BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Anosognosia

As pessoas que não percebem que estão começando a apresentar problemas de memória têm maior risco de ver sua condição piorar em um curto período de tempo.

Algumas condições cerebrais podem interferir com a capacidade de um paciente compreender que está passando por um problema médico. Essa desordem neurológica, conhecida como anosognosia, vinha sendo apontada como estando associada à doença de Alzheimer.

Foto:tr.pinterest

 

Joseph Therriault e Pedro Rosa Neto, uma equipa de uma universidade do Canadá,demonstraram que os indivíduos que experimentam essa falta de consciência da perda de memória apresentam uma probabilidade 3 vezes maior de desenvolver demência nos dois anos seguintes.

 

Lembrar de problemas de memória

A equipe analisou 450 pacientes com déficits de memória leves, mas ainda capazes de cuidar de si mesmos. Os pacientes foram entrevistados para avaliar suas habilidades cognitivas, enquanto parentes próximos preencheram levantamentos semelhantes. Quando um paciente relatou não ter problemas cognitivos, mas o membro da família relatou dificuldades significativas, ele foi considerado com tendo uma má consciência de sua condição.

Comparando os grupos com consciência e sem consciência de seus próprios problemas de memória, ficou claro que aqueles que sofrem de anosognosia têm um maior comprometimento da função metabólica do cérebro e maiores taxas de deposição de amiloide, uma proteína que se acumula no cérebro de pacientes com doença de Alzheimer.

Um acompanhamento, dois anos depois, mostrou que os pacientes que desconheciam seus problemas de memória foram mais suscetíveis a desenvolver demência, mesmo levando em consideração outros fatores como risco genético, idade, gênero e educação. O aumento da progressão para a demência foi refletido pelo aumento da disfunção metabólica do cérebro em regiões vulneráveis à doença de Alzheimer.

"Isso tem aplicações práticas para os clínicos: pessoas com queixas de problemas leves de memória devem ter uma avaliação que leve em consideração informações coletadas de informantes confiáveis, como familiares ou amigos íntimos," disse o Dr. Serge Gauthier, coautor do trabalho.

 

Temas relacionados:

A capacidade de exercitar o cérebro e melhorar o desempenho cognitivo

Perigo: A anestesia diminui a cognição em adultos

Leite dourado: O leite saboroso e saudável

Bochechar óleo: Cura bucal

Groselha: 30 benefícios

Melhorar a memória: Canela, mel e óleo de coco

O mangostão

Baunilha: 20 benefícios para a saúde

Maca peruana: Seus enormes benefícios

Tai Chi é eficaz como exercício de reabilitação cardíaca

O açúcar e afins: Veneno para a saúde

Vitaminas: Ajudantes da saúde; Em que alimentos as encontramos

Fármacos para o coração e para a pressão devem ser evitados

Chá verde: Reduz problemas cognitivos e físicos

Magnésio: Para que serve? Carências e doenças relacionadas

Benefícios da terapia de música para os idosos

Geleia Real: Tantos benefícios

Alzheimer: Azeite ajuda a prevenir desta doença

Manter a saúde emocional e mental

Receita de guacamole de brócolos; Benefícios

 

Fonte:

Diário da Saúde

 

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT