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Benefícios da melancia para a saúde são variados e surpreendentes. Além disso, a melancia é uma fruta deliciosa que pertence à família Cucurbitaceae.

Imagem:cidadeverde.

 

A melancia é uma fruta muito saudável, tem um alto teor de água e também oferece muitos outros nutrientes importantes, incluindo o licopeno, tem minerais como potássio, ferro, magnésio, zinco, cálcio e vitamina C, e anti-oxidantes e fibras dietéticas.

Essa fruta aquosa, que nos ajuda a matar a sede, também tem grandes benefícios para a circulação, melhorando consideravelmente os problemas de inchaço nas mãos e nos pés.

Porém, esse é apenas um de seus benefícios, a melancia também contém 90% de água, o que a torna um diurético natural, ajudando a limpar o corpo. É ideal para quem sofre de problemas renais ou apresenta problemas urinários.

Além dessa grande quantidade de água que nos oferece, o resto de sua composição apresenta uma alta porcentagem/percentagem de fibras, que são úteis para melhorar a limpeza do intestino, colaborando na eliminação de resíduos tóxicos.

 

Ideal para fazer dietas

Apesar de seu sabor doce e o alto índice de hidratação que nos oferece, a melancia nos sacia sem acrescentar calorias em excesso ao organismo.

Isso faz com que ela esteja incluída em muitas das dietas propostas para emagrecimento, e inclusive dietas saudáveis para resolver algumas doenças que já citaremos.

Apesar de seu sabor doce, como já dissemos a melancia não é calórica (20 calorias a cada 100 gramas), e contém muitas vitaminas e minerais, dentre os quais se destaca o potássio em grande porcentagem/percentagem.

Esse último elemento faz com que a melancia seja ideal para um café da manhã/pequeno-almoço ou um lanche/merenda da tarde, diminuindo a oferta calórica em dietas e favorecendo a perda de peso.

 

Grandes princípios activos
A melancia é composta por licopeno, um potente antioxidante, o mesmo presente no tomate e em diversas outras frutas e verduras, que é muito benéfico para o organismo, ajudando a levantar o sistema imunológico frente a problemas cancerígenos, asmáticos, osteoporóticos e artríticos.

 

Além disso, a casca da melancia, sobretudo sua parte branca, possui citrulina, que nada mais é que um princípio activo com efeitos que potencializam a virilidade.

A citrulina, uma vez presente no organismo se transforma em arginina, um aminoácido que favorece o sistema circulatório ao aumentar a elasticidade das paredes e artérias.

O consumo diário de melancia oferece um efeito cardíaco saudável ao nosso organismo. Mas é conveniente consumi-la bastante tempo depois das refeições e das horas de descanso, para que seja mais digestiva.

Ao misturar com outros alimentos certas quantidades de frutas aquosas, dificultamos a digestão e o descanso, assim, o melhor a fazer é consumi-la entre as refeições ou preferencialmente uns 30 min. antes da refeição ou então aprox. 2 h depois da refeição.

 

Benefícios da melancia para a saúde:

Coração: Sua composição a base de L-citrulina ajuda a relaxar os vasos capilares, e não é só isso, a melancia metaboliza arginina, o que é positivo para o coração e para a baixar a hipertensão, ajudando a prevenir de doenças cardíacas.

Depurativo: Seu alto conteúdo em fibras é ideal para eliminar elementos tóxicos de nosso organismo e para limpar nosso intestino.

Tracto Urinário: Devido ao seu elevado teor de água, a melancia é uma boa escolha para a limpeza dos rins e da bexiga. A melancia também é rica em potássio, que reduz o ácido úrico no sangue e ajudar a remover as toxinas a partir dos rins.

Digestão: A melancia contém muita água e uma quantidade de fibras, ambas importantes para uma digestão saudável, sobretudo em dias de calor.

Vida Sexual: A melancia, graças ao composto L-citrulina, ajuda a promover a circulação do sangue em todas as partes do corpo, relaxa os vasos sanguíneos e pode ajudar na disfunção eréctil.

Perda De Peso: A melancia é baixa em gordura e calorias, mas rica em nutrientes e anti-oxidantes que auxiliam na perda de peso.

Pressão Alta: A melancia é rica em citrulina. Por sua vez, tanto a citrulina quanto a arginina ajudam na produção de óxido nítrico, que é um vasodilatador, o que significa que ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos.

Saúde Ocular: A melancia é também uma fonte de beta-caroteno, que em/no nosso organismo é transformado em vitamina A, ajudando assim na saúde dos olhos.

Diabetes: Pacientes diabéticos podem consumir melancia, uma vez que contém uma quantidade muito mínima de açúcar e fornece com muitos nutrientes e água. A arginina é uma substância presente na melancia, que melhora a taxa de insulina no corpo, reduzindo assim os problemas diabéticos. além disso, os Minerais como potássio e magnésio mostrou-se ser vantajoso para o funcionamento adequado de insulina no corpo.

Cabelo: Devido aos níveis de ferro, magnésio e cobre, a melancia ajuda na saúde do cabelo.

+ Prisão de Ventre: Consumir melancia é muito benéfico para o nosso estômago e mantém nosso sistema digestivo saudável. A presença de água e fibras dietéticas ajuda na regulação de movimentos intestinais adequados.

+ Células cancerosas/cancerígenas: O licopeno é um carotenoide, um pigmento naturalmente vermelho que dá cor ao tomate e a outros frutos e vegetais vermelhos, amarelos e alaranjados como a melancia, goiaba, mamão, uva, goji, cenoura, entre outros. Foi nesta última década que estudos passaram a apontar o licopeno como um protector potencial contra certos tipos de câncer/cancro e doenças cardio-vasculares.

 

Nota bene:

Prefira sempre fruta biológica, só assim tem a garantia de a fruta conter os ingredientes mais saudáveis para o seu organismo e por conseguinte sua saúde. 

A melancia é uma das frutas ideais no tempo do calor como o Verão.

 

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Fontes:

Naturopatia

Cura pela Fruta

Cura Natural

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates - Pai da Medicina

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