Publicidade: Conhece o LIV 52 para o figado?

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Meditação transcendental relaxa, blinda a saúde e deixa cérebro afiado
A técnica que aquieta a mente afasta de perto males como estresse e depressão

Foto:playo

 

Meditação Transcendental
A Meditação Transcendental, ou MT, é uma técnica muito simples, natural e profunda que não exige qualquer esforço, concentração ou controle da mente, além de ser muito agradável de se praticar e não envolver crenças, dogmas ou alteração do estilo de vida.

Durante sua prática, o corpo e a mente atingem um estado de repouso profundo que propicia as condições ideais para o nosso corpo se regenerar, eliminando tensões e estresses profundamente enraizados e desenvolvendo o potencial mental.

Por agir directamente em nosso sistema nervoso, a Meditação Transcendental é muito eficaz na redução de problemas como: Depressão, Ansiedade, Insónia e Síndrome do Pânico, além de reduzir risco de AVC, Hipertensão e Infarto/Enfarte. Estes e muitos outros benefícios estão comprovados por mais de 600 estudos científicos publicados em mais de 150 revistas especializadas, realizados por  250 universidades e instituições.

 

Ela, a MT, não é uma religião, filosofia ou estilo de vida. A meditação transcendental é um método de auto-desenvolvimento que é capaz de aquietar a mente, mas também melhorar a tomada de decisões, a criatividade e afastar o estresse, a depressão e até doenças cardiovasculares. O objectivo desta meditação é fazer a mente transcender, ou seja, atingir o repouso profundo, diminuindo a quantidade de pensamento. Diferente dos outros métodos de meditação conhecidos, a transcendental não exige concentração, direccionamento, nem esforço. "É uma técnica natural que funciona com as tendências normais do corpo humano", explica o professor Jacinto Osawa, da Sociedade Internacional de Meditação.

 

Trazida para o mundo ocidental em 1958 pelo guru indiano Maharishi Mahesh Iôgui, a técnica utiliza mantras, conjuntos de sons e ultra-sons, que actuam no corpo de quem o vocaliza, trazendo benefício a curto e longo prazo. "Temos um conjunto de mantras armazenados. Eles são ensinados individualmente para a pessoa, que não precisa estar necessariamente em um ambiente específico para entrar em estado de meditação. Basta apenas que se esteja sentado confortavelmente em uma cadeira", diz o professor Jacinto.

 

Mais de 600 estudos, feitos por importantes universidades dos Estados Unidos e da Europa, já foram divulgados atestando os benefícios da meditação transcendental para o corpo e para a mente. "A comunidade médica teve seus olhos voltados para a meditação transcendental a partir da década de 70. Desde então, há cada vez mais pesquisas, que mostram resultados positivos", conta Elisa Haruma Kozasa, pesquisadora do departamento de psico-biologia da Unifesp.

A meditação pode auxiliar alguém a ter uma vida mais saudável porque, por meio dela, a pessoa tende a levar uma vida mais tranquila, o que contribui para o aumento da qualidade e expectativa de vida. É por meio desse tipo de meditação que a mente é conduzida para o estado de repouso profundo e assim, o corpo identifica onde estão localizados os problemas e direcciona automaticamente todas as energias para lá. "O segredo da meditação está em possibilitar a mudança de foco, ou seja, a pessoa deixa de pensar nos problemas e foca somente no mantra, no momento presente. Com isso, o corpo produz uma resposta de relaxamento, com a libertação de hormônios/hormonas, como a endorfina, os batimentos cardíacos ficam reduzidos e a respiração fica mais lenta", explica Elisa.

 

A pesquisadora conta ainda que, somente através da meditação, é possível ficar relaxado e, ao mesmo tempo, em estado de alerta. "Quando você medita, entra em um estágio diferente de consciência, que está entre a vigília física e o estado de sono, e essa tranquilidade atingida nesse estágio diferente faz muito bem para a saúde mental e corporal".

Grande parte dos benefícios são imediatos e melhoram com o passar do tempo. Entre os mais significativos estão:

- O fortalecimento da comunicação do córtex pré-frontal do cérebro, o que permite desenvolver o funcionamento total do cérebro. O praticante de meditação transcendental tende a ter um pensamento prático mais forte e coordenar a tomada de decisões, graças ao aumento nas funções executivas;

- A abertura da percepção a um campo de criatividade e inteligência, localizada nas profundezas da mente;

- A redução da activação do sistema nervoso simpático, que por sua vez dilata os vasos sanguíneos e reduz os hormônios/hormonas do estresse;

 

Entretanto existem:
+ de 600 estudos sobre a MT

+ 7 milhões de praticantes de MT

+ 105 países onde se pratica a Meditação Transcendental

 

A prática regular da Meditação Transcendental proporciona uma regulação e harmonização do sistema nervoso, assim, você terá vários benefícios como:

– Menos estresse
– Menos ansiedade
– Mais saúde
– Mais criatividade
– Melhores relações

 

- A melhora da saúde cardiovascular;

- O combate à depressão, na medida em que estimula o bem-estar físico e mental;

- A ajuda na libertação de vícios como o tabaco, o álcool e outras drogas;

- Reduz a ansiedade e os níveis de colesterol ruim, além de combater a insónia e a síndrome metabólica.

