BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Acumuladores, antigamente rotulados apenas com um problema “comportamental”, foram classificados oficialmente como portadores de doença/distúrbio psiquiátrica/mental.

 

Foto: texterra.

 

Este passo é muito importante para retirar o estigma que muitos pacientes tinham ao serem chamados apenas de “colecionadores”. O NHS – o sistema de saúde pública do Reino Unido, parecido com o SUS aqui no Brasil – já havia classificado o problema como doença mental 5 anos atrás. Agora, a OMS - Organização Mundial da Saúde, - quase sempre atrasada - também reconhece e classifica o problema como “acúmulo de posses devido à aquisição excessiva ou dificuldade de descartar/desapegar bens, independentemente de seu valor real”.

 

A nova condição se junta ao Distúrbio do Jogo, ao Distúrbio Olfactivo de Referência (uma doença onde a pessoa acredita que seu corpo está sempre cheirando mal) que foram recentemente classificados e Vício em sexo também é reconhecido como distúrbio/doença mental. 

Em alguns países, pessoas que acumulam coisas são despejadas de suas casas por suas propriedades estarem cheias de itens e objectos inúteis e até lixo – o que vai contra as leis e regras de algumas cidades. Os médicos não são treinados para lidar psiquiatricamente com esta doença, - e mais umas quantas doenças - e a OMS pede uma nova abordagem sobre o problema. 

Os portadores de acumulação geralmente possuem outras doenças mentais associadas, incluindo depressão, esquizofrenia e TOC. Os portadores do novo Distúrbio do Coleccionismo são recomendados na medicina convencional a passar por terapia cognitivo-comportamental e tomar drogas específicas (que não curam absolutamente nada). 

Imagem:ixquick.

 

Como identificar alguém com Distúrbio do Coleccionismo?

Quando você colecciona itens como selos, canecas ou cartões postais, normalmente você os manterá bem organizados e facilmente acessíveis, seja em uma vitrine, um álbum de recortes ou uma caixa.

 

As pessoas que acumulam, no entanto, tendem a manter os itens em um estado extremamente desorganizado, deixando-os ocupar muito espaço na casa. A “bagunça generalizada” é considerada um problema sério quando a desordem interfere na vida cotidiana/quotidiana (como bloquear o acesso a uma sala) ou está causando sofrimento significativo à pessoa ou à sua família.

 

Os itens acumulados têm pouco ou nenhum valor monetário, mas se alguém tentar limpar a desordem, o acumulador ficará extremamente nervoso, descontrolado ou em estado de choro e desespero, além de raiva.

 

Os sintomas de acumulação são: 

1 – Manter ou colectar itens com pouco ou nenhum valor monetário

2 – Achar difícil organizar itens

3 – Dificuldade em gerenciar/gerir tarefas diárias

4 – Ser extremamente apegado aos itens e ficar chateado se as pessoas tentarem tocar, pedir emprestado ou arrumar 

5 – Ter relacionamento ruim com a família ou amigos

6 – Dificuldade em tomar decisões

7 – Ter uma casa extremamente desordenada/desorganizada

8 – Alguém com uma desordem acumulativa pode acumular qualquer coisa, mas os itens que são frequentemente guardados incluem jornais, lixo electrónico, recibos e suprimentos domésticos. Além disso, pode existir acúmulo de dejectos humanos (urina e fezes) além de restos de comida, etc.

9 – Ter dificuldade em se desapegar não só de coisas e objectos mas também de pessoas.

 

Temas relacionados:

Vício do sexo: doença mental

Masturbação e a saúde

Álcool e vícios: Mulher tem mais dificuldade que o homem

Cientistas: Fazer sexo causa consequência irreparável à saúde

Emoções negativas

Estudo: Drogas e psiquiatria, não curam (Vídeo)

Álcool nos países latinos: Portugal e França são os que mais bebem

Dra. Anete Guimarães: Sexo anal, mitos, verdades, e pode matar

Manter a saúde emocional e mental

A lei do "espelho" que se reflecte na sua vida e na sua saúde

Os gatos fazem bem à saúde

Qual adoece primeiro: o corpo ou a alma?

 

Fontes:

Jornal Ciência

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT