BIO!

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Foto: pravda-tv.

 

Esta planta medicinal, é uma das mais antigas da humanidade!

A Sálvia é de facto uma planta milagrosa! Com mais de 60 ingredientes, ela combina sozinha  os mesmos efeitos de cura do alecrim, eucalipto, óleo da árvore do chá, absinto e tuia. São conhecidas mais de 900 tipos de sálvia, mas  geralmente falamos apenas da sálvia (Salvia officinalis).

Ela teve suas origens no Mediterrâneo e no sul da França, Itália e sul da Croácia e ainda hoje pode encontrar ali a sálvia em estado selvagem. Esta planta está agora a crescer em toda a Europa e é muitas vezes cultivada no jardim ou no peitoril da janela na Europa Central.

 

A sálvia é muito saudável, pois não contém colesterol, é rica em vitaminas, especialmente a vitamina C e a vitamina B3 e minerais. 100 g de folhas  frescas de sálvia podem conter, entre outras coisas, aprox. 260 mg de cálcio, 170 mg de potássio, 70 mg de magnésio e 5 mg de ferro.

 

 

Nome científico: Salvia officinalis L. 

 

Família: Lamiaceae. 

 

Outros nomes populares: salva, salva-das-boticas, salva-dos-jardins, salva-ordinária, salveta, erva-santa, salva-menor.

 

Constituintes químicos: Óleo essencial (1,2 a 2,5%): contendo pineno, salveno, cineol, salviol, um princípio amargo (picrosalvina), tanino (2 a 8%), mucilagens, resinas (5 a 6%). 


Óleo essencial: 1,8-cineol, cânfora, borneol, a-tujona e outros terpenos, ácido ursólico, taninos, flavonóides, saponina, esteróis, ácido rosmarínico, cariofileno, a-humuleno, a e b-pineno. 

 

Propriedades medicinais: aromática, anti-caspa, anti-inflamatória, anti-oxidante, anti-perspirante, anti-reumática, anti-séptico bucal, anti-tumoral, anti-viral, aromática, balsâmica, cicatrizante de mucosas, desinfectante, desodorante, diaforética, digestivo, emenagoga, estimulante do crescimento capilar, estomacal, eupéptica, germicida, hipoglicemiante, sudorífera, tónica. 

 

Indicações: afta, bronquite, catarro, desodorante/desodorizante, diabetes, diarreia, estomatite, fechar poros dilatados, fixador na confecção de perfumes, gengivite, inflamação de mucosa, problemas gástricos intestinal, reduzir excesso de oleosidade, reumatismo, (coadjuvante) rugas, vírus, vómito, tosse, tumor. 

 

Alguns dos benefícios da sálvia na saúde humana:

1. Anti-séptico
Se você tem problemas com cicatrização, saiba que uma compressa de água preparada com sálvia, se aplicada directamente sobre a ferida, pode apoiar a recuperação e regeneração da pele, reduzindo o impacto que poderia ser causado por bactérias e adversidades externas.

 
2. Depressão
Muitos chás são excelentes calmantes, e o que foi descoberto é que a infusão de sálvia pode auxiliar no equilíbrio do humor e até mesmo reduzir os sintomas de casos de depressão leve.

 

3. Sistema cardiovascular
Rica em flavonoides e ácidos fenólicos, há benefícios da sálvia na prevenção de doenças cardio-vasculares.

 

4. Menopausa
A sálvia é apontada como funcional para o controle e redução dos sintomas causados no período de menopausa. Sabemos que as mulheres ocidentais lidam com diferentes desconfortos, e esta planta pode ajudar directamente sobre a mente e sistema nervoso.

Em algumas pesquisas, foi identificado que algumas mulheres utilizam o óleo de sálvia para reduzir a sudorese nocturna, comum nesses períodos. Afirma-se que a sálvia pode reduzir a sudorese em até 50%. As ondas de calor podem se tornar menos frequentes a partir da 4 semana de tratamento.