 

Vários motivos para praticar MT:

 

1. Melhor funcionamento cerebral

“A técnica da MT, de forma simples e natural, permite à mente aquietar-se para experimentar um estado de coerência e calma interiores. Neste momento, os hemisférios esquerdo e direito, e as partes frontal e posterior do cérebro trabalham em harmonia entre si. Esta coerência das ondas cerebrais tem sido correlacionada com melhorias na memória e habilidades em resolver problemas e tomar decisões. Esta mudança no funcionamento cerebral afecta o resto da fisiologia, reduz a pressão arterial alta, fortalece o coração e melhora o estado geral da saúde.” 

Gary Kaplan, Médico e Ph.D. Neurologista, Escola de Medicina Universidade de Nova Iorque

 

2. Melhora a Saúde

“A técnica da Meditação Transcendental tem demonstrado ser o programa de saúde e bem-estar mais eficaz que existe. Nada que conhecemos é tão eficaz a fim de promover boa saúde e reduzir a utilização de cuidados de saúde e custos médicos.” 

Kulreet Chaudry, Médica, neurologista e directora médica do Wellspring Neurology at Scripps  Memorial hospital, San Diego 

 

3. Melhor concentração

“A Meditação Transcendental promove quietude – e quando se está quieto é o único momento em que se pode pensar, o único momento em que se pode focar. Quando se tem distracções e ruídos na mente, a percepção não é apropriada e não se trabalha adequadamente. Percepção abrangente vem da quietude, foco vem da quietude, e a MT é a prática de tocar nesta quietude por alguns minutos duas vezes ao dia.” 

Russell Simmons, co-fundador do pioneiro selo hip-hop Def Jam, um dos fundadores do grupo musical Russel Simmons e criador da marca de roupas Phat Farm

 

4. Melhora a criatividade

“Nunca perdi uma meditação em 34 anos. Medito uma vez pela manhã e uma vez no final da tarde por aproximadamente 20 minutos cada vez. Então, me lanço nas actividades do meu dia. Percebo que cresce a alegria de ‘fazer’. A criatividade aumenta. A intuição aumenta. O prazer da vida cresce. E a negatividade se vai.” 

David Lynch, premiado cineasta, fotógrafo, pintor, e autor de Pescando o Peixe  Grande: Meditação, Consciência e Criatividade

 

5. Mais Equanimidade

“Pratico a técnica da Meditação Transcendental por mais de 30 anos. Ela me ajuda a elevar consistentemente meus níveis de desempenho. Me auxilia a lidar com os estresses e tensões da vida. E acredito claramente que a prática da MT me ajudou a manter a mente estável – ela me dá equanimidade não importa o que aconteça.” 

Ramani Ayer, presidente e CEO (executivo chefe) do The Hartford, que é um dos maiores serviços financeiros e companhia de seguros estadunidense

 

6. Mais Felicidade

“Sou mais feliz e mais criativa agora do que jamais pude imaginar. Só gostaria de ter começado a meditar anos antes, mas nunca me dei conta de que era algo que se podia ensinar! Que alegria foi aprender a MT – é uma técnica tão belamente fácil e natural.”

A arte de Mindy Weisel está exposta em museus e instituições de todo o mundo, incluindo os museus Smithsonian e Hirshhorn, National Museum of American Art,  Israel Museum, no Capitólio e  Baltimore Museum of Art.

 

7. Melhores Relacionamentos

“A prática regular da MT não apenas aquieta a mente, ela suaviza e nutre o coração. O resultado é maior apreciação pelos outros, mais harmonia, carinho e amor. Mães me dizem que seus filhos as lembram de meditar – eu acho que isso diz tudo.”

Nancy Lonsdorf, Médica, especialista treinada em saúde da mulher no Johns Hopkins

 

8. Paz

“Se a paz no mundo vier a ser realidade, então ela terá que começar a partir do indivíduo. Um mundo pacífico é feito de indivíduos pacíficos que estejam utilizando seu pleno potencial. A MT é um catalisador para a paz. Se mais pessoas praticassem a MT o mundo seria mais pacífico.”

Jerry Yellin esteve em combate no Pacífico na Segunda Guerra Mundial e foi agraciado com a Cruz de Distinção em Voo e a Medalha do Ar.

