BIO!

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



 

Um estudo que analisou ao longo de 20 anos os registos nacionais de anomalias congénitas em 19 países, entre os quais Portugal, concluiu que não existiu uma diminuição da prevalência de casos, apesar de existirem medidas preventivas.

O estudo, coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, analisou os dados relativos a 12,5 milhões de nascimentos entre 1991 e 2011, tendo concluído que, durante este período, não se verificou uma diminuição na prevalência de defeitos do tubo neural, como a espinha bífida e a anencefalia.

“Apesar das recomendações que são feitas nos países europeus para que as mulheres tomem ácido fólico antes ou imediatamente após a conceção, este estudo não identificou um efeito preventivo dessas medidas”, refere o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA). 

Os autores do estudo defendem a fortificação dos alimentos com ácido fólico como uma medida a adotar, à semelhança de outros países como EUA.

Os defeitos do tubo neural - grupo de anomalias congénitas constituído por anencefalia, espinha bífida e encefalocelo - têm uma frequência inferior a um caso por cada 2.000 nascimentos em Portugal.

Segundo o INSA, esta frequência pode ser reduzida através de medidas de prevenção primária, como seja a toma suplementar de ácido fólico antes da gravidez.

“A evidência científica tem demonstrado que o consumo de pelo menos 0,4 mg de ácido fólico, se iniciado antes da gravidez e durante o 1º trimestre, previne cerca de 70% dos defeitos do tubo neural”, salienta.

As anomalias congénitas tornaram-se nas últimas décadas uma das principais causas de mortalidade e morbilidade no período infantil constituindo por isso um importante problema de saúde pública.

Ou seja, nem o ácido fólico convencional e nem as medidas de prevenção convencionais conseguiram inverter as doenças congénitas nos bebés.

Fontes:

sapo

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !




3 comentários

De ad aeternum a 03.04.2016 às 09:16

prevencao?....so se for para rir......prevencao em portugal e coisa que nao existe pah...........o povinho tuga e o culpado por se deixar enganar tao facilmente pelos novos sacerdotes das farmaceuticas os medicos enganam meio mundo com as suas tretas de que vao prevenir com os acidos folicos da treta e ferro da treta mais as ecografias da treta e as mulheres prenhes caem na treta dos novos sacerdotes de bata branca ao servico das farmaceuticas.............pais da treta para gente da treta.................prencao ridicula e os resultados falam por si.............mas que se pode esperar de um pais crente nestes novos sacerdotes?

De Paula a 03.04.2016 às 10:24

Nem vai diminuir com as medidas ridículas que andam a pregar às grávidas. O ácido fólico, ecografias e ferro nunca preveniu fosse o que fosse mas como os srs. doutores dizem as grávidas acreditam em qualquer peta.

De Isabel Litos a 03.04.2016 às 19:24

Se o Instituto Ricardo Jorge chama aquilo prevenção então estamos conversados. Mas desde quando se faz em Portugal prevenção? O lema nos consultórios é prescrever muitos fármacos e a saúde dos doentes manter-se dependente dessas drogas e seus efeitos colaterais. Há lá melhor negócio chorudo do que esse, nem o das armas ou prostituição se comparam.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Publicidade: Desintoxicar


Mais sobre mim

foto do autor




Mensagens






Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."


Atenção: Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!

As informações contidas neste blogue não substitui de forma alguma a consulta de um profissional de saúde de sua confiança. Consulte sempre o seu profissional de saúde sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e bem-estar, bem como os seus tratamentos e outros. Embora sejam tomados cuidados para as informações contidas neste blogue estejam correctas, algumas informações nos artigos deste blogue podem conter erros dos mais variados aspectos, pelo qual este blogue não se responsabiliza de nenhuma forma. Somente uma visita física ao seu técnico de saúde lhe pode fornecer as informações e cuidados que melhor se adequam a si/vc. As informações contidas neste blogue não se destinam a serem usadas como um substituto ou aconselhamento profissional. Quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha sobre sua saúde devem ser discutidas com seu técnico de saúde. Por favor, note que a informação sobre a saúde está a mudar constantemente. Portanto, algumas informações podem estar desactualizadas. Os comentários publicados são da responsabilidade dos seus autores e dos leitores que dele fizerem uso. Os comentários não reflectem a opinião do blogue. Ao visitar este blogue você concorda com estes termos.

BPT


Partida de uma anjinha

Com saudade lembrando que ela fazia parte de EQUIPA. Paz a sua alma e espirito.