 

5. Pele
A alimentação desadequada também deixa evidências na pele. Os benefícios da sálvia estendem-se aos tecidos, oferecendo efeito anti-envelhecimento, reduzindo impactos causados por rugas e marcas de expressão sulcadas.

A sálvia é rica em substâncias anti-oxidantes que protegem o organismo contra a acção de radicais livres. Os principais nutrientes contidos na sálvia e que são capazes de contribuir com a protecção dos tecidos é a vitamina A e o cálcio.

A planta medicinal ainda pode auxiliar na prevenção e tratamento de infecções, agindo com poder anti-inflamatório e anti-séptico, sendo conveniente inclusive para quem está sob tratamento de psoríase e eczema.

 

6. Cabelos
Contendo betasitosterol, a sálvia pode ser útil para homens que desejam prevenir a calvície. O óleo da planta é muito procurado para ser aplicado directamente sobre o couro cabeludo.

A sálvia também tem os seus efeitos optimizados se combinada com outras plantas, como o alecrim. O chá também pode ser aplicado para deixar os cabelos mais brilhantes  e sem caspa. Se deseja o crescimento dos cabelos, saiba que a sálvia também pode favorecer a melhor circulação de nutrientes no couro cabeludo, o que auxilia na revitalização de seu cabelo.

 

7. Anti-inflamatório
Há quem busque o consumo de sálvia para o tratamento de inflamações, tanto externas quanto internas. Inflamações na garganta e na pele são as mais buscadas para serem tratadas com esta planta.

 

8. Memória
A erva é recomendada para o melhor desenvolvimento da memória. Os benefícios da sálvia ainda podem ser favoráveis para pessoas que precisam de tratamento para Alzheimer. Aqueles que desejam melhorar o rendimento nos estudos também podem contar com a contribuição da erva, já que ela oferece apoio para melhor atenção e desempenho mental.

 

9. Colesterol
A erva pode induzir à redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, assim reduzindo também as gorduras contidas na corrente sanguínea. Algumas pessoas que se submeteram a análise durante 60 dias puderam notar que os níveis de triglicerídeos e colesterol reduziram até 18%. Pode-se obter aumento de até 10% de HDL, enquanto o LDL foi reduzido significativamente.

 

10. Indigestão
A sálvia é recomendada para o tratamento e prevenção de doenças gastro-intestinais e dispepsia. Ela pode estimular o funcionamento do estômago e reduzir a fraqueza do sistema digestivo de modo geral. A planta estimula o funcionamento intestinal, reduzindo a possibilidade de má digestão e do mau funcionamento do pâncreas.

 

11. Diabetes
Para aqueles que desejam equilibrar os níveis de açúcar na corrente sanguínea, o extrato da erva também pode contribuir com efeitos anti-hiperglicêmicos, auxiliando no controle de glicose. Pessoas com diabetes tipo 2 podem obter estes benefícios da sálvia ainda mais superiores, mas é importante ressaltar que sem uma reeducação alimentar, sua contribuição pode ser mínima.

Um estudo realizado em 2006 pela Universidade do Minho, Portugal, constatou os efeitos anti-diabéticos de uma infusão de chá de sálvia em ratos. Os resultados mostraram que o chá causa efeitos sobre os níveis de glucose em animais normais parecidos com o Metformina (droga utilizada para tratar o diabetes tipo 2), produzindo efeitos sobre as células de fígado dos animais, sugerindo que a planta medicinal pode ser útil para prevenir o diabetes mellitus tipo 2 através da redução da glucose no sangue em indivíduos em risco.

 

12. Asma e vias respiratórias
A sálvia pode agir como anti-espasmódica, assim reduzindo os problemas no sistema respiratório, favorecendo a inalação e reduzindo a possibilidade de crises de asma. Inflamações e constipações/resfriados nas vias nasais também podem ser prevenidas e tratadas com os benefícios da sálvia, justificados pelo efeito calmante que a planta medicinal pode oferecer sobre os músculos do sistema respiratório.