 

Convém saber:

1. Simples: A técnica da Meditação Transcendental é um processo mental simples e sem esforço, praticada por 15 a 20 minutos 2 vezes ao dia, sentando-se quieta e confortavelmente em uma cadeira com os olhos fechados.

 

2. Facilmente aprendida: A técnica da Meditação Transcendental é facilmente aprendida por qualquer pessoa e sua prática é agradável.

 

3. Benefícios imediatos : Os benefícios da técnica da Meditação Transcendental são imediatos e aumentam com o tempo. Os efeitos positivos da técnica – para a mente, corpo e relacionamentos – foram verificados por centenas de estudos conduzidos em escolas médicas e publicados em mais de 350 periódicos científicos arbitrados.

 

4. Sem necessidade de crença: A técnica da Meditação Transcendental não envolve crença. Na verdade, você pode ser completamente cético e a técnica ainda assim será plenamente eficaz.

 

5. Desenvolve o cérebro total: Pesquisa do cérebro mostra que a técnica da Meditação Transcendental desenvolve o cérebro total, aumentando a criatividade e a inteligência, e melhorando as habilidades de tomar decisões e resolver problemas.

 

6. Não é um estilo de vida: A técnica da Meditação Transcendental não é uma religião ou filosofia e não envolve mudança no estilo de vida.

 

7. Reduz o estresse e a pressão arterial alta: Pesquisa em escola médica financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde nos Estados Unidos mostra que a técnica da Meditação Transcendental é a prática mente-corpo mais eficaz para reduzir o estresse e as doenças relacionadas com o estresse, incluindo hipertensão, colesterol alto, derrame e aterosclerose.

 

8. Única: A técnica da Meditação Transcendental é diferente de qualquer outra forma de meditação ou auto-desenvolvimento – na prática e nos resultados. A técnica se distingue por ser natural, sem esforço e de profunda eficácia.

 

9. Instrução sistemática: A técnica da Meditação Transcendental é ensinada por professores certificados através de um curso sistemático de instrução personalizada e que inclui extenso acompanhamento e apoio, assegurando que todas as pessoas que aprendem adquiram os máximos resultados.

 

10. Organização sem fins lucrativos: A técnica da Meditação Transcendental é ensinada no Brasil pela Sociedade Internacional de Meditação, uma organização educacional sem fins lucrativos. A meta da organização é desenvolver o pleno potencial do indivíduo, minimizar o impacto do estresse, e oferecer progresso irrestrito e realizador a todas as áreas da sociedade.

 

Nota bene:

Existem várias técnicas de meditação, sobretudo no Oriente. A China possui várias e diversificadas e são eficazes, verificadas por mim in loco.

A técnica de MT não é nada barata e para se verem resultados concretos há que praticar diariamente, 2 vezes, uma vez em jejum e outra vez antes do jantar, cerca de 40 min / dia.

Esta técnica encontra-se ainda pouco divulgada em Portugal e nos países latinos de África. 

Quando praticada regularmente e em grupo, os níveis de criminalidade descem significativamente.

 

Temas relacionados:

Falun Dafa: Pratique e sua saúde melhora

O chá matcha e seus benefícios

Meditação: Benefícios e pequeno exercício

Insónia: Quem toma soníferos não sabe e seu médico não avisa

A capacidade de exercitar o cérebro e melhorar o desempenho cognitivo

SUS: Mais 10 terapias alternativas ao serviço da saúde

Praticamente todo o mundo ocidental necessita de tomar suplementos

Benefícios da terapia de música para os idosos

Qual adoece primeiro: o corpo ou a alma?

”Os segredos de saúde dos Hunzas”

 

Fontes:

Meditação-Transcendental

Meditação Transcendental oficial do Brasil

Minha Vida, Andressa Basilio

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Alimentos biológicos e com vitalidade = saúde !

Que o teu alimento seja o teu único medicamento! Hipócrates

Países latinos livres de vacinas, de rastos químicos e de pesticidas!

Paracelsus: "O que cura é o amor."


1 comentário

De Anónimo a 04.05.2018 às 21:17

Muito bom para o stress.

Comentar post



A farmácia é a natureza !


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sabedoria

"Aqueles que pensam que não têm tempo para cuidar de si e da sua alimentação, mais cedo ou mais tarde terão de encontrar tempo para a doença."

Ajude o seu sono


Mensagens


Mais sobre mim

foto do autor



Sondagem

Confia nas vacinas?
 
pollcode.com free polls





Sabedoria ancestral

Paracelsus: "O que cura é o amor."

Atenção

Este blogue, não visa substituir o seu técnico de saúde de sua confiança!


BPT


fb