BIO!
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Assuntos relativos às áreas das Medicinas Naturais / Medicinas Alternativas / Medicinas Tradicionais / Medicinas não Convencionais.
O gengibre e o alecrim podem ajudar o coração e a saúde arterial de uma pessoa, de acordo com um estudo publicado no Journal of Traditional, Complementary and Alternative Medicines. O artigo, intitulado Possível efeito hipocolesterolêmico do óleo de gengibre e alecrim em ratos, apontou que o gengibre e o alecrim têm efeitos de redução do colesterol após ensaios in vivo em ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura.
Foto:historiandocomsilvanapaupitz
A hipercolesterolemia é a condição de ter quantidades excessivas de colesterol no organismo. Isso, por sua vez, pode levar a alterações no transporte de lipoproteínas e no metabolismo. Além disso, ter uma grande quantidade de colesterol é um factor de risco para a aterosclerose, a qual acumula a placa nas artérias. O colesterol altera a estrutura e a função vascular do corpo acumulando-se dentro do revestimento da parede vascular, interrompendo assim a acção endotelial, causando lesões e oclusões.
O risco de incorrer hipercolesterolemia também varia de acordo com a idade e o sexo. A genética também entra em jogo. Pacientes de familiares com hipercolesterolemia herdaram mutações alélicas no gene especificando o receptor de lipoproteínas de baixa densidade colocado na superfície da célula. A hipercolesterolemia familiar aumenta o risco de distúrbios cardíacos isquêmicos prematuros.
O gengibre (Zingiber officinale) da família Zingiberaceae é um adendo a uma série de alimentos e bebidas comerciais. Ele é endêmico no Sudeste Asiático e é conhecido em todo o mundo como uma fonte rica de compostos de interesse medicinal.
O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-artríticas, anti-inflamatórias, hipolipidêmicas, anti-náuseas e antimicrobianas.
Constituintes químicos:
ácido ascórbico; ácido aspártico; ácido glutâmico; ácido piperólico; amido 40-60%; arginina; asparagina; carboidratos; óleo volátil (1 a 3%) (1,8-cineol, acetado de geranila, acetados de zingiberol, b-bisaboleno, beta-felandreno, borneol, canfeno, caprilatos de zingiberol, chugaóis, citral, d-canfeno, falandreno, farsenol; fenilalanina; geraniol, glicina; gingediol; gingeróis, gingerona, linalol, sulforafane, zingerona, zingiberol, zingibereno); proteínas 10%; gorduras 10%; princípios amargos; sais minerais; resinas, saponinas.
Propriedades medicinais:
afrodisíaca, antiálgica, antiasmática, anticancerígena, antibiótica, antinevrálgica, antidepressiva, antidiarréica, antiemética, antigripal, anti-hemorrágica, antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante, anti-reumática (externa), anti-séptica, antitrombótica, antiulcerogênica, aperiente, aromática, béquica, carminativa, colagoga, conservante, desinfetante, digestiva; estimulante geral, gastrintestinal, cerebral, da circulação periférica); estomáquica, eupéptica, excitante, expectorante, hepatoprotetora, hipocolesterologênica, lipolítica, odontálgica, revulsiva, sialogoga, tônica, vitaminizante.
Indicações:
aerofagia, amigdalite, anorexia, asma brônquica, beribéri, broncorréia pulmonar, catarros crônicos, ciática, colesterol, cólicas do estômago e intestino, cólera morbus, dispepsia atônita, dores musculares, edemas artríticos e reumáticos, enjôo, estômago, feridas, fígado, flatulência, halitose, higienização da boca, impotência sexual, impurezas na pele, inflamação da garganta, má digestão, menorragia, meteorismo, náusea e enjôo comuns, de gravidez, de movimento (marítimo e aéreo), paralisia, reumatismo, resfriados, rouquidão, tosse, traumatismo, triglicerídeos, úlceras.
Parte utilizada: óleo essencial, rizoma.
O estudo foi feito para medir o efeito potencial do óleo de gengibre sozinho ou combinado com o óleo de alecrim como agente hipocolesterolêmico em ratos que receberam uma dieta rica em gorduras.
Os pesquisadores descobriram que os óleos de alecrim e gengibre impactam positivamente os ratos com hipercolesterolemia, tornando os óleos promissores na luta contra doenças cardiovasculares.
Contra-indicações/cuidados: contra indicado para portadores de cálculos biliares.
Provoca queimaduras com o uso externo indevido e/ou abusivo.
Modo de usar:
- diarréia; 3 a 9 g/dia;
- decocção de 50 g de rizoma em 1 litro de água ou 1 colher das de chá em 1 xícara/chávena das de chá de água. Tomar 1 xícara/chávena 3 vezes ao dia, adoçada com mel (tosse, asma, bronquite e cólicas);
- cataplasma do rizoma moído ou ralado em um pedaço. Aplicar sobre o local afetado (reumatismo e traumatismos na coluna vertebral e articulações; nevralgias e hemorróidas).
- pó: para vômitos.
- rizoma fresco: mascar um pedaço (rouquidão, náuseas, dores estomacais e ânsia de vômito).
- tintura de 100 g do rizoma moído em 0,5 litro de álcool. Fazer fricções tópicas (reumatismo).
- xarope do rizoma ralado misturado com mel;
- suco de um rizoma moído. Coar a aplicar topicamente em ferimentos e cortes;
- geléias, pudins, doces, aromatização de bebidas, cocada nordestina, pé-de-moleque e com canela, para preparar o quentão.
O coração e outras especiarias que podem contribuir para a sua saúde
A doença cardiovascular é uma das causas de morte mais frequentes alguns países latinos. Mais de 1 milhão de indivíduos morrem de doença cardíaca anualmente. Existem vários tipos de doenças cardíacas, cujos fatores de risco incluem um estilo de vida sedentário, histórico familiar, diabetes, colesterol alto, tabagismo, pressão alta, obesidade, maus hábitos alimentares, transgénicos, comida industrial, OGM e uso de álcool.
Plantas, especiarias e alimentos que podem contribuir para a saúde do coração são:
* Cardamomo – Abaixa a pressão arterial e é rico em antioxidantes que podem ajudar a erradicar os radicais livres que ameaçam causar danos ao coração e a outros tecidos no corpo.
* Alecrim – O alecrim é bom para o sistema imunológico e para o cérebro. Como tal, o coração é fortalecido porque é a resposta do sistema imunológico para combater ameaças de curto prazo, como a gripe ou um resfriado, e ameaças a longo prazo para a saúde, como um ataque cardíaco. O alecrim também é bom para o sistema circulatório.
* Alho – Em um estudo de 2006, a American Society for Nutrition afirmou que ingerir alho é bom para o coração, pois ele pode diminuir os níveis de colesterol e hipertensão e aumentar a agregação de plaquetas. Para obter melhores resultados, coma um ou dois dentes de alho esmagados todos os dias ou peça ao seu médico uma dose adequada de suplementos de alho para atender à sua condição.
* Chá verde – Ele é rico em antioxidantes saudáveis e flavonoides que podem aumentar a saúde do coração, melhorando a saúde do revestimento do coração e dos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis de triglicerídeos e colesterol, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Cardiovascular Prevention and Rehabilitation em 2008. O estudo acrescentou que se poderia reduzir o risco de morrer por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em 26 por cento bebendo até cinco xícaras de chá verde por dia.
* Sementes de feno-grego – Elas trazem benefícios cardiovasculares poderosos devido ao seu alto teor de antioxidantes. As sementes de feno-grego também ajudam a desobstruir as artérias, regulando a pressão arterial, diminuindo os níveis de colesterol e evitando a incidência de ataques cardíacos. Elas também protegem contra a obesidade, reduzindo os níveis de açúcar no sangue. Para obter melhores resultados, coma sementes de feno-grego com o estômago vazio todos os dias.
* Tomilho – Tem propriedades antimicrobianas para ajudar a garantir que o corpo esteja a salvo de bactérias e fungos prejudiciais.
Temas relacionados:
- Colesterol: Fármacos são completamente inúteis
- Alecrim: 10 benefícios para a saúde
- Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia
- Semente psílio: 10 benefícios
- A planta medicinal Unha-de-gato: 16 benefícios
- Garra-do-diabo: Conhece esta planta e seus benefícios? (Vídeo)
- Os coentros: 18 benefícios para a sua saúde
- Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas
- Maca peruana: Seus enormes benefícios
- Aloe: Planta benéfica para milhões de utilizadores e temida pelas farmacêuticas
- Chlorella: Super-alimento que também serve para desintoxicar
- Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia
- Chá de Hibisco: Mantém saudáveis os níveis de colesterol e hipertensão
- Própolis verde: Conhece os benefícios para a sua saúde?
- China: O maior produtor e consumidor mundial de canábis/cânhamo para fins medicinais
- O aloé
- Alfazema
- O alcaçuz: Conhece esta planta medicinal?
- O agrião
- 6 plantas e especiarias que promovem o crescimento do cabelo
- Aloe: Planta benéfica para milhões de utilizadores e temida pelas farmacêuticas
- Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas
- Cravo-da-índia: 11 benefícios
- Chá verde: Reduz problemas cognitivos e físicos
- O loureiro e a sua folha de louro
- Babosa/Aloe e mel é eficaz contra o câncer/cancro
- Depressão: Limonada de açafrão, efeito melhor do que os antidepressivos
- Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios
- Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios
- A alfazema e seus benefícios
- Estudo com crianças: Cheirar esta planta pode melhorar as notas na escola
- Graviola: Destrói naturalmente o cancro
- Benefícios da galanga. Já conhece?
- A urtiga tem muitos antioxidantes entre outros benefícios
- Couve: Rejuvenesce o cérebro
- Frutos e legumes biológicos funcionam como boas vacinas
- Propriedades terapeuticas das folhas de murta
- Cebolinho: 16 benefícios para a saúde
- Neem: 21 benefícios para a saúde
- Os homens e/ou quem sofre do coração deviam saber...
- Beldroega: Conhece os benefícios desta planta para a saúde?
- Medronho: Bom para a sua saúde
- Coração: O remédio natural que existe há muito
- Propriedades medicinais nas folhas das urtigas
- Planta medicinal: A dedaleira
- Alecrim: 10 benefícios para a saúde
- Erva de S. João/Hipericão/Hypericum perforatum, esta planta incomoda também as farmacêuticas
- Alimentos: O enorme poder da natureza
- Canábis/cânhamo para fins medicinais
- Condimento chinês mata as células cancerígenas
- Planta usada na MTC mata vírus da SIDA
- Tribo indígena cria a maior enciclopédia da Medicina Tradicional Amazónica com 500 páginas
- A planta que se come pode curar-nos!
- A obstipação/prisão de ventre
- Omeprazol: 10 perigos para a saúde
- Saúde e prevenção: Chá bem quente diminui risco de glaucoma
Fontes:
Medicina das Plantas
Naturopatia
Notícias Naturais
Plantamed
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.