 

13. Perda de peso
O chá de sálvia pode ajudar na perda de peso, pois ele oferece um efeito diurético, que auxilia na eliminação de líquidos, evitando a retenção destes. A planta ainda pode contribuir com seus efeitos anti-oxidantes e estimulantes, o que apoia o funcionamento metabólico, optimizando a queima calórica. Com o corpo livre de toxinas, pode-se notar melhor os efeitos esperados de dieta e exercícios físicos, evidenciando a perda de peso significativa.

 

14. Anti-viral

Devido aos óleos essenciais, como o terpeno, ajuda no combate aos vírus, especialmente na estação dos resfriados.

 

15. Anti-tumor

Por esta planta medicinal conter terpeno, combate os tumores.

 

16. Higiene bucal

Na área da boca e da garganta a sálvia é um dos mais comprovados e seguros remédios naturais. Antes da invenção da escova de dentes e creme dental/dentífrico natural, era habitual enrolar-se uma folha de sálvia no dedo indicador e assim se massageava os dentes e as gengivas. Desta forma, evitava-se o sangramento das gengivas, a placa bacteriana era removida, as bactérias bucais perniciosas eram mortas, as gengivas eram reforçadas e o hálito melhorado consideravelmente.

Hoje, na era da pasta de dentes, ela é beneficiada se um dos ingredientes for a sálvia por trazer benefícios para a boca. Mesmo para quem tenha próteses dentárias.

 

"Como é possível morrer alguém que tenha na sua horta a sálvia?"

Esta expressão usada a partir do século XIII (13) era ensinada numa das mais antigas faculdades de medicina da Europa,na cidade italiana de Salerno e deve inspirar toda gente a reservar um lugar na sua horta ou jardim.

O nome salvia indica as suas capacidades impressionantes: O nome botânico é Salvia officinalis, onde a palavra salvia vem da palavra latina "Salvare" e  significa "Curar", enquanto "officinalis" indica ser uma planta medicinal eficaz.

 

Parte utilizada: folhas, flores, óleo essencial. 

Cuidados: Não deve ser usado por gestantes, pois estimula as contracções uterinas. Não usar nos casos de insuficiência renal, durante a menstruação ou amamentação. Não usar em grande quantidade nem por longo período de tempo, digamos não mais de 3-4 semanas. 

 

Efeitos secundários: Pode causar súbita elevação da pressão arterial. Pode causar eventualmente irritações na pele.

 

O conteúdo de óleos essenciais da sálvia é mais elevado quando você colher as folhas depois de um dia ensolarado, de preferência na parte da tarde. Para evitar que o aroma desvaneça,  processar as folhas o mais rapidamente possível. Para preservar a sálvia, colocar as folhas e o ramo em uma garrafa e cubra-os na totalidade com azeite (de oliva biológica). Se você adicionar dentes de alho, o paladar torna-se ainda mais aromático. Armazenar a garrafa por várias semanas preferencialmente em um lugar ensolarado e quente. Como alternativa, você também pode armazenar a sálvia seca, mas será menos aromática.

 

Modo de usar: decocção, banho, infusão, tintura. 
Uso interno: 
. infusão 1 a 1,5 g de folhas em xícaras/chávenas de água em ebulição. Beber após as refeições. 
. Pó: 1 a 4 g três vezes ao dia ou por infusão. 
. Tintura: 40 a 50 gotas, 2 horas antes de dormir ou a cada 8 horas. 
. Óleo essencial: 2 a 4 gotas, 3 vezes ao dia, em solução alcoólica. 
. Extrato fluido em álcool 45%: 1 colher de café antes de dormir. 


Uso externo: 
. infusão 15 a 30 g de folhas em 1 litro de água a ferver. Banhos, enxague ou gargarejos, 3 a 4 vezes ao dia. 
. extrato glicólico de 5 a 10 %: desodorante antiperspirante. 

 

O banho de sálvia também é um óptimo relaxante e, na falta da sálvia em folhas, você poderá usar algumas poucas gotas de óleo essencial de sálvia para este fim.

