externa), anti-séptica, antitrombótica, antiulcerogênica, aperiente, aromática, béquica, carminativa, colagoga, conservante, desinfetante, digestiva; estimulante geral, gastrintestinal, cerebral, da circulação periférica); estomáquica, eupéptica, excitante, expectorante, hepatoprotetora, hipocolesterologênica, lipolítica, odontálgica, revulsiva, sialogoga, tônica, vitaminizante. 

 

Indicações

aerofagia, amigdalite, anorexia, asma brônquica, beribéri, broncorréia pulmonar, catarros crônicos, ciática, colesterol, cólicas do estômago e intestino, cólera morbus, dispepsia atônita, dores musculares, edemas artríticos e reumáticos, enjôo, estômago, feridas, fígado, flatulência, halitose, higienização da boca, impotência sexual, impurezas na pele, inflamação da garganta, má digestão, menorragia, meteorismo, náusea e enjôo comuns, de gravidez, de movimento (marítimo e aéreo), paralisia, reumatismo, resfriados, rouquidão, tosse, traumatismo, triglicerídeos, úlceras. 

 

Parte utilizada: óleo essencial, rizoma. 

 

O estudo foi feito para medir o efeito potencial do óleo de gengibre sozinho ou combinado com o óleo de alecrim como agente hipocolesterolêmico em ratos que receberam uma dieta rica em gorduras.

Os pesquisadores descobriram que os óleos de alecrim e gengibre impactam positivamente os ratos com hipercolesterolemia, tornando os óleos promissores na luta contra doenças cardiovasculares.

 

Contra-indicações/cuidados: contra indicado para portadores de cálculos biliares. 

 

Provoca queimaduras com o uso externo indevido e/ou abusivo. 

Modo de usar: 
- diarréia; 3 a 9 g/dia; 
- decocção de 50 g de rizoma em 1 litro de água ou 1 colher das de chá em 1 xícara/chávena das de chá de água. Tomar 1 xícara/chávena 3 vezes ao dia, adoçada com mel (tosse, asma, bronquite e cólicas); 
- cataplasma do rizoma moído ou ralado em um pedaço. Aplicar sobre o local afetado (reumatismo e traumatismos na coluna vertebral e articulações; nevralgias e hemorróidas). 
- pó: para vômitos. 
- rizoma fresco: mascar um pedaço (rouquidão, náuseas, dores estomacais e ânsia de vômito). 
- tintura de 100 g do rizoma moído em 0,5 litro de álcool. Fazer fricções tópicas (reumatismo). 
- xarope do rizoma ralado misturado com mel; 
- suco de um rizoma moído. Coar a aplicar topicamente em ferimentos e cortes; 
- geléias, pudins, doces, aromatização de bebidas, cocada nordestina, pé-de-moleque e com canela, para preparar o quentão. 

 

O coração e outras especiarias que podem contribuir para a sua saúde

A doença cardiovascular é uma das causas de morte mais frequentes alguns países latinos. Mais de 1 milhão de indivíduos morrem de doença cardíaca anualmente. Existem vários tipos de doenças cardíacas, cujos fatores de risco incluem um estilo de vida sedentário, histórico familiar, diabetes, colesterol alto, tabagismo, pressão alta, obesidade, maus hábitos alimentares, transgénicos, comida industrial, OGM e uso de álcool.

 

Plantas, especiarias e alimentos que podem contribuir para a saúde do coração são:

* Cardamomo – Abaixa a pressão arterial e é rico em antioxidantes que podem ajudar a erradicar os radicais livres que ameaçam causar danos ao coração e a outros tecidos no corpo.


* Alecrim – O alecrim é bom para o sistema imunológico e para o cérebro. Como tal, o coração é fortalecido porque é a resposta do sistema imunológico para combater ameaças de curto prazo, como a gripe ou um resfriado, e ameaças a longo prazo para a saúde, como um ataque cardíaco. O alecrim também é bom para o sistema circulatório.


* Alho – Em um estudo de 2006, a American Society for Nutrition afirmou que ingerir alho é bom para o coração, pois ele pode diminuir os níveis de colesterol e hipertensão e aumentar a agregação de plaquetas. Para obter melhores resultados, coma um ou dois dentes de alho esmagados todos os dias ou peça ao seu médico uma dose adequada de suplementos de alho para atender à sua condição.

 

* Chá verde – Ele é rico em antioxidantes saudáveis ​​e flavonoides que podem aumentar a saúde do coração, melhorando a saúde do revestimento do coração e dos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis de triglicerídeos e colesterol, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Cardiovascular Prevention and Rehabilitation em 2008. O estudo acrescentou que se poderia reduzir o risco de morrer por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em 26 por cento bebendo até cinco xícaras de chá verde por dia.

 

* Sementes de feno-grego – Elas trazem benefícios cardiovasculares poderosos devido ao seu alto teor de antioxidantes. As sementes de feno-grego também ajudam a desobstruir as artérias, regulando a pressão arterial, diminuindo os níveis de colesterol e evitando a incidência de ataques cardíacos. Elas também protegem contra a obesidade, reduzindo os níveis de açúcar no sangue. Para obter melhores resultados, coma sementes de feno-grego com o estômago vazio todos os dias.

 

* Tomilho – Tem propriedades antimicrobianas para ajudar a garantir que o corpo esteja a salvo de bactérias e fungos prejudiciais.

 

Temas relacionados:

Colesterol: Fármacos são completamente inúteis

-  O alecrim

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

Erva-doce

 Erva-cidreira

Cascara-sagrada

Semente psílio: 10 benefícios

Erva-princípe/Capim-limão

A carqueja

A planta medicinal Unha-de-gato: 16 benefícios

Garra-do-diabo: Conhece esta planta e seus benefícios? (Vídeo)

O Cardo Mariano

Os coentros: 18 benefícios para a sua saúde

Boldo-do-chile

Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas

Maca peruana: Seus enormes benefícios

Aloe: Planta benéfica para milhões de utilizadores e temida pelas farmacêuticas

Chlorella: Super-alimento que também serve para desintoxicar

O Pau D´Arco

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

Dente-de-leão: Extracto mata células cancerígenas da leucemia, da próstata e melanomas resistentes à quimio

Chá de Hibisco: Mantém saudáveis os níveis de colesterol e hipertensão

Própolis verde: Conhece os benefícios para a sua saúde?

A calêndula

A arnica e seus benefícios

China: O maior produtor e consumidor mundial de canábis/cânhamo para fins medicinais

O aloé

27 antibióticos naturais

Alfazema

O alho e o colesterol

O alecrim

O alcaçuz: Conhece esta planta medicinal?

O agrião

6 plantas e especiarias que promovem o crescimento do cabelo

Aloe: Planta benéfica para milhões de utilizadores e temida pelas farmacêuticas

Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas

Cravo-da-índia: 11 benefícios

A canela da Índia

Chá verde: Reduz problemas cognitivos e físicos

O loureiro e a sua folha de louro

Babosa/Aloe e mel é eficaz contra o câncer/cancro

Depressão: Limonada de açafrão, efeito melhor do que os antidepressivos

Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios

Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios

A alfazema e seus benefícios

Estudo com crianças: Cheirar esta planta pode melhorar as notas na escola

Graviola: Destrói naturalmente o cancro

Benefícios da galanga. Já conhece?

Batata doce: Receitas

A urtiga tem muitos antioxidantes entre outros benefícios

Dente-de-leão: Extracto mata células cancerígenas da leucemia, da próstata e melanomas resistentes à quimio

Couve: Rejuvenesce o cérebro

Frutos e legumes biológicos funcionam como boas vacinas

Propriedades terapeuticas das folhas de murta

Cebolinho: 16 benefícios para a saúde

Neem: 21 benefícios para a saúde

Os homens e/ou quem sofre do coração deviam saber...

Beldroega: Conhece os benefícios desta planta para a saúde?

Medronho: Bom para a sua saúde

Coração: O remédio natural que existe há muito

Salsa: 15 benefícios

Propriedades medicinais nas folhas das urtigas

Planta medicinal: A dedaleira

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

Erva de S. João/Hipericão/Hypericum perforatum, esta planta incomoda também as farmacêuticas

Alimentos: O enorme poder da natureza

Canábis/cânhamo para fins medicinais

Condimento chinês mata as células cancerígenas

Planta usada na MTC mata vírus da SIDA

Tribo indígena cria a maior enciclopédia da Medicina Tradicional Amazónica com 500 páginas

A planta que se come pode curar-nos!

A obstipação/prisão de ventre

Omeprazol: 10 perigos para a saúde

Saúde e prevenção: Chá bem quente diminui risco de glaucoma

 

Fontes:

Medicina das Plantas

Naturopatia

Notícias Naturais

Plantamed

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Publicidade: Floradix




A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor








Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.


BPT