Há ainda quem use os defumadores de sálvia por serem excelentes para a limpeza energética dos ambientes e para a melhoria do seu estado de ânimo. Para isso, queime um galho seco de sálvia, com suas folhas, e passeie com ele pela casa. Se diz que os maus espíritos se afastam da casa que usa sálvia como defumador. Aliás, o seu aroma é delicioso.
Aqui neste caso e em especial a França tem muito o hábito de usar sálvia para fazer a limpeza de ambientes. Entre as várias espécies de sálvia há umas mais indicadas que outras para o defumador.

 

Temas relacionados:

Alimentos e chás que facilitam a digestão

Receitas Dr. Max Gerson

Manter a saúde: 11 Ervas e Especiarias

27 antibióticos naturais

A planta Ashwagandha: Para que serve e seus benefícios

Depressão: Limonada de açafrão, efeito melhor do que os antidepressivos

Cravo-da-índia: 11 benefícios

A canela da Índia

Penicilina-vegetal, Terramicina, Doril. Já conhece?

MTC: O pilriteiro / crataegus

O chá verde açoriano combate a demência

Chá verde: Reduz problemas cognitivos e físicos

A tília

Conhece todos os benefícios da maçã?

O chá de poejo

Planta alteia, segundo conceitos ocidentais e orientais

Salada com dente-de-leão (Receita)

A valeriana

Penicilina-vegetal, Terramicina, Doril. Já conhece?

O tomilho

Tamarindo

Diabetes: Plantas e fruta superam a Metmorfina

Como equilibrar as flutuações hormonais e alterações de humor

Já conhece esta planta nigela?

Alfavaca

Mulher: Conhece esta planta medicinal, a Dang Gui?

Planta medicinal: Rhodiola, já conhece?

Cava-cava: Conhece este chá?

Ma(r)cela-do-campo

A malva

Jaborandi

Penicilina-vegetal, Terramicina, Doril. Já conhece?

Hortelã-pimenta

Já conhece a planta Guaco ?

O eucalipto

Alecrim e gengibre: Beneficiam o coração e equilibra o colesterol

O alecrim

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

Estudo: Gengibre natural é 10.000 vezes mais eficaz no combate ao cancro que a quimioterapia

Erva-doce

 - Erva-cidreira

Cascara-sagrada

Semente psílio: 10 benefícios

Erva-princípe/Capim-limão

A carqueja

A planta medicinal Unha-de-gato: 16 benefícios

Garra-do-diabo: Conhece esta planta e seus benefícios? (Vídeo)

O Cardo Mariano

Os coentros: 18 benefícios para a sua saúde

Boldo-do-chile

Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas

Aloe: Planta benéfica para milhões de utilizadores e temida pelas farmacêuticas

O Pau D´Arco

Dente-de-leão: Extracto mata células cancerígenas da leucemia, da próstata e melanomas resistentes à quimio

Chá de Hibisco: Mantém saudáveis os níveis de colesterol e hipertensão

A calêndula

A arnica e seus benefícios

O aloé

27 antibióticos naturais

Alfazema

O alho e o colesterol

O alecrim

O alcaçuz: Conhece esta planta medicinal?

O agrião

Aloe: Planta benéfica para milhões de utilizadores e temida pelas farmacêuticas

Plantas medicinais e fitoterápicos: substituem as drogas farmacêuticas

Cravo-da-índia: 11 benefícios

A canela da Índia

O loureiro e a sua folha de louro

Cavalinha: Planta antiga multi-versátil; Benefícios

Chá: Folhas de amoreira e seus benefícios

A urtiga tem muitos antioxidantes entre outros benefícios

 - Dente-de-leão: Extracto mata células cancerígenas da leucemia, da próstata e melanomas resistentes à quimio

Propriedades terapeuticas das folhas de murta

Salsa: 15 benefícios

Propriedades medicinais nas folhas das urtigas

Planta medicinal: A dedaleira

Alecrim: 10 benefícios para a saúde

Erva de S. João/Hipericão/Hypericum perforatum, esta planta incomoda também as farmacêuticas

 

Fontes:

Naturopatia
Mundo Boa Forma
Pravda-TV

Zentrum der Gesundheit

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !





A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens




Sondagem

Confia na ciência-médica?
 
pollcode.com free polls


